Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das estratégias de socialização, indique a opção incorreta.
A estratégia de socialização é coletiva quando os novos empregados participam juntos de experiências comuns de aprendizagem para produzir respostas padronizadas às situações.
A estratégia de socialização é formal quando os novos empregados são separados dos outros membros da organização enquanto aprendem seu papel.
A estratégia de socialização é seqüencial quando proporciona informações explícitas sobre a seqüência de atividades das quais os novatos irão participar na organização.
A estratégia de socialização é isolada quando os membros experientes da organização servem de modelo para os novatos.
A estratégia de socialização é variável quando produz o máximo de ansiedade e funciona como forte agente motivador de conformidade.
Dentre os métodos de previsão de vendas, aquele cuja técnica de previsão antecipa as futuras vendas, analisando as opiniões dos vendedores como grupo, é denominado método:
do júri;
Delphi
de análise de série temporal;
de estimativa da força de vendas;
da análise qualitativa de vendas.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de recursos humanos.
O planejamento de recursos humanos deve buscar a antecipação das necessidades futuras de pessoal, de forma a subsidiar o alcance das metas estratégicas traçadas para a organização.
Planejamento é o instrumento utilizado pelas organizações para gerenciar o futuro. Estudar o futuro, então, é um grande desafio para os administradores e várias técnicas são usadas para tal fim. A que diz respeito a associações entre o comportamento entre duas variáveis é conhecida como:
relações causais.
pesquisa de opiniões.
análise de séries temporais.
projeções derivadas.
método Delphi.
Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização e sua relação com o ambiente são os:
estratégicos.
operacionais.
táticos.
departamentais.
funcionais.
O planejamento estratégico de uma organização compreende, entre outros passos, a análise de oportunidades e ameaças geradas por seu ambiente. Informações produzidas pelo mercado são importantes para possibilitar à organização identificar nichos de atuação, tendências de comportamento e necessidades. Nessa direção, é correto afirmar que o estudo e a classificação dos clientes de acordo com a distribuição etária, sexo, tamanho da família, tempo de casamento, renda, profissão, escolaridade e religião correspondem ao enfoque:
geográfico.
demográfico.
psicossocial.
comportamental.
tecnológico.
As organizações existem para cumprir um papel no mundo contemporâneo. Produzem serviços, produtos, infra-estrutura. Diferentes stakeholders contribuem com as organizações com capital, trabalho, matéria-prima, infra-estrutura legal, compra de produtos e serviços, e são recompensados com o retorno do investimento, com a remuneração do trabalho, fonte de rendimento, taxas e impostos, preços, disponibilidade e qualidade dos produtos e serviços. Desta forma, a contribuição fornecida às organizações com infra-estrutura social, legal, econômica e material é feita pelo seguinte stakeholder:
empregados.
fornecedores.
clientes e usuários.
governo e sociedade.
acionistas e proprietários.
Correlacione a coluna A com a coluna B e escolha a opção correta.
A1-B7; A2-B1; A3-B4
A3-B6; A4-B3; A5-B2
A1-B5; A2-B7; A4-B4
A2-B3; A4-B4; A5-B6
A1-B3; A3-B2; A5-B4
Escolha a opção que define corretamente o significado de Estratégias no contexto de um plano estratégico.
As estratégias estabelecem metas a serem cumpridas para atingir os objetivos organizacionais. Estas devem ser escolhidas tendo clareza da análise do meio ambiente.
As estratégias delineiam as maneiras da organização alcançar seus objetivos. Estas devem ser escolhidas tendo clareza do negócio ou missão organizacional.
As estratégias definem o grau de diferenciação dos produtos ou serviços da organização. São escolhidas a partir da missão da organização.
As estratégias apontam os pontos fortes e fracos da organização a partir da análise da concorrência, do mercado e das ações governamentais.
As estratégias delineiam a participação desejada no mercado a partir da análise de oportunidades e ameaças advindas do ambiente interno da organização.
Uma ação - governamental ou empresarial - passa por um planejamento prévio. Assim, o planejamento representa a primeira função administrativa por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções. Analise as seguintes afirmações em relação ao planejamento de políticas públicas e assinale a alternativa correta:
O planejamento é um modelo teórico para a ação futura. Assim, ele é composto por objetivos e planos detalhados de como atingir seus objetivos da melhor maneira possível.
O planejamento de uma política pública não envolve maneiras de se lidar com a incerteza e com as mudanças, pois estas não são variáveis levadas em conta em um planejamento governamental.
O planejamento estratégico abrange toda a organização, sendo projetado para ações de curto prazo.
O planejamento operacional é projetado para o longo prazo e se preocupa com a eficiência na execução das atividades.
O planejamento é uma ação reativa em relação aos problemas da organização, pois as organizações só fazem qualquer tipo de planejamento quando se deparam com problemas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...