Questões sobre Planejamento

Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma empresa decide adotar uma estratégia mercadológica baseada em pioneirismo, oferecendo produtos novos, descobrindo demandas e atraindo novos clientes. Tal escolha estratégica pode ser mais adequada se a(o)

  • A.

    cultura gerencial da empresa enfatizar o controle de custos.

  • B.

    habilidade mercadológica da empresa não for um ponto forte.

  • C.

    empresa produzir bens facilmente imitáveis pela concorrência.

  • D.

    empresa for uma fornecedora experiente de serviços customizados.

  • E.

    produto básico da empresa for padronizado (commodities).

A função Planejamento implica, predominantemente:

  • A.

    Na realização de atividades de divisão de trabalho.

  • B.

    No estabelecimento prévio de objetivos e metas a serem atingidos.

  • C.

    Na determinação dos níveis de autoridade.

  • D.

    Na departamentalização por processos.

  • E.

    Na realização de manutenção preventiva.

Quando as empresas se perguntam:

  Qual a razão de ser da empresa?

 Qual a natureza dos negócios?

O que elas esperam determinar?

  • A.

    Objetivos.

  • B.

    Meta.

  • C.

    Missão.

  • D.

    Visão.

  • E.

    Nenhuma das alternativas é verdadeira

Para o exercício do planejamento pode-se dizer que:

  • A.

    Objetivos e metas representam elementos indeterminados no planejamento.

  • B.

    Meta é a expressão quantificada e precisa dos objetivos.

  • C.

    O objetivo é a expressão quantificada e precisa das metas.

  • D.

    Metas e objetivos são sinônimos.

  • E.

    Todas as alternativas são verdadeiras.

No ato de planejar, deve-se ter ciência dos seguintes fenômenos:

 Fenômenos Controláveis são aqueles que ocorrem dentro da empresa;

 Fenômenos Semicontroláveis são aqueles que ocorrem no ambiente interno da empresa (clientes, concorrentes, fornecedores, etc...) e;

 Fenômenos Incontroláveis são aqueles que ocorrem no ambiente externo da empresa (demografia, físico natural, político legal, etc...).

Os Administradores, ao planejarem, devem levar em conta:

  • A.

    Apenas fenômenos controláveis pela empresa.

  • B.

    Apenas fenômenos incontroláveis pela empresa.

  • C.

    Apenas fenômenos semicontroláveis pela empresa.

  • D.

    Apenas fenômenos controláveis e semicontroláveis pela empresa;

  • E.

    Todos os fenômenos citados nas alternativas A, B e C.

Para um planejamento estratégico eficaz, fazem-se necessários planejamento, execução, verificação e atuação corretiva ou replanejamento; ou seja, constante avaliação dos ambientes ou cenários envolvidos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O planejamento constitui-se das seguintes etapas: definição de objetivos ou de resultados esperados, avaliação das alternativas e escolha de um curso específico de ação. Se bem definidos, os objetivos dispensam revisões.

  • B.

    O planejamento estratégico é formulado pelos departamentos e define a visão, a missão, os valores, o futuro da empresa, os objetivos de curto prazo e as formas de atuação no mercado.

  • C.

    A função de controle não envolve o feedback das áreas operacionais, pois estas só se limitam à execução das ações.

  • D.

    As diferenças básicas entre o planejamento operacional e o tático podem ser, respectivamente, prazo mais longo e amplitude mais abrangente; prazo mais curto e amplitude mais restrita.

  • E.

    Planejamento estratégico compreende planejamento mercadológico, financeiro, da produção, de recursos humanos e organizacional. E estes, por sua vez, são desenvolvidos em nível tático, antes de serem consolidados no plano estratégico.

Planejamento estratégico é um plano escrito cuja confecção é de extrema importância para o desempenho das empresas e embora demande certo tempo é necessária sua elaboração para uma melhor condução das atividades por parte dos administradores. Além do planejamento estratégico a segmentação de mercado e o posicionamento estratégico também são fatores considerados pelas empresas. Sobre essas questões, analise as afirmações abaixo:

1. O planejamento estratégico utiliza os objetivos, habilidades, recursos da organização e as oportunidades do mercado, ajustando esses elementos para potencializar o desempenho das organizações.

2. Em busca de uma conexão sinérgica com consumidores e para desenvolver um trabalho com o foco no cliente as empresas fragmentam o mercado. Esse processo divide-se em três etapas: segmentação de mercado, definição de mercado-alvo e posicionamento de mercado.

3. As empresas, que são líderes de mercado, precisam desenvolver uma série de ações para permanecerem na liderança. Porém, buscar a expansão da participação do mercado quando ele continua do mesmo tamanho é algo que não deve ser cogitado por essas empresas.

Está(ão) incorreta(s) apenas:

  • A.

    1 e 2

  • B.

    1 e 3

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    1

Dentre os tipos de planejamento tem-se o estratégico. Este visa:

  • A.

    Fornecer dados para a elaboração do planejamento operacional.

  • B.

    Traçar os rumos e direções a serem seguidas pela organização a longo prazo.

  • C.

    Definir as ações corretivas a serem realizadas.

  • D.

    Montar um plano de ação tático.

  • E.

    Realizar ações de curto prazo.

As organizações estabelecem diversos tipos de plano, dentre eles, os planos do tipo tático que

  • A.

    são estabelecidos pelos gestores do alto escalão.

  • B.

    são desenvolvidos para implementar partes específicas de um plano estratégico.

  • C.

    têm enfoque de curto prazo e um escopo limitado.

  • D.

    têm um horizonte de tempo amplo e dizem respeito a ações de negócios.

  • E.

    envolvem um grupo bastante pequeno de atividades.

Tratando do Planejamento Estratégico orientado a Resultados, ferramenta gerencial que possibilita o estabelecimento da trajetória a ser seguida pela organização, a Diretriz de Gestão para Resultado nº 001 define que as principais fases do processo de planejamento são:

  • A.

    Levantamento de informações, Metas preliminares, Objetivos principais e específicos, Execução, Avaliação de resultados.

  • B.

    Análise preliminar de escopo, Estrutura Operacional, Desenvolvimento, Coordenação e Análise de Resultados.

  • C.

    Informações preliminares, Avaliação de riscos, Metas principais e específicas, Coordenação e Controle.

  • D.

    Diagnóstico estratégico, Definição da Estratégia e Objetivos, Implementação da Estratégia, Monitoramento e Controle.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...