Questões sobre Planejamento

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Com base nos conceitos de aliança estratégica, assinale a alternativa correta.

  • A. A aliança estratégica resume-se à coordenação estratégica das atividades, não se preocupando com as atividades operacionais.
  • B. Para haver aliança estratégica, deve ocorrer, entre outras, atividades conjuntas de pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia.
  • C. Necessariamente deve haver participação acionária.
  • D. Alianças estratégicas sempre acabam em fusão das empresas participantes da aliança.
  • E. Apesar de toda a cooperação envolvida, uma das empresas necessariamente deve assumir os direitos de licenciamento sobre o objeto da aliança.

A empresa Resultados Ltda. utilizou o Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de gestão, necessitando materializar, de forma visual, seus objetivos, suas metas e ações. Precisa, também, distribuí-los em perspectivas, de maneira que fique evidente a toda a organização a relação de causa e efeito entre os objetivos e a participação de cada um para o alcance deles. Com base na situação hipotética apresentada, assinale a alternativa que demonstra a melhor maneira pela qual a empresa Resultados apresentará essas informações aos colaboradores dela.

  • A. Resumo estratégico.
  • B. Plano financeiro.
  • C. Plano de negócio.
  • D. Mapa estratégico.
  • E. Plano de alinhamento.

Acerca de estrutura e estratégia organizacional, julgue os itens seguintes.

A estratégia se relaciona com o comportamento organizacional no ambiente em que a organização opera.

  • C. Certo
  • E. Errado

Deming foi um grande difusor da gestão da qualidade no Japão e referência mundial no assunto. Ele foi o divulgador de um modelo de plano de ação conhecido como o “ciclo de Deming”. Atualmente, este ciclo está adaptado para um novo modelo de implantação da gestão da qualidade conhecido como PDCA.

Assinale a alternativa correta quanto aos passos deste ciclo.

  • A. Plan, Do, Check, Act.
  • B. Plan, Distribute, Check, Alternate.
  • C. Plot, Distribute, Create, Act.
  • D. Plot, Design, Create, Act.
  • E. Plan, Do, Create, Act.

Um dos focos da estratégia é a busca da satisfação d os stakeholders, entendidos como todas as partes interessadas no sucesso de uma organização. Sobre essa importante relação, assinale a alternativa correta.

  • A. Quando uma organização busca formar preços justos e competitivos, demonstra um foco estratégico nos clientes.
  • B. Os fornecedores não podem ser considerados no grupo dos stakeholders da organização, pois não interferem e não são afetados pelas ações estratégicas.
  • C. Os colaboradores internos não participam das atividades de gestão estratégica, pois esta é competência exclusiva da alta administração da organização.
  • D. O estudo do ambiente de operações da organização está relacionado aos concorrentes, não sendo, assim, contemplada a perspectiva da sociedade ou as questões de responsabilidade social.
  • E. Em organizações sem fins lucrativos, as atividades estratégicas são influenciadas somente pelas variáveis governamentais, uma vez que não existe a perspectiva da competitividade.

Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.

Uma das técnicas de prospecção do futuro utilizadas no planejamento organizacional é o método delfos, cujo foco é a previsão tecnológica e a identificação de tendências.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico define os objetivos, as metas, as estratégias, as decisões e as ações de uma organização. Antes do planejamento, deve-se realizar um diagnóstico da organização, estudando o seu ambiente externo e interno. Em relação ao estudo do ambiente externo utilizando a matriz SWOT, assinale a alternativa correta.

  • A. Ao analisar o ambiente externo na matriz SWOT, deve-se observar somente os pontos fortes da organização.
  • B. Na análise do ambiente externo na matriz SWOT, deve-se avaliar os pontos fortes e fracos da organização, que irão influir na competitividade da empresa no mercado.
  • C. O rápido crescimento do mercado, a abertura aos mercados estrangeiros e o surgimento de novas tecnologias podem ser aspectos ligados às oportunidades surgidas no ambiente externo.
  • D. investimento em inovação na empresa são aspectos do ambiente externo, que podem ser ameaças na matriz SWOT.
  • E. Os consumidores, os sindicatos e os fornecedores são stakeholders internos que não afetam as atividades de uma organização em relação ao seu ambiente externo.

De modo geral, a aliança estratégica é a união de duas ou mais empresas que possuem um objetivo comum entre si. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta um exemplo prático de aliança estratégica.

  • A. As empresas X e Y realizaram uma aliança estratégica, caracterizada por sempre envolver uma participação acionária entre as duas empresas.
  • B. A aliança estratégica entre as empresas X e Y, por ser um negócio privado, não sofrerá restrições governamentais por meio de leis e regulamentos.
  • C. Na análise da parceria estratégica entre as empresas X e Y, devem ser considerados todos os recursos materiais. Contudo, as empresas não devem considerar os recursos imateriais e intangíveis, bem como a sua capacidade de aprendizagem.
  • D. Na aliança estratégica entre as empresas X e Y, a participação acionária entre os parceiros não foi cogitada, uma vez que elas constituíam empresas multinacionais.
  • E. A formação de aliança estratégica entre as empresas X e Y poderá proporcionar bons resultados ao longo dos anos, uma vez que elas poderão obter vantagens competitivas significativas.

Sobre esses conceitos, assinale a alternativa correta.

  • A. Toda vantagem competitiva constitui uma competência essencial.
  • B. Um ativo físico da empresa é uma competência essencial.
  • C. Competência essencial é uma carteira de produtos.
  • D. Uma competência essencial pode ser uma fonte de vantagem competitiva.
  • E. As competências essenciais são o aprendizado individual de cada gestor da empresa.

Na visão de Idalberto Chiavenato (2006), o planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação, através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas como: porque a organização existe, o que ela faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um período de tempo. Trata-se de uma metodologia de planejamento gerencial

  • A. na qual o processo de definição de visão consiste na análise e revisão dos propósitos atuais da organização para identificar seus valores.
  • B. que contempla um diagnóstico institucional/estratégico cuja finalidade é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo.
  • C. que identifica, em primeiro lugar, a missão da organização, ou seja, as crenças, comportamentos e padrões que orientam a sua atuação.
  • D. que separa as variáveis internas, ou seja, os valores da organização, e as externas, consistentes nos cenários, sendo as primeiras controláveis e as segundas apenas gerenciáveis.
  • E. na qual a identificação da visão e dos valores da organização corresponde à fase inicial de análise interna e a identificação de cenários e definição da missão da organização constitui a fase final, dita externa.
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