Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O planejamento é importante porque contribui para o sucesso e dá a você algum parâmetro para as suas ações no futuro. Ao planejar você deixa de lado suas tarefas diárias e prazos, de modo que possa ampliar o foco mental e ver as possibilidades de forma mais ampla. Mais especificamente, o planejamento na maioria das vezes leva a melhorias na produtividade, na qualidade e nos resultados financeiros. Uma das etapas do planejamento estratégico é a análise externa, que é a análise de
I. pontos críticos relevantes da organização.
II situações e condições do ambiente interno da organização.
III. pontos fortes e pontos fracos significativos da empresa.
IV. planos estratégicos e operacionais da empresa.
V. ameaças e oportunidades do ambiente.
Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)
apenas a proposição I.
as proposições I, II, III, IV e V.
apenas as proposições II e IV.
apenas a proposição V.
apenas as proposições I, III e V.
Como as empresas não conseguem trabalhar na base do empirismo e da improvisação, a função planejamento é uma das mais importantes em qualquer organização porque cabe a ela
I. alocar os recursos necessários.
II. Identificar os meios para alcançar os objetivos.
III. Dirigir os esforços para um propósito comum.
IV. Desenvolver premissas sobre condições futuras.
V. Comparar o desempenho com os padrões.
Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)
apenas as proposições II e III.
apenas as proposições I e II.
apenas as proposições I, III e IV.
apenas as proposições I, II e III.
apenas as proposições I e IV.
Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:
suprimentos
fluxo de caixa.
propaganda
treinamento.
controle de qualidade.
Seja de que natureza for o trabalho a ser realizado, a análise administrativa deve seguir uma metodologia científica. Com base neste pressuposto, assinale a alternativa correta.
Diagnóstico situacional das causas, estudo da solução dos problemas e implementação de mudanças.
Diagnóstico situacional das causas, definição do método de levantamento e implementação de mudanças para teste de viabilidade.
Diagnóstico situacional das causas, estudo da viabilidade de implementação de mudanças e controle de resultados.
Diagnóstico situacional das causas, estudo da solução dos problemas, planejamento da solução dos problemas e crítica do planejamento.
Diagnóstico situacional das causas, estudo da solução dos problemas, implementação de mudanças e controle de resultados.
C.W.Roney indica que o planejamento organizacional tem dois tipos de objetivos que são:
o protetor e o afirmativo;
o absoluto e o relativo;
o direcionado e o protetor;
o afirmativo e o negativo;
o negativo e o direcionado.
De acordo com Samuel C. Certo, o planejamento consiste em seis etapas:
I - Desenvolver premissas sobre as quais cada alternativa se baseia;
II - Definir os objetivos organizacionais;
III - Colocar os planos em ação;
IV - Desenvolver planos para perseguir a alternativa escolhida;
V - Enumerar formas alternativas de atingir os objetivos
VI - Escolher a melhor alternativa para atingir os objetivos.
A alternativa que melhor mostra a seqüência do início ao fim das etapas descritas acima é:
I - VI - II - V - IV - III;
II - V - I - VI - IV - III;
I - V - VI - II - III - IV;
II - V - VI - IV - III - I;
I - VI - II - IV - III - V.
Ansoff em seu modelo de desenvolvimento estratégico de empresa estabelece que há dois tipos correlatos de estratégias: a estratégia de carteiras e a estratégia competitiva. A estratégia de carteiras possui quatro componentes: vetor de crescimento geográfico, vantagem competitiva, sinergia e flexibilidade estratégica. A representação a seguir se refere ao componente "vetor de crescimento geográfico".
A análise da representação permite concluir que o alcance e a direção dos negócios futuros da empresa na relação produto novo e missão corrente se dará por meio
Objetivos adequados são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Theodore Levitt sugeriu que uma organização deveria estabelecer três tipos de objetivos, que seriam os de curto prazo, prazo intermediário e longo prazo, e que deveriam ser atingidos, respectivamente, em:
seis meses / de seis meses a um ano / de um a dois anos;
seis meses / de seis meses a dois anos / de dois a três anos;
um ano ou menos / de um a três anos / de três a cinco anos;
um ano ou menos / de um a cinco anos / de cinco a sete anos;
Na elaboração do planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico apresenta determinados componentes que relacionam a empresa com variáveis controláveis e variáveis não-controláveis contidas no ambiente que a envolve. As variáveis não-controláveis se encontram no ambiente
A ferramenta gráfica de tomada de decisão usada normalmente para avaliar decisões que envolvem uma série de etapas é denominada:
diagrama de probabilidade;
fluxograma;
diagrama de Pareto;
histograma
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...