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A comunicação eficaz é considerada um objetivo a ser alcançado por todos aqueles que trabalham em Recursos Humanos.
A comunicação eficaz em uma organização
evita a comunicação informal, pois ela representa um ruído.
concentra a comunicação em um único canal, de modo a garantir que ela possa ser controlada.
busca a formalidade, uma vez que não corre o risco de se perder a autoridade.
pode integrar pessoas e equipes, quando se utiliza de estratégias participativas.
forma uma rede de rumores que pode ser controlada pela direção da organização.
Há o consenso de que conceber, projetar e construir um projeto empreendedor implica a realização de inúmeras tarefas de características técnicas, administrativas e financeiras que precisam de uma efetiva coordenação de atividades para cada fase e entre elas, de modo a propiciar o resultado esperado em prazos e custos. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - A coordenação de projeto é definida como atividade decorrente de um caráter multidisciplinar, devendo ser exercida por profissional experiente, de forma imparcial e isenta.
II - O coordenador é o profissional que tem uma visão sistêmica do processo de um projeto, com conhecimento para interpretar e questionar as soluções adotadas pelos projetistas, que, em geral, são profissionais especialistas e não detêm o conhecimento global.
III - O líder no processo de projeto não precisa atuar como coordenador, embora seja importante que tenha seus conhecimentos e aprendizados revistos.
IV - Espera-se que a coordenação de um projeto tenha habilidade para entender o que os outros estão querendo dizer, e comunicar decisões e planos de ação de forma clara e objetiva.
São corretas APENAS as afirmativas
I e III.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Um profissional de RH é designado para desenhar um plano de carreira para os engenheiros de sua empresa e sugere uma carreira em Y que substitua a carreira por linha hierárquica. Essa proposta é apresentada porque este tipo de carreira
provoca mudança na estrutura da empresa, gerando grandes problemas na alocação das pessoas que ocupam cargos gerenciais.
permite um plano de desenvolvimento do colaborador fora de sua área de atualização, isto é, o colaborador inicia o trabalho em certa área e nela vai se especializando, até chegar ao topo da área.
permite um menor número de pessoas no topo da organização, sem que, necessariamente, seja aumentada a estrutura organizacional.
valoriza o trabalho do generalista e satisfaz as necessidades organizacionais de expansão da amplitude administrativa.
tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do empregado pelo exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade.
O renomado especialista em estratégias corporativas C.K. Prahalad desenvolveu o conceito de habilidade cumulativa básica na organização, chamado de "competência essencial", que é obtido por meio de três fatores: treinamento constante de pessoas, realocação orientada mais pelo desempenho e pela criação de oportunidades e formação de grupos, rompendo não só as barreiras funcionais mas também aquelas entre os níveis organizacionais. O responsável pela função de RH da Empresa Alpha argumentou que o planejamento de carreira é um instrumento que pode ajudar a empresa a desenvolver essas competências essenciais porque o planejamento de carreira
atende às necessidades internas do preenchimento de vagas, por meio do recrutamento interno, e desenvolve a rotatividade de empregados, gerando maior lealdade à organização.
diminui as possibilidades de entesouramento de subordinados chaves, encorajando os empregados a explorarem suas capacidades potenciais e assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e ascensão profissional.
proporciona maior integração do colaborador na empresa, mediante a perspectiva do crescimento profissional, desmotivando os empregados ao crescimento e desenvolvimento, e satisfaz necessidades de estima, reconhecimento e realização.
ajuda a desenvolver as ofertas externas de talento e, por conseguinte, diminui a rotatividade de empregados, criando condições para que os colaboradores atinjam seus objetivos profissionais.
ajuda a antecipar aposentadorias, favorecendo os indivíduos que têm a expectativa de vida aumentada.
