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A função gerencial envolve o desenvolvimento de conhecimentos administrativos. Conhecer, desenvolver alternativas e responder a demandas, necessidades e apoios comunitário, público e de clientelas é um conhecimento administrativo vinculado à
liderança.
estratégia.
sistemas.
racionalidade.
processo decisório.
Administração - Planejamento - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Um dos mais importantes conceitos em PERT é o da folga, ou seja, a espera, o tempo livre ou disponível que existe para cada atividade na rede. Sobre os tipos de folgas em projetos, associe as colunas abaixo.
(FT) Folga Total ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na suadata-mais-cedo e termina na sua data-mais-cedo.
(FL) Folga Livre ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-cedo e termina na sua data-mais-tarde.
(FI) Folga Independente ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-tarde e termina na sua data-mais-cedo.
A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:
A experiência acumulada no mundo contemporâneo tem demonstrado que a eficácia da gerência depende, em grande parte, da capacidade do dirigente de desenvolver futuros alternativos para a sua organização, estabelecendo transações ambientais que levem ao alcance da missão organizacional. Essa é a capacidade de pensar de forma
operacional.
tática.
estratégica.
holística.
racional.
No contexto socioeconômico atual, um planejamento organizacional eficiente requer uma metodologia de análise organizacional adequada. A partir da década de 80, surgiram muitas metodologias ou modelos de análise estratégica. Entre eles destaca-se o modelo de análise da indústria e da concorrência de Michael Porter, também conhecido como o modelo das Cinco Forças. Assinale abaixo a alternativa correta em relação as cinco forças que influenciam a taxa de retorno sobre o investimento destacadas pelo modelo de Porter.
Potenciais entrantes; rivalidade entre os concorrentes existentes; produtos substitutos; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos compradores.
Novos entrantes; concorrentes potenciais; novos produtos; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos clientes
Concorrentes potenciais; novas tecnologias; novos fornecedores; novos clientes; produtos substitutos.
Potenciais entrantes; rivalidade entre os concorrentes existentes; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos clientes; poder de barganha dos intermediários
Novos participantes da indústria; intensidade da rivalidade entre os concorrentes; produtos substitutos; novas tecnologias; poder de barganha do comprador
O processo pelo qual a administração assegura que dispõe de quantidade e tipo de pessoal correto, no local correto e no momento correto, capazes de concluir com eficácia e eficiência as tarefas que ajudarão a organização a alcançar seus objetivos globais denomina-se
análise de cargos.
planejamento de recursos humanos.
especificação do cargo.
seleção de pessoas.
treinamento e capacitação
Planos que se aplicam à organização como um todo, estabelecendo seus objetivos globais e posicionando-a em termos do ambiente são
táticos
estratégicos.
operacionais.
entrantes.
concorrenciais.
O diagnóstico estratégico apresenta as variáveis pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. É correto afirmar que
oportunidades e ameaças são variáveis não controláveis por se encontrarem no ambiente externo.
oportunidades e ameaças são variáveis controláveis por se encontrarem no ambiente interno.
pontos fortes e pontos fracos são variáveis não controláveis por se encontrarem no ambiente interno.
pontos fortes e pontos fracos são variáveis controláveis por se encontrarem no ambiente externo.
oportunidades, ameaças, pontos fracos e pontos fortes não são variáveis controláveis por se encontrarem no ambiente externo.
O planejamento estratégico está voltado para o
O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que visa formular estratégias para melhorar a posição competitiva da organização em fase de ambientes instáveis e incertos. Ele exige, além de técnica, intuição, experiência e julgamento. Uma das etapas do planejamento estratégico é a identificação dos fatores-chave de sucesso. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Na etapa de identificação dos fatores-chave de sucesso, os responsáveis por cada ação são determinados. Os fatores-chave de sucesso devem levar em consideração os objetivos.
A identificação dos fatores-chave de sucesso faz parte da sensibilização, da conscientização da necessidade do planejamento estratégico.
Os fatores-chave de sucesso são determinados pelo meio ambiente no qual a organização está inserida e dizem respeito às características necessárias para a organização ter sucesso no ramo em que atua.
É nos fatores-chave de sucesso que a organização deve evitar dispender muitos esforços e recursos, pois eles já devem ser de domínio absoluto da organização.
Quando se faz a identificação dos fatores-chave de sucesso, tem-se a real situação da organização em termos sistêmicos.
O planejamento estratégico deve conduzir à ação e construir uma visão compartilhada baseada em valores. Assinale a alternativa que não corresponde à característica do planejamento estratégico.
É baseado na qualidade dos dados.
Requer uma abertura ao questionamento do status quo
É focalizado externamente e sensível ao ambiente externo
Deve ser realizado com regularidade nas organizações e freqüência mensal.
É um processo participativo no qual toda a organização divide sua propriedade.
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