Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma empresa decide adotar uma estratégia mercadológica baseada em pioneirismo, oferecendo produtos novos, descobrindo demandas e atraindo novos clientes. Tal escolha estratégica pode ser mais adequada se a(o)
cultura gerencial da empresa enfatizar o controle de custos.
habilidade mercadológica da empresa não for um ponto forte.
empresa produzir bens facilmente imitáveis pela concorrência.
empresa for uma fornecedora experiente de serviços customizados.
produto básico da empresa for padronizado (commodities).
A função Planejamento implica, predominantemente:
Na realização de atividades de divisão de trabalho.
No estabelecimento prévio de objetivos e metas a serem atingidos.
Na determinação dos níveis de autoridade.
Na departamentalização por processos.
Na realização de manutenção preventiva.
Quando as empresas se perguntam:
Qual a razão de ser da empresa?
Qual a natureza dos negócios?
O que elas esperam determinar?
Objetivos.
Meta.
Missão.
Visão.
Nenhuma das alternativas é verdadeira
Para o exercício do planejamento pode-se dizer que:
Objetivos e metas representam elementos indeterminados no planejamento.
Meta é a expressão quantificada e precisa dos objetivos.
O objetivo é a expressão quantificada e precisa das metas.
Metas e objetivos são sinônimos.
Todas as alternativas são verdadeiras.
No ato de planejar, deve-se ter ciência dos seguintes fenômenos:
Fenômenos Controláveis são aqueles que ocorrem dentro da empresa;
Fenômenos Semicontroláveis são aqueles que ocorrem no ambiente interno da empresa (clientes, concorrentes, fornecedores, etc...) e;
Fenômenos Incontroláveis são aqueles que ocorrem no ambiente externo da empresa (demografia, físico natural, político legal, etc...).
Os Administradores, ao planejarem, devem levar em conta:
Apenas fenômenos controláveis pela empresa.
Apenas fenômenos incontroláveis pela empresa.
Apenas fenômenos semicontroláveis pela empresa.
Apenas fenômenos controláveis e semicontroláveis pela empresa;
Todos os fenômenos citados nas alternativas A, B e C.
Para um planejamento estratégico eficaz, fazem-se necessários planejamento, execução, verificação e atuação corretiva ou replanejamento; ou seja, constante avaliação dos ambientes ou cenários envolvidos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O planejamento constitui-se das seguintes etapas: definição de objetivos ou de resultados esperados, avaliação das alternativas e escolha de um curso específico de ação. Se bem definidos, os objetivos dispensam revisões.
O planejamento estratégico é formulado pelos departamentos e define a visão, a missão, os valores, o futuro da empresa, os objetivos de curto prazo e as formas de atuação no mercado.
A função de controle não envolve o feedback das áreas operacionais, pois estas só se limitam à execução das ações.
As diferenças básicas entre o planejamento operacional e o tático podem ser, respectivamente, prazo mais longo e amplitude mais abrangente; prazo mais curto e amplitude mais restrita.
Planejamento estratégico compreende planejamento mercadológico, financeiro, da produção, de recursos humanos e organizacional. E estes, por sua vez, são desenvolvidos em nível tático, antes de serem consolidados no plano estratégico.
Administração - Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Planejamento estratégico é um plano escrito cuja confecção é de extrema importância para o desempenho das empresas e embora demande certo tempo é necessária sua elaboração para uma melhor condução das atividades por parte dos administradores. Além do planejamento estratégico a segmentação de mercado e o posicionamento estratégico também são fatores considerados pelas empresas. Sobre essas questões, analise as afirmações abaixo:
1. O planejamento estratégico utiliza os objetivos, habilidades, recursos da organização e as oportunidades do mercado, ajustando esses elementos para potencializar o desempenho das organizações.
2. Em busca de uma conexão sinérgica com consumidores e para desenvolver um trabalho com o foco no cliente as empresas fragmentam o mercado. Esse processo divide-se em três etapas: segmentação de mercado, definição de mercado-alvo e posicionamento de mercado.
3. As empresas, que são líderes de mercado, precisam desenvolver uma série de ações para permanecerem na liderança. Porém, buscar a expansão da participação do mercado quando ele continua do mesmo tamanho é algo que não deve ser cogitado por essas empresas.
Está(ão) incorreta(s) apenas:
1 e 2
1 e 3
2
3
1
Administração - Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Dentre os tipos de planejamento tem-se o estratégico. Este visa:
Fornecer dados para a elaboração do planejamento operacional.
Traçar os rumos e direções a serem seguidas pela organização a longo prazo.
Definir as ações corretivas a serem realizadas.
Montar um plano de ação tático.
Realizar ações de curto prazo.
As organizações estabelecem diversos tipos de plano, dentre eles, os planos do tipo tático que
são estabelecidos pelos gestores do alto escalão.
são desenvolvidos para implementar partes específicas de um plano estratégico.
têm enfoque de curto prazo e um escopo limitado.
têm um horizonte de tempo amplo e dizem respeito a ações de negócios.
envolvem um grupo bastante pequeno de atividades.
Tratando do Planejamento Estratégico orientado a Resultados, ferramenta gerencial que possibilita o estabelecimento da trajetória a ser seguida pela organização, a Diretriz de Gestão para Resultado nº 001 define que as principais fases do processo de planejamento são:
Levantamento de informações, Metas preliminares, Objetivos principais e específicos, Execução, Avaliação de resultados.
Análise preliminar de escopo, Estrutura Operacional, Desenvolvimento, Coordenação e Análise de Resultados.
Informações preliminares, Avaliação de riscos, Metas principais e específicas, Coordenação e Controle.
Diagnóstico estratégico, Definição da Estratégia e Objetivos, Implementação da Estratégia, Monitoramento e Controle.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...