Questões sobre Planejamento

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O planejamento é importante porque contribui para o sucesso e dá a você algum parâmetro para as suas ações no futuro. Ao planejar você deixa de lado suas tarefas diárias e prazos, de modo que possa ampliar o foco mental e ver as possibilidades de forma mais ampla. Mais especificamente, o planejamento na maioria das vezes leva a melhorias na produtividade, na qualidade e nos resultados financeiros. Uma das etapas do planejamento estratégico é a análise externa, que é a análise de

I. pontos críticos relevantes da organização.

II situações e condições do ambiente interno da organização.

III. pontos fortes e pontos fracos significativos da empresa.

IV. planos estratégicos e operacionais da empresa.

V. ameaças e oportunidades do ambiente.

Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas a proposição I.

  • B.

    as proposições I, II, III, IV e V.

  • C.

    apenas as proposições II e IV.

  • D.

    apenas a proposição V.

  • E.

    apenas as proposições I, III e V.

Como as empresas não conseguem trabalhar na base do empirismo e da improvisação, a função planejamento é uma das mais importantes em qualquer organização porque cabe a ela

I. alocar os recursos necessários.

II. Identificar os meios para alcançar os objetivos.

III. Dirigir os esforços para um propósito comum.

IV. Desenvolver premissas sobre condições futuras.

V. Comparar o desempenho com os padrões.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas as proposições II e III.

  • B.

    apenas as proposições I e II.

  • C.

    apenas as proposições I, III e IV.

  • D.

    apenas as proposições I, II e III.

  • E.

    apenas as proposições I e IV.

Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:

  • A.

    suprimentos

  • B.

    fluxo de caixa.

  • C.

    propaganda

  • D.

    treinamento.

  • E.

    controle de qualidade.

Seja de que natureza for o trabalho a ser realizado, a análise administrativa deve seguir uma metodologia científica. Com base neste pressuposto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Diagnóstico situacional das causas, estudo da solução dos problemas e implementação de mudanças.

  • B.

    Diagnóstico situacional das causas, definição do método de levantamento e implementação de mudanças para teste de viabilidade.

  • C.

    Diagnóstico situacional das causas, estudo da viabilidade de implementação de mudanças e controle de resultados.

  • D.

    Diagnóstico situacional das causas, estudo da solução dos problemas, planejamento da solução dos problemas e crítica do planejamento.

  • E.

    Diagnóstico situacional das causas, estudo da solução dos problemas, implementação de mudanças e controle de resultados.

C.W.Roney indica que o planejamento organizacional tem dois tipos de objetivos que são:

  • A.

    o protetor e o afirmativo;

  • B.

    o absoluto e o relativo;

  • C.

    o direcionado e o protetor;

  • D.

    o afirmativo e o negativo;

  • E.

    o negativo e o direcionado.

De acordo com Samuel C. Certo, o planejamento consiste em seis etapas:

I - Desenvolver premissas sobre as quais cada alternativa se baseia;

II - Definir os objetivos organizacionais;

III - Colocar os planos em ação;

IV - Desenvolver planos para perseguir a alternativa escolhida;

V - Enumerar formas alternativas de atingir os objetivos

 VI - Escolher a melhor alternativa para atingir os objetivos.

A alternativa que melhor mostra a seqüência do início ao fim das etapas descritas acima é:

  • A.

    I - VI - II - V - IV - III;

  • B.

    II - V - I - VI - IV - III;

  • C.

    I - V - VI - II - III - IV;

  • D.

    II - V - VI - IV - III - I;

  • E.

    I - VI - II - IV - III - V.

Ansoff em seu modelo de desenvolvimento estratégico de empresa estabelece que há dois tipos correlatos de estratégias: a estratégia de carteiras e a estratégia competitiva. A estratégia de carteiras possui quatro componentes: vetor de crescimento geográfico, vantagem competitiva, sinergia e flexibilidade estratégica. A representação a seguir se refere ao componente "vetor de crescimento geográfico".

A análise da representação permite concluir que o alcance e a direção dos negócios futuros da empresa na relação produto novo e missão corrente se dará por meio

  • A. da penetração do mercado.
  • B. do desenvolvimento de produtos.
  • C. do desenvolvimento de mercados.
  • D. da diversificação de produtos e mercados.
  • E. do desenvolvimento de preços.

Objetivos adequados são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Theodore Levitt sugeriu que uma organização deveria estabelecer três tipos de objetivos, que seriam os de curto prazo, prazo intermediário e longo prazo, e que deveriam ser atingidos, respectivamente, em:

  • A.

    seis meses / de seis meses a um ano / de um a dois anos;

  • B.

    seis meses / de seis meses a dois anos / de dois a três anos;

  • C.

    um ano ou menos / de um a três anos / de três a cinco anos;

  • D.

    um ano ou menos / de um a cinco anos / de cinco a sete anos;

  • E. um ano ou menos / de um a cinco anos / de cinco a dez anos.

Na elaboração do planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico apresenta determinados componentes que relacionam a empresa com variáveis controláveis e variáveis não-controláveis contidas no ambiente que a envolve. As variáveis não-controláveis se encontram no ambiente

  • A. interno e no ambiente externo da organização.
  • B. externo da organização, indicando suas oportunidades de negócios e os riscos de investimentos.
  • C. interno da organização, indicando as oportunidades de novos negócios.
  • D. interno da organização, indicando seus pontos fortes e pontos fracos.
  • E. externo da organização, indicando as oportunidades, pontos fortes e os riscos de investimentos.

A ferramenta gráfica de tomada de decisão usada normalmente para avaliar decisões que envolvem uma série de etapas é denominada:

  • A.

    diagrama de probabilidade;

  • B.

    fluxograma;

  • C.

    diagrama de Pareto;

  • D.

    histograma

  • E. árvores de decisão.
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