Questões sobre Planejamento

Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Desenvolvimento Organizacional é um processo planejado, constituindo-se, fundamentalmente, em três fases:

  • A.

    Observação da Organização, Formulação de Hipóteses e Mudança

  • B.

    Verificação, Avaliação e Dimensão do Problema

  • C.

    Coleta de dados, Diagnóstico Organizacional e Ação de Intervenção

  • D.

    Desenvolvimento de Equipes, Reunião de Confrontação e Tratamento de Conflito

  • E.

    Objetivo da Mudança, Método da Mudança e Avaliação da Mudança

“Delegar significa atribuir a outrem, no todo ou em parte, a responsabilidade pelo planejamento, decisão ou execução de alguma coisa.” O processo de delegação abrange as seguintes etapas, EXCETO:

  • A.

    Definição de metas.

  • B.

    Delegação da permissão para agir.

  • C.

    Criação da obrigação de executar o que foi delegado de forma esperada.

  • D.

    Criação da obrigação de avaliar a execução.

  • E.

    Criação do relacionamento com fornecedores e clientes.

Alguns teóricos propõem a divisão do ambiente organizacional em categorias.

Considere as afirmações abaixo sobre as categorias que identificam os fatores que influenciam as mudanças que ocorrem nas organizações.

I - As condições econômicas referem-se ao comportamento humano e estudam como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e no consumo de bens e serviços.

II - As condições culturais referem-se à expectativa dos funcionários e dos consumidores e estão expressas na tecnologia aplicada ao processo produtivo.

III - As condições legais referem-se à legislação vigente no país, porém afetam as empresas que atuam no mercado local, já que as empresas exportadoras a ela não precisam obedecer.

IV - As condições demográficas referem-se à taxa de crescimento, raça, religião, distribuição geográfica, distribuição por sexo e idade da população, contribuindo para análise do mercado atual e previsão de seu mercado futuro.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

“Técnica utilizada no contexto do planejamento estratégico, por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra, buscando as melhores práticas da administração, como forma de identificar e ganhar vantagens competitivas.” Trata-se de:

  • A.

    Downsizing.

  • B.

    Benchmarking.

  • C.

    Empowerment.

  • D.

    SWOT.

  • E.

    Marketing.

O conhecimento do ambiente macroeconômico é importante para a empresa por uma questão, dentre outras, de competitividade e sobrevivência no mercado. O processo administrativo que, caracteristicamente, se utiliza desse conhecimento é a(o)

  • A.

    estruturação, porque, através dela, a empresa determinará as condições ambientais que afetarão a sua competitividade.

  • B.

    organização, porque sua reestruturação só ocorre quando há mudanças no cenário macroeconômico e isso não afeta a sua competitividade.

  • C.

    direção, porque ela estabelece as regras ambientais sob as quais a empresa fará a sua operação, independente da concorrência.

  • D.

    controle, porque se ele for eficiente não permitirá que as influências do macroambiente afetem a empresa e sua competitividade no mercado.

  • E.

    planejamento, porque é a partir dele que todas as demais fases contemplarão as mudanças que a empresa deverá adotar visando à competitividade no mercado.

Com relação ao planejamento operacional, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Dá-se muita ênfase à eficiência a qual esse planejamento está intimamente vinculado.

  • B.

    Fornece os cronogramas e as principais decisões a seu respeito e são inerentes a atividade de administrar de cada um dos chefes de unidades organizacionais.

  • C.

    Pode ser um planejamento anual, bienal, ou com horizonte de doze meses, com detalhamento semanal, mensal ou trimestral.

  • D.

    É efetuado pelos dirigentes de mais alto nível da empresa, isto é, diretores e seus assessores, pois, quase sempre, são os que possuem a visão sistêmica ou global da empresa e têm melhores condições para ficarem atentos ao que ocorre no ambiente externo.

  • E.

    Especifica, com previsão praticável, que recursos devem estar disponíveis para cada produto e serviço e fornece cronogramas mais ou menos precisos.

Um dos equívocos comuns é que o planejamento, instrumento fundamental da gestão organizacional, quando se mostra impreciso, é um desperdício do tempo do administrador.

PORQUE

O resultado final do planejamento é apenas um de seus propósitos, sendo esse processo de grande valor para a organização, mesmo que o resultado não seja atingido.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

A quebra da patente de um determinado medicamento gerou impactos na vantagem competitiva de uma empresa do setor farmacêutico que detinha exclusividade sobre a referida patente.

Considerando a perspectiva de VBR (Visão Baseada em Recursos), a mudança impactou a capacidade estratégica devido ao critério de

  • A.

    valor

  • B.

    raridade

  • C.

    imitabilidade

  • D.

    organização

  • E.

    sustentabilidade

Na construção da análise SWOT, é fundamental uma correta associação entre as influências do ambiente empresarial externo e interno.

É uma influência do ambiente empresarial interno a(o)

  • A.

    mudança de padrões de consumo

  • B.

    expansão da principal linha de produtos

  • C.

    aumento do nível geral de preços na economia

  • D.

    aumento da carga tributária

  • E.

    envelhecimento da população

Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

  • A. geográfica, com base na região.
  • B. demográfica, com base na classe social.
  • C. psicográfica, com base no estilo de vida.
  • D. comportamental, com base nos benefícios.
  • E. operacional, com base nos recursos dos clientes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...