Pretende-se desenhar um novo plano de carreira para uma empresa, como uma alternativa à visão tradicional, em que as oportunidades profissionais são definidas por meio de cargos e salários engessados e muitas vezes excessivamente detalhados, e o crescimento dos indivíduos se dá mais pelo tempo de serviço do que pelo seu potencial ou pelo seu nível de contribuição. Esse plano que visa a desenvolver uma carreira moderna deve ter
cargos definidos de modo específico, incorporando uma gama restrita de competências essenciais que preservam o conhecimento organizacional por meio de uma mescla de práticas de recrutamentos interno e externo para as oportunidades oferecidas.
integração com os demais programas de Recursos Humanos: avaliação, treinamento e recrutamento interno, possibilitando o desenvolvimento do profissional e, consequentemente, sua melhor integração na empresa.
visão do cargo e não da pessoa para que se mantenham as oportunidades de crescimento horizontal, ou seja, as oportunidades oferecidas para que os indivíduos possam expandir as suas experiências, suas competências e, consequentemente, sua empregabilidade no mercado de trabalho.
confidencialidade do próprio plano, das faixas salariais, das descrições de cargos e das trajetórias de carreira para facilitar as possibilidades de ascensão profissional, as oportunidades e os critérios para o crescimento na organização.
concepção de crescimento em termos de status na organização e em termos de remuneração, singularmente para aqueles que possuem o perfil para assumir posições gerenciais.
Entre as múltiplas aplicações tradicionais do sistema de informação de RH está a disciplina, condição por que as pessoas se conduzem de acordo com as regras e procedimentos de um comportamento aceitável pela organização. No que diz respeito ao processo disciplinar, qual das ações a seguir é INCORRETA?
A ação disciplinar deve ser imediata, consistente, pessoal e informativa.
A ação disciplinar deve ser progressiva.
A ação corretiva deve ser preferida à ação punitiva.
A punição deve ser a ação final e última de qualquer ação disciplinar.
Toda ação disciplinar deve variar de acordo com a situação.
A capacidade de comunicação é fundamental tanto para os indivíduos quanto para a gestão das organizações. Nessa perspectiva, qual das situações descritas abaixo revela comunicação eficaz?
No primeiro contato, é preciso perceber o nível de conhecimento do assunto que será abordado, para que o interlocutor entenda o que está sendo transmitido e fique em situação favorável.
A retenção de informações deve ser mantida para que cada um dos dados seja transmitido apenas no momento oportuno, evitando-se disseminação de conhecimentos relativos à empresa.
Cada empresa é uma arena na qual os profissionais devem resguardar seus espaços por meio do controle da comunicação, preservando-se a intimidade e a individualidade.
O sincronismo na comunicação ocorre quando há diferentes paradigmas assumidos por cada membro de uma organização, que deve adquirir os conhecimentos necessários a uma participação ampla.
As empresas modernas garantem a comunicação irrestrita investindo exclusivamente em tecnologia de ponta, instalando aparelhos e softwares sofisticados com grande potencial para armazenamento.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Analise as afirmações a seguir sobre as empresas X, Y e Z representadas na figura.
I - A empresa X utiliza um processo por tarefas.
II - A empresa Y utiliza um processo de em lotes.
III - A empresa Z utiliza um processo de fluxo continuo.
IV - As empresas X e Y utilizam processos de linha de montagem.
Estão corretas as afirmações
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
A Administração é um ramo das Ciências Humanas que estuda os empreendimentos desenvolvidos pelas pessoas, com o objetivo de
favorecer os relacionamentos interpessoais e gerar maior bem-estar emocional aos indivíduos.
alcançar resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social.
utilizar recursos tecnológicos para favorecer os fluxos de comunicação entre indivíduos e instituições.
controlar os meios de produção através de sistemas de monitoramento aplicados aos colaboradores.
disciplinar os trabalhadores para que o tecido hierárquico e social seja preservado.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Em Projeto e Avaliação do Trabalho, a amostragem é uma técnica para calcular os tempos das tarefas em um processo de produção que
cronometra os movimentos elementares de execução da tarefa.
determina o Tempo Normal para cada movimento básico da execução.
possibilita estimar o percentual de tempo gasto em tarefas não repetitivas.
define o tempo da tarefa com base em tempos levantados previamente e tabelados por sistemas produtivos semelhantes.
determina as etapas do diagrama SIMO (movimentos simultâneos).
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