Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Administração de Materiais é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Nesse contexto, a administração de materiais abrange a(s) seguinte(s) atividade(s):

  • A.

    controle de pessoal administrativo.

  • B.

    controle financeiro sobre os clientes.

  • C.

    propaganda e publicidade.

  • D.

    serviço de atendimento ao cliente.

  • E.

    compras e armazenagem de materiais.

A Administração de Materiais destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

Se o tempo oportuno e a quantidade necessária forem mal planejados, trarão, como consequência para a empresa, o(a)

  • A.

    aumento do valor agregado.

  • B.

    aumento dos custos de produção.

  • C.

    aumento da linha de produção.

  • D.

    aumento das vendas da produção excedente.

  • E.

    melhoria da qualidade associada ao tempo.

Para que a Administração de Materiais e de Recursos Patrimoniais de uma empresa seja eficiente, a sua função de compras deve ter por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, além de verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar o correto armazenamento dos itens.

 O objetivo básico da função de compras é

  • A.

    procurar sempre, dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições de entrega para o fornecedor.

  • B.

    comprar materiais e insumos tendo como critério o menor preço, a despeito dos padrões de qualidade.

  • C.

    adquirir sempre o item de menor preço, a fim de ampliar os lucros sem repasse ao consumidor final.

  • D.

    adquirir o material ou serviço por meio da seleção de fornecedores feita em catálogos.

  • E.

    seguir certos mandamentos que incluem a verificação de prazos, preços, qualidade e volume.

Uma empresa se configura como um sistema aberto quando

  • A.

    interage com o ambiente onde está inserida.

  • B.

    cria uma autoregulação degenerativa.

  • C.

    está voltada para si mesma.

  • D.

    recebe realimentações apenas negativas.

  • E.

    estimula relações hierárquicas assimétricas.

Na função Armazenagem, o conceito de classificação de materiais é utilizado para denominar o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Existem diversas formas para se fazer essa classificação. Para possibilitar a gestão eficiente desses materiais, é necessário, porém, que a classificação atenda a alguns critérios essenciais, que são os de

  • A.

    suprimento, flexibilidade e codificação.

  • B.

    codificação, imprevisibilidade e praticidade.

  • C.

    imprevisibilidade, suprimento e codificação.

  • D.

    abrangência, flexibilidade e praticidade.

  • E.

    codificação, suprimento e abrangência.

Embora o mercado em que atue esteja em expansão, os resultados da empresa Sonho Verde mantêm-se estagnados há anos. Rogério argumenta que isto ocorre porque o presidente da organização ainda entende seu funcionamento como um sistema fechado, ou seja, a empresa

  • A.

    desenvolve seus negócios a partir de relacionamentos sólidos e frequentes com fornecedores.

  • B.

    apresenta forte interação entre os departamentos, visto que as pessoas reconhecem as relações de interdependência e a necessidade de trabalharem em conjunto.

  • C.

    concebe a eficiência como critério de viabilidade organizacional e há ênfase em rotinas e procedimentos.

  • D.

    demonstra a capacidade em se adaptar às contingências internas e externas.

  • E.

    monitora seus concorrentes para fomentar processos contínuos de aprendizagem com base nas melhores práticas de mercado.

O sistema de materiais de uma empresa pode ser decomposto em vários subsistemas, dentre eles, destaca-se a Armazenagem, subsistema que é responsável pela gestão física de materiais. Dentre as atividades contidas nesse subsistema, podem ser citadas as seguintes:

I – guarda dos materiais;

II – preservação e embalagem dos materiais;

III – atendimento ao cliente;

IV – atendimento pós-venda;

V – expedição e recepção dos materiais.

Constituem-se em atividades do subsistema Armazenagem APENAS

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

Quando abrem uma conta bancária, os clientes consideram uma série de benefícios funcionais. A esse respeito, analise os seguintes aspectos ligados a esse segmento no Brasil:

I – confiança transmitida pelo gerente;

II – solidez e garantia da marca;

III – cobertura em todos os estados;

IV – número de correntistas;

V – atendimento via internet banking;

VI – reconhecimento internacional.

Estão corretos APENAS os benefícios

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    II, III e VI.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    IV, V e VI.

O diretor de uma grande empresa argumenta que a liderança transformacional é necessária para gerenciar mudanças e ajudar a organização a superar crises, porque esse tipo de líder

  • A.

    utiliza os poderes de legitimidade, recompensa e de coerção para dar ordens e trocar gratificações por serviços prestados.

  • B.

    foca nas atividades rotineiras relacionadas ao trabalho, tais como atribuir tarefas, avaliar desempenhos e tomar decisões.

  • C.

    concentra-se em atividades de planejamento e aplicação de recursos organizacionais.

  • D.

    garante que as organizações operem de forma eficiente e eficaz.

  • E.

    possui um conjunto de capacidades que lhe permite criar e realizar uma visão de modo eficaz.

Várias coisas na vida são aprendidas no cotidiano, por meio de informações fornecidas por fontes imprevisíveis e de maneira não sistemática, sem previsão de feedback e/ou reforço. Nessa perspectiva, considere os exemplos de atividades instrucionais listados abaixo.

I - Ler um romance.

II - Assistir a uma demonstração em vídeo sobre cozinhar.

III - Ouvir uma palestra sobre hábitos de alimentação.

IV - Ler um livro que ensina a desossar um frango.

A partir da análise desses exemplos, conclui-se que

  • A.

    apenas a atividade II prevê a indicação de que o aluno tenha aprendido a instrução.

  • B.

    nenhuma atividade atende ao processo instrucional completo.

  • C.

    a atividade IV fornece informações sobre o feedback da experiência instrucional.

  • D.

    o reforço previsto na atividade III diz respeito à avaliação da palestra.

  • E.

    as atividades I e IV são instrucionais, próprias de metodologia sistemática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...