Questões sobre Planejamento

Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O crescimento de uma organização possui pilares no cumprimento da própria missão em busca do alcance da respectiva visão. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A. Empresas que possuem seus processos internos alinhados com a missão organizacional possuem excelentes independentes dos custos envolvidos.
  • B. A comunicação da missão e da visão para a diretoria é fundamental para o alcance dos objetivos, mas, por ser aspecto muito estratégico, as equipes internas não precisam ser comunicadas.
  • C. O alinhamento entre a missão e a visão é garantia de sucesso independentemente dos valores e dos processos internos aplicados.
  • D. O alinhamento entre as estratégias, a capacidade de aprendizado, os processos de trabalho, o capital humano, os objetivos financeiros e a missão organizacional é um sinal de que a empresa está no caminho certo de alcançar sua visão.
  • E. Apenas a diretoria precisa estar alinhada à missão e à visão da empresa, pois dela serão tomadas as decisões estratégicas da empresa.

Com relação às funções administrativas, especialmente o processo decisório e de planejamento, julgue os itens subsequentes.

No processo de planejamento, a construção de cenários, também conhecida como método Delfos, é uma técnica de prospecção do futuro que assume a forma de pesquisa de opinião, focalizada em um assunto específico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à função administrativa da organização, julgue os itens subsecutivos.

A teoria situacional explica que os modelos de organização se adaptam a diversas circunstâncias, ajustando suas estruturas a partir das variáveis ambiente, estratégia, fator humano e tecnologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento estratégico, existem competências organizacionais fundamentais para que as empresas obtenham sucesso. Acerca dessas competências essenciais, é correto afirmar que

  • A. são raras, mas podem ser facilmente imitadas por outras empresas.
  • B. são raras, geralmente de fácil imitação, e podem ser aplicadas a outros negócios.
  • C. agregam valor, são raras e geralmente não possuem substituição ou são imitadas.
  • D. agregam valor, são de fácil substituição e podem ser aplicadas em outros setores.
  • E. agregam valor, são raras, geralmente possuem imitação ou substituição e podem ser aplicadas em outros setores.

Michael Porter contribuiu de várias formas com a administração estratégica. Um de seus trabalhos mais significativos foi com relação às vantagens competitivas, ou seja, como as empresas decidem disputar o mercado com os respectivos concorrentes, de modo a obter resultados superiores. Sobre estratégias competitivas, assinale a alternativa correta.

  • A. As estratégias competitivas são a liderança em custo, a diversificação e o menor preço.
  • B. Na liderança em custo, o foco é o baixo custo em relação aos concorrentes, tornando-se, assim, uma vantagem competitiva.
  • C. A diversificação é usada para diferenciar os produtos/serviços.
  • D. A diversificação pode ser dividida em duas etapas, o controle dos fatores de custos e a reconfiguração da cadeia de valor.
  • E. A diferenciação pode ocorrer por meio do desenvolvimento financeiro, do desenvolvimento de habilidades e do desenvolvimento de estabilidade.

O posicionamento competitivo das empresas, dentro de um ramo de negócio, é influenciado pelas forças competitivas. Segundo Michael Porter, essas forças são

  • A. a entrada de novos competidores, as ameaças de produtos substitutos, o poder de negociação dos compradores e dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
  • B. a entrada de novos competidores, a alteração da legislação tributária, o poder de negociação dos compradores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
  • C. a entrada de novos competidores, as ameaças de produtos substitutos, o poder de negociação dos compradores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
  • D. as ameaças de produtos substitutos, o poder de negociação dos compradores e dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
  • E. a entrada de novos competidores, as ameaças de produtos substitutos e o poder de negociação dos compradores.

Entre as técnicas utilizadas para o planejamento estratégico, a matriz SWOT consegue identificar, de maneira eficiente, as variáveis internas e externas. Com base nisso, é correto afirmar que as informações sobre os fatores externos recebem o nome de

  • A. forças e oportunidades.
  • B. forças e fraquezas.
  • C. fraquezas e ameaças.
  • D. fraquezas e oportunidades.
  • E. ameaças e oportunidades.

Com relação aos conceitos relacionados às estratégias de crescimento, assinale a alternativa correta.

  • A. Penetração de mercado é quando se busca obter menor participação no mercado onde se atua com o mix de produtos/serviços já oferecidos pela empresa.
  • B. Estratégias de crescimento são divididas em intensivas, integrativas e financeiras.
  • C. Desenvolvimento de produto é quando se busca uma maior participação no mercado de atuação com novos produtos/serviços.
  • D. Diversificação é quando se busca entrar em novos mercados com a mesma linha de produtos/serviços.
  • E. Desenvolvimento financeiro é quando empresas que não possuem muitas oportunidades de negócios, porém possuem capital, associam-se a empresas que também possuem capital e novas oportunidades de negócio.

A respeito de aspectos relacionados ao planejamento organizacional, julgue os itens seguintes.

s planos funcionais ou administrativos definem as atividades, os recursos e as formas de controle necessários para a realização dos cursos de ação escolhidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Certa empresa fabrica vidros e procura aumentar o seu resultado, por meio da utilização de uma vantagem competitiva. Dessa forma, ampliou a própria capacidade produtiva, evitando um aumento proporcional do seu custo de produção. Assim, o aumento do número de vidros produzidos representou uma diminuição do custo médio por produto. Com base na situação hipotética citada, assinale a alternativa que apresenta o fator de custo da cadeia de valor utilizado por essa empresa.

  • A. Padrão de utilização de capacidade.
  • B. Licitações.
  • C. Políticas discricionárias.
  • D. Timing.
  • E. Economia de escala.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...