Questões sobre Planejamento

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O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que visa formular estratégias para melhorar a posição competitiva da organização em fase de ambientes instáveis e incertos. Ele exige, além de técnica, intuição, experiência e julgamento. Uma das etapas do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    Na etapa de diagnóstico estratégico, os responsáveis por cada ação são determinados, levando-se em consideração os objetivos do planejamento.

  • B.

    A etapa de diagnóstico estratégico confunde-se com a etapa de definição dos objetivos, pois ambas buscam a quantificação e determinação dos prazos para cada ação ligada ao cumprimento da missão.

  • C.

    Quando da realização do diagnóstico estratégico, deve-se fazer a conscientização das pessoas envolvidas e informar qual o papel de cada uma no processo.

  • D.

    A função da etapa de diagnóstico estratégico é avaliar a real situação da organização.

  • E.

    A avaliação da real situação da organização, na etapa de diagnóstico estratégico, deve abordar exclusivamente os aspectos internos da organização.

Escolha a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir:

“ ................ refere-se à maneira pela qual uma organização pretende aplicar uma determinada estratégia, geralmente global e de longo prazo, criando um consenso em torno de uma determinada visão de futuro.”

  • A.

    Flexibilização Organizacional

  • B.

    Programa de Qualidade Total

  • C.

    Benchmarking

  • D.

    Planejamento Estratégico

  • E.

    Aprendizagem Organizacional

O planejamento estratégico deve conduzir à ação e construir uma visão compartilhada baseada em valores. Ele trata de decisões e ações fundamentais, mas ele não tenta tomar decisões futuras. Isto quer dizer que:

  • A.

    com o passar do tempo, a organização deve estar lado a lado às mudanças, para tomar mas melhores decisões em um determinado momento da vida organizacional.

  • B.

    o planejamento estratégico, uma vez estabelecido, deve ser auto-gerenciável e autônomo. Deve-se evitar ingerências e novas decisões na implementação do projeto.

  • C.

    por ser um processo altamente disciplinado, o planejamento estratégico não permite desvios dos planos previamente estabelecidos.

  • D.

    o vai e vem de decisões aparentemente contraditórias, explica a necessidade de liderança e decisões do tipo top-down para a implementação do planejamento estratégico

  • E.

    o planejamento estratégico é incoveniente em pequenas organizações, pois o modelo de liderança autocrático deve prevalecer para condução das atividades.

Alguns aspectos ajudam o desenvolvimento de um projeto em uma organização. Alguns mecanismos podem ser empregados com o intuito de iniciar e dar continuidade ao projeto. Analise as alternativas e identifique qual delas representa instrumento adequado para se trabalhar as incertezas em um projeto.

  • A.

    Decisões centralizadas: todo processo decisório deve ser concentrado em poucas pessoas, inclusive para as ações táticas e operacionais.

  • B.

    Redesenho de atitudes: as atitudes dos atores no processo de criação de um projeto podem ser planejadas e devidamente adequadas à necessidade de obtenção de informações e ações.

  • C.

    Análise climática: serve para definir o ambiente interno da execução do projeto e o clima de envolvimento de todos os participantes.

  • D.

    Produtos distintos em cada fase: consiste na identificação clara e precisa dos resultados que deverão ser obtidos em cada instante importante do projeto e que permitam tomar decisões sobre o futuro do mesmo.

  • E.

    Informalidade no planejamento: o uso de relações informais e planejamento ajuda na criação de um espírito de equipe e na obtenção de informações mais rápidas e precisas.

Hax e Majluf classificam em cinco categorias os fatores críticos para se avaliar o macroambiente de negócios. A alternativa correspondente a um exemplo de fatores sociais, é:

  • A.

    Taxação e intensidade competitiva.

  • B.

    Sazonalidade e apoio governamental.

  • C.

    Grau de sindicalização e proteção ao consumidor.

  • D.

    Exigência de substitutos e sensibilidade de preços.

  • E.

    Volatilidade das ações e rentabilidade da indústria.

Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:

  • A.

    suprimentos.

  • B.

    fluxo de caixa.

  • C.

    propaganda.

  • D.

    treinamento.

  • E.

    controle de qualidade.

  • A.

    I, IV, III, II

  • B.

    I, II, III, IV

  • C.

    II, IV, III, I

  • D.

    III, IV, I, II

  • E.

    III, IV, II, I

Em que período se pode afirmar que o Brasil iniciou sistematicamente a adoção e a concepção de um planejamento governamental?

  • A.

    no governo Juscelino Kubitschek, com seu Plano de Metas

  • B.

    no final do século XIX, com a criação do Plano de Recuperação Econômico-Financeira

  • C.

    a partir do advento do Estado Novo nos anos 30

  • D.

    a partir de 1890, com o Plano de Viação

  • E.

    durante a reforma do Estado no governo Fernando Henrique Cardoso

Considerando que os analistas organizacionais de uma empresa devem analisar os conceitos e os instrumentos e também implantar ações referentes ao planejamento e à gestão estratégica da organização, julgue os seguintes itens.

Define-se gestão estratégica como o conjunto de decisões e ações usadas para formular e implementar estratégias que proporcionem uma adequação competitivamente superior entre a organização e seu ambiente para que ela possa alcançar as metas organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à Administração por Objetivos é correto afirmar que:

  • A.

    os gerentes se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados. Objetivos e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é consensual e participativa.

  • B.

    os gerentes se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados. Objetivos e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é conflituosa e não participativa.

  • C.

    os gerentes e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados. Objetivos, metas e resultados são negociados entre ambos. A formulação de objetivos é consensual e participativa.

  • D.

    os gerentes e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados. Objetivos, metas e resultados são negociados entre ambos. A formulação de objetivos é conflituosa e não participativa.

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