Questões de Administração da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

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Quais são os controles feitos no nível intermediário, que se referem a cada uma das unidades organizacionais – sejam departamentos, divisões ou equipes – e que, geralmente, estão orientados para o médio prazo?

  • A. Controles táticos.
  • B. Controllers financeiros.
  • C. Controles de lucros e perdas.
  • D. Controle de balanço.
  • E. Controles lotacionais.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. “A finalidade do ________________ é assegurar que os _________________ do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos _________________ previamente estabelecidos.

  • A. fluxo / objetivos / orçamentos
  • B. controle / resultados / objetivos
  • C. incentivo / recursos / objetivos
  • D. orçamento / processos / fluxos
  • E. controle / processos / embargos

Carlos é assistente em administração de uma organização na qual foi definido que a autoridade e a responsabilidade serão distribuídas entre as pessoas ou órgãos da organização, ficando sujeitos a se reportarem e a justificarem os resultados de suas atividades aos seus superiores na cadeia de comando. Há pagamento de bônus pelos resultados bem-sucedidos. Qual é esse mecanismo adotado?

  • A. Avaliação.
  • B. Tarefa.
  • C. Controle.
  • D. Centralização.
  • E. Atribuição.

A troca de mensagens pode ser realizada de maneiras distintas. Relacione a seguir alguns elementos característicos da comunicação aos respectivos significados e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Código.

2. Canal.

3. Contexto.

4. Ruído.

( ) Tudo aquilo que perturba ou distorce o processo de comunicação.

( ) Conjunto de variáveis que rodeia e influencia a situação de comunicação.

( ) Suporte físico por meio do qual passa a mensagem do emissor para o receptor.

( ) Conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informação.

  • A. 1 – 2 – 3 – 4.
  • B. 4 – 2 – 3 – 1.
  • C. 4 – 1 – 3 – 2.
  • D. 4 – 3 – 2 – 1.
  • E. 3 – 2 – 1 – 4.

Assinale a prática administrativa para a construção de vantagem competitiva através de pessoas, que proporciona como resultado uma melhor comunicação na empresa.

  • A. Remuneração elevada vinculada ao desempenho organizacional.
  • B. Treinamento e desenvolvimento de habilidades.
  • C. Equipes autogerenciadas e descentralização.
  • D. Redução de diferenças de status.
  • E. Partilha de informações.

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de atividades de suporte na cadeia de valor de uma organização.

  • A. Logística interna e Serviços.
  • B. Marketing e Vendas.
  • C. Compras e Operações.
  • D. Gestão financeira e Logística externa.
  • E. Desenvolvimento de tecnologia e Gestão de Recursos Humanos.

Quanto à teoria motivacional da equidade, assinale a alternativa correta.

  • A. A motivação decorre da relação entre quatro impulsos inatos e universais: impulso para adquirir, para se vincular, para aprender e para se defender.
  • B. A motivação decorre da percepção de que as retribuições recebidas pelo indivíduo são maiores que as suas contribuições à empresa.
  • C. A motivação é produzida pelo adequado e justo equilíbrio entre fatores higiênicos – que evitam a insatisfação no trabalho – e fatores específicos motivacionais.
  • D. A motivação decorre de um padrão de comparação entre as retribuições e contribuições do indivíduo em relação a outros indivíduos.
  • E. A motivação é uma questão de expectativas do indivíduo quanto à eficácia do seu empenho para alcançar resultados valorizados por ele e pela organização.

Assinale a alternativa correta quanto aos estilos de gerenciamento ou resolução de conflitos.

  • A. O estilo colaborativo implica orientação para o ganho mútuo e, portanto, envolve cooperação e também atitude firme e forte desejo de atender aos próprios interesses.
  • B. Qualquer que seja o estilo adotado, a busca ou motivação para atender os próprios interesses deve ser evitada.
  • C. O estilo conciliatório pode ser apontado como o mais eficaz em todas as circunstâncias.
  • D. O estilo evasão envolve ausência de atitudes firmes e alto grau de cooperação.
  • E. A imposição, ou coação, é o melhor estilo quando ambas as partes em conflito têm igual poder e não há confiança entre elas.

A perspectiva dos processos internos, no modelo estratégico Balanced Scorecard, envolve uma cadeia composta por quais elementos?

  • A. Capacidade dos sistemas de informação e capacidade dos funcionários.
  • B. Processo de inovação, processo de operações e serviço pós-venda.
  • C. Segmentação de mercado, satisfação e retenção de clientes.
  • D. Gerenciamento de risco, processo de redução de custo, melhoria de produtividade.
  • E. Organização, direção e processos de controle.

Quais são as condições básicas a serem definidas no desenho de u m cargo?

  • A. O nível de treinamento requerido, salário e benefícios, grau de eficácia esperado no desempenho das tarefas.
  • B. Qualificação formal do ocupante, nível hierárquico e conteúdo do cargo.
  • C. Autonomia da função, adequação do cargo ao ocupante, salario e benefícios e nível de engajamento esperado.
  • D. Nível de produtividade desejado, salario do ocupante e subordinação hierárquica.
  • E. O conjunto de tarefas a serem desempenhadas, métodos e processos de trabalho, responsabilidade e autoridade.
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