Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A Administração de Materiais tem, dentre as suas competências, a identificação do material que está sob sua responsabilidade. A identificação desse material pode ser feita por meio de dois modelos: descritivo e referencial. O método de identificação descritivo procura, na descrição detalhada do item do material, apresentar todas as particularidades ou características que o individualizem, independente das referências do fabricante ou comerciais. A identificação detalhada apresenta a seguinte composição:

I – Descrição padronizada Nome básico: é a denominação mais elementar de um item de material, constituindo-se no primeiro elemento a ser definido para sua identificação.

II – Descrição técnica É um complemento da descrição padronizada, compreendendo dados relativos aos aspectos físicos, químicos, elétricos e construtivos do item do material.

III – Descrição auxiliar Empregada em situações em que são desnecessários maiores detalhamentos na identificação de material, sendo suficiente a referência do fornecedor.

IV – Descrição modificadora É a designação adicional empregada que dá informações de aplicação, unidade de fornecimento, permutabilidade, etc.

São corretas APENAS as descrições

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II e IV.

Em um programa de televisão sobre mercado de trabalho, três consultores tecem os seguintes comentários sobre os princípios da venda pessoal:

Alice – A época do vendedor esperto já passou, e no seu lugar está o profissional que sabe levantar boas perguntas, ouvir e aprender.

Antônio – Os vendedores eficazes possuem um instinto natural que se revela especialmente no momento de convencer as pessoas.

Pedro – A função do vendedor é aumentar o número de clientes de sua empresa, focando seus esforços na realização de negócios imediatos.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões) de

  • A.

    Alice, apenas.

  • B.

    Pedro, apenas.

  • C.

    Pedro e Antônio, apenas.

  • D.

    Alice e Antônio, apenas.

  • E.

    Alice, Antônio e Pedro.

A manutenção se constitui em um conjunto de ações que permitem manter ou restabelecer um bem num determinado estado específico ou com a finalidade de assegurar um determinado serviço. Relacionadas a esse conceito, associe as diferentes categorias de manutenção na coluna da esquerda a seus respectivos conceitos, na coluna da direita.

Estão corretas as associações

  • A.

    I – P , II – Q , III – S.

  • B.

    I – P , II – R , III – Q.

  • C.

    I – S , II – P , III – R.

  • D.

    I – Q , II – R , III – P.

  • E.

    I – R , II – Q , III – S.

Se os funcionários de um banco se mostram entediados e não conseguem responder a perguntas simples, os clientes terão uma expectativa desfavorável.

PORQUE

Clientes formam expectativas a partir de várias fontes, como experiências anteriores e propaganda boca a boca.

A esse respeito, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Um profissional da área de RH analisou o processo de Gestão de Pessoas da organização X nos últimos 20 anos e constatou que nessa organização a Gestão de Pessoas é uma questão estratégica. Logo, nela NÃO se encontra

  • A.

    foco voltado, prioritariamente, para dentro da empresa, com o objetivo de analisar as "rotinas de pessoal" e a racionalidade das suas tarefas.

  • B.

    negociação com os sindicatos de melhores condições de trabalho, programas de remuneração flexíveis e incentivos financeiros para alinhá-los aos planos da organização.

  • C.

    processo de Gestão de Pessoas como um problema somente do Departamento de Recursos Humanos, que atua como um parceiro estratégico.

  • D.

    processo de Gestão de Pessoas caracterizado pelas suas rotinas de manutenção do contrato de trabalho e um conjunto de ações para que os funcionários cumpram sua parte nesse contrato.

  • E.

    acompanhamento das necessidades de oferta e demanda de mão de obra e das oscilações do mercado de trabalho para definir os seus planos de treinamento e desenvolvimento de RH.

João é descrito como um líder transformacional e Maria, como tendo uma liderança transacional.

Nesse contexto, conclui-se que

  • A.

    João é um tipo de líder que conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas.

  • B.

    Maria é carismática, inspiradora e expressa propósitos importantes de maneira simples, utilizando símbolos para focar os esforços e comunicar suas altas expectativas.

  • C.

    a liderança de João produz nos liderados níveis de esforços e de desempenho que vão além daqueles obtidos pela liderança da Maria.

  • D.

    a liderança da Maria tenta inculcar em seus seguidores a capacidade de questionar não apenas as visões já estabelecidas, mas até aquelas colocadas pelo próprio líder.

  • E.

    os seguidores de Maria atribuem a ela capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança e comportamentos.

Algumas táticas de negociação são bastante difundidas entre compradores e fornecedores que receberam apelidos. Relacione o apelido da tática de negociação, na coluna à esquerda, com as estratégias usadas em cada uma delas, na coluna à direita.

Estão corretas as associações:

  • A.

    I - S, II - U, III - P e VI - Q

  • B.

    I - T, II - Q, IV - P e VII - S

  • C.

    II - Q, III - S, VI - R e VII - U

  • D.

    III - U, IV - S, V - Q e VII - R

  • E.

    IV - R, V - Q, VI - T e VII - S

Com relação aos armazéns utilizados nas redes de suprimentos ou de distribuição multiescalonados, afirma-se que eles são

  • A.

    vantajosos, pois simplificam as rotas e as comunicações.

  • B.

    vantajosos, pois diminuem os custos de manutenção de estoques.

  • C.

    desvantajosos, pois aumentam o número de rotas da distribuição.

  • D.

    desvantajosos, pois impõem o uso de sistemas de transportes de maior capacidade.

  • E.

    desvantajosos, pois aumentam o lead time de atendimento.

No âmbito do Planejamento Estratégico, quando uma unidade de informação, com base no estudo do ciclo de vida de produtos e serviços, resolve substituí-los e investir apenas no que é necessário, diz-se que ocorre

  • A.

    desinvestimento.

  • B.

    autoproteção.

  • C.

    intento.

  • D.

    inovação.

  • E.

    despistamento.

Cristina é uma agente censitária e percebeu que determinados registros de dados, feitos por sua equipe, estavam equivocados. Cristina solicitou à equipe que os registros fossem refeitos porque

  • A.

    deseja estabelecer um relacionamento impositivo com sua equipe.

  • B.

    precisa punir pessoas ou atitudes fora dos padrões.

  • C.

    possui compromisso com a qualidade dos serviços prestados.

  • D.

    necessita de bonificações na forma de recompensas por resultados positivos.

  • E.

    imprime rigor excessivo na condução dos processos de trabalho.

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