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O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que visa formular estratégias para melhorar a posição competitiva da organização em fase de ambientes instáveis e incertos. Ele exige, além de técnica, intuição, experiência e julgamento. Uma das etapas do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Na etapa de diagnóstico estratégico, os responsáveis por cada ação são determinados, levando-se em consideração os objetivos do planejamento.
A etapa de diagnóstico estratégico confunde-se com a etapa de definição dos objetivos, pois ambas buscam a quantificação e determinação dos prazos para cada ação ligada ao cumprimento da missão.
Quando da realização do diagnóstico estratégico, deve-se fazer a conscientização das pessoas envolvidas e informar qual o papel de cada uma no processo.
A função da etapa de diagnóstico estratégico é avaliar a real situação da organização.
A avaliação da real situação da organização, na etapa de diagnóstico estratégico, deve abordar exclusivamente os aspectos internos da organização.
Escolha a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir:
................ refere-se à maneira pela qual uma organização pretende aplicar uma determinada estratégia, geralmente global e de longo prazo, criando um consenso em torno de uma determinada visão de futuro.
Flexibilização Organizacional
Programa de Qualidade Total
Benchmarking
Planejamento Estratégico
Aprendizagem Organizacional
O planejamento estratégico deve conduzir à ação e construir uma visão compartilhada baseada em valores. Ele trata de decisões e ações fundamentais, mas ele não tenta tomar decisões futuras. Isto quer dizer que:
com o passar do tempo, a organização deve estar lado a lado às mudanças, para tomar mas melhores decisões em um determinado momento da vida organizacional.
o planejamento estratégico, uma vez estabelecido, deve ser auto-gerenciável e autônomo. Deve-se evitar ingerências e novas decisões na implementação do projeto.
por ser um processo altamente disciplinado, o planejamento estratégico não permite desvios dos planos previamente estabelecidos.
o vai e vem de decisões aparentemente contraditórias, explica a necessidade de liderança e decisões do tipo top-down para a implementação do planejamento estratégico
o planejamento estratégico é incoveniente em pequenas organizações, pois o modelo de liderança autocrático deve prevalecer para condução das atividades.
Alguns aspectos ajudam o desenvolvimento de um projeto em uma organização. Alguns mecanismos podem ser empregados com o intuito de iniciar e dar continuidade ao projeto. Analise as alternativas e identifique qual delas representa instrumento adequado para se trabalhar as incertezas em um projeto.
Decisões centralizadas: todo processo decisório deve ser concentrado em poucas pessoas, inclusive para as ações táticas e operacionais.
Redesenho de atitudes: as atitudes dos atores no processo de criação de um projeto podem ser planejadas e devidamente adequadas à necessidade de obtenção de informações e ações.
Análise climática: serve para definir o ambiente interno da execução do projeto e o clima de envolvimento de todos os participantes.
Produtos distintos em cada fase: consiste na identificação clara e precisa dos resultados que deverão ser obtidos em cada instante importante do projeto e que permitam tomar decisões sobre o futuro do mesmo.
Informalidade no planejamento: o uso de relações informais e planejamento ajuda na criação de um espírito de equipe e na obtenção de informações mais rápidas e precisas.
Administração - Planejamento - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Hax e Majluf classificam em cinco categorias os fatores críticos para se avaliar o macroambiente de negócios. A alternativa correspondente a um exemplo de fatores sociais, é:
Taxação e intensidade competitiva.
Sazonalidade e apoio governamental.
Grau de sindicalização e proteção ao consumidor.
Exigência de substitutos e sensibilidade de preços.
Volatilidade das ações e rentabilidade da indústria.
Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:
suprimentos.
fluxo de caixa.
propaganda.
treinamento.
controle de qualidade.
Administração - Planejamento - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
I, IV, III, II
I, II, III, IV
II, IV, III, I
III, IV, I, II
III, IV, II, I
Em que período se pode afirmar que o Brasil iniciou sistematicamente a adoção e a concepção de um planejamento governamental?
no governo Juscelino Kubitschek, com seu Plano de Metas
no final do século XIX, com a criação do Plano de Recuperação Econômico-Financeira
a partir do advento do Estado Novo nos anos 30
a partir de 1890, com o Plano de Viação
durante a reforma do Estado no governo Fernando Henrique Cardoso
Considerando que os analistas organizacionais de uma empresa devem analisar os conceitos e os instrumentos e também implantar ações referentes ao planejamento e à gestão estratégica da organização, julgue os seguintes itens.
Define-se gestão estratégica como o conjunto de decisões e ações usadas para formular e implementar estratégias que proporcionem uma adequação competitivamente superior entre a organização e seu ambiente para que ela possa alcançar as metas organizacionais.
Administração - Planejamento - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em relação à Administração por Objetivos é correto afirmar que:
os gerentes se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados. Objetivos e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é consensual e participativa.
os gerentes se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados. Objetivos e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é conflituosa e não participativa.
os gerentes e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados. Objetivos, metas e resultados são negociados entre ambos. A formulação de objetivos é consensual e participativa.
os gerentes e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados. Objetivos, metas e resultados são negociados entre ambos. A formulação de objetivos é conflituosa e não participativa.
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