Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Administração de Materiais tem, dentre as suas competências, a identificação do material que está sob sua responsabilidade. A identificação desse material pode ser feita por meio de dois modelos: descritivo e referencial. O método de identificação descritivo procura, na descrição detalhada do item do material, apresentar todas as particularidades ou características que o individualizem, independente das referências do fabricante ou comerciais. A identificação detalhada apresenta a seguinte composição:
I Descrição padronizada Nome básico: é a denominação mais elementar de um item de material, constituindo-se no primeiro elemento a ser definido para sua identificação.
II Descrição técnica É um complemento da descrição padronizada, compreendendo dados relativos aos aspectos físicos, químicos, elétricos e construtivos do item do material.
III Descrição auxiliar Empregada em situações em que são desnecessários maiores detalhamentos na identificação de material, sendo suficiente a referência do fornecedor.
IV Descrição modificadora É a designação adicional empregada que dá informações de aplicação, unidade de fornecimento, permutabilidade, etc.
São corretas APENAS as descrições
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
Em um programa de televisão sobre mercado de trabalho, três consultores tecem os seguintes comentários sobre os princípios da venda pessoal:
Alice A época do vendedor esperto já passou, e no seu lugar está o profissional que sabe levantar boas perguntas, ouvir e aprender.
Antônio Os vendedores eficazes possuem um instinto natural que se revela especialmente no momento de convencer as pessoas.
Pedro A função do vendedor é aumentar o número de clientes de sua empresa, focando seus esforços na realização de negócios imediatos.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões) de
Alice, apenas.
Pedro, apenas.
Pedro e Antônio, apenas.
Alice e Antônio, apenas.
Alice, Antônio e Pedro.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A manutenção se constitui em um conjunto de ações que permitem manter ou restabelecer um bem num determinado estado específico ou com a finalidade de assegurar um determinado serviço. Relacionadas a esse conceito, associe as diferentes categorias de manutenção na coluna da esquerda a seus respectivos conceitos, na coluna da direita.
Estão corretas as associações
I P , II Q , III S.
I P , II R , III Q.
I S , II P , III R.
I Q , II R , III P.
I R , II Q , III S.
Se os funcionários de um banco se mostram entediados e não conseguem responder a perguntas simples, os clientes terão uma expectativa desfavorável.
PORQUE
Clientes formam expectativas a partir de várias fontes, como experiências anteriores e propaganda boca a boca.
A esse respeito, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Um profissional da área de RH analisou o processo de Gestão de Pessoas da organização X nos últimos 20 anos e constatou que nessa organização a Gestão de Pessoas é uma questão estratégica. Logo, nela NÃO se encontra
foco voltado, prioritariamente, para dentro da empresa, com o objetivo de analisar as "rotinas de pessoal" e a racionalidade das suas tarefas.
negociação com os sindicatos de melhores condições de trabalho, programas de remuneração flexíveis e incentivos financeiros para alinhá-los aos planos da organização.
processo de Gestão de Pessoas como um problema somente do Departamento de Recursos Humanos, que atua como um parceiro estratégico.
processo de Gestão de Pessoas caracterizado pelas suas rotinas de manutenção do contrato de trabalho e um conjunto de ações para que os funcionários cumpram sua parte nesse contrato.
acompanhamento das necessidades de oferta e demanda de mão de obra e das oscilações do mercado de trabalho para definir os seus planos de treinamento e desenvolvimento de RH.
João é descrito como um líder transformacional e Maria, como tendo uma liderança transacional.
Nesse contexto, conclui-se que
João é um tipo de líder que conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas.
Maria é carismática, inspiradora e expressa propósitos importantes de maneira simples, utilizando símbolos para focar os esforços e comunicar suas altas expectativas.
a liderança de João produz nos liderados níveis de esforços e de desempenho que vão além daqueles obtidos pela liderança da Maria.
a liderança da Maria tenta inculcar em seus seguidores a capacidade de questionar não apenas as visões já estabelecidas, mas até aquelas colocadas pelo próprio líder.
os seguidores de Maria atribuem a ela capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança e comportamentos.
Algumas táticas de negociação são bastante difundidas entre compradores e fornecedores que receberam apelidos. Relacione o apelido da tática de negociação, na coluna à esquerda, com as estratégias usadas em cada uma delas, na coluna à direita.
Estão corretas as associações:
I - S, II - U, III - P e VI - Q
I - T, II - Q, IV - P e VII - S
II - Q, III - S, VI - R e VII - U
III - U, IV - S, V - Q e VII - R
IV - R, V - Q, VI - T e VII - S
Com relação aos armazéns utilizados nas redes de suprimentos ou de distribuição multiescalonados, afirma-se que eles são
vantajosos, pois simplificam as rotas e as comunicações.
vantajosos, pois diminuem os custos de manutenção de estoques.
desvantajosos, pois aumentam o número de rotas da distribuição.
desvantajosos, pois impõem o uso de sistemas de transportes de maior capacidade.
desvantajosos, pois aumentam o lead time de atendimento.
No âmbito do Planejamento Estratégico, quando uma unidade de informação, com base no estudo do ciclo de vida de produtos e serviços, resolve substituí-los e investir apenas no que é necessário, diz-se que ocorre
desinvestimento.
autoproteção.
intento.
inovação.
despistamento.
Cristina é uma agente censitária e percebeu que determinados registros de dados, feitos por sua equipe, estavam equivocados. Cristina solicitou à equipe que os registros fossem refeitos porque
deseja estabelecer um relacionamento impositivo com sua equipe.
precisa punir pessoas ou atitudes fora dos padrões.
possui compromisso com a qualidade dos serviços prestados.
necessita de bonificações na forma de recompensas por resultados positivos.
imprime rigor excessivo na condução dos processos de trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...