Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Administração de Materiais é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Nesse contexto, a administração de materiais abrange a(s) seguinte(s) atividade(s):
controle de pessoal administrativo.
controle financeiro sobre os clientes.
propaganda e publicidade.
serviço de atendimento ao cliente.
compras e armazenagem de materiais.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Administração de Materiais destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.
Se o tempo oportuno e a quantidade necessária forem mal planejados, trarão, como consequência para a empresa, o(a)
aumento do valor agregado.
aumento dos custos de produção.
aumento da linha de produção.
aumento das vendas da produção excedente.
melhoria da qualidade associada ao tempo.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Para que a Administração de Materiais e de Recursos Patrimoniais de uma empresa seja eficiente, a sua função de compras deve ter por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, além de verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar o correto armazenamento dos itens.
O objetivo básico da função de compras é
procurar sempre, dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições de entrega para o fornecedor.
comprar materiais e insumos tendo como critério o menor preço, a despeito dos padrões de qualidade.
adquirir sempre o item de menor preço, a fim de ampliar os lucros sem repasse ao consumidor final.
adquirir o material ou serviço por meio da seleção de fornecedores feita em catálogos.
seguir certos mandamentos que incluem a verificação de prazos, preços, qualidade e volume.
Uma empresa se configura como um sistema aberto quando
interage com o ambiente onde está inserida.
cria uma autoregulação degenerativa.
está voltada para si mesma.
recebe realimentações apenas negativas.
estimula relações hierárquicas assimétricas.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na função Armazenagem, o conceito de classificação de materiais é utilizado para denominar o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Existem diversas formas para se fazer essa classificação. Para possibilitar a gestão eficiente desses materiais, é necessário, porém, que a classificação atenda a alguns critérios essenciais, que são os de
suprimento, flexibilidade e codificação.
codificação, imprevisibilidade e praticidade.
imprevisibilidade, suprimento e codificação.
abrangência, flexibilidade e praticidade.
codificação, suprimento e abrangência.
Embora o mercado em que atue esteja em expansão, os resultados da empresa Sonho Verde mantêm-se estagnados há anos. Rogério argumenta que isto ocorre porque o presidente da organização ainda entende seu funcionamento como um sistema fechado, ou seja, a empresa
desenvolve seus negócios a partir de relacionamentos sólidos e frequentes com fornecedores.
apresenta forte interação entre os departamentos, visto que as pessoas reconhecem as relações de interdependência e a necessidade de trabalharem em conjunto.
concebe a eficiência como critério de viabilidade organizacional e há ênfase em rotinas e procedimentos.
demonstra a capacidade em se adaptar às contingências internas e externas.
monitora seus concorrentes para fomentar processos contínuos de aprendizagem com base nas melhores práticas de mercado.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O sistema de materiais de uma empresa pode ser decomposto em vários subsistemas, dentre eles, destaca-se a Armazenagem, subsistema que é responsável pela gestão física de materiais. Dentre as atividades contidas nesse subsistema, podem ser citadas as seguintes:
I guarda dos materiais;
II preservação e embalagem dos materiais;
III atendimento ao cliente;
IV atendimento pós-venda;
V expedição e recepção dos materiais.
Constituem-se em atividades do subsistema Armazenagem APENAS
I, II e III.
I, II e IV.
I, II e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Quando abrem uma conta bancária, os clientes consideram uma série de benefícios funcionais. A esse respeito, analise os seguintes aspectos ligados a esse segmento no Brasil:
I confiança transmitida pelo gerente;
II solidez e garantia da marca;
III cobertura em todos os estados;
IV número de correntistas;
V atendimento via internet banking;
VI reconhecimento internacional.
Estão corretos APENAS os benefícios
I, II e III.
I, II e V.
II, III e VI.
III, IV e V.
IV, V e VI.
O diretor de uma grande empresa argumenta que a liderança transformacional é necessária para gerenciar mudanças e ajudar a organização a superar crises, porque esse tipo de líder
utiliza os poderes de legitimidade, recompensa e de coerção para dar ordens e trocar gratificações por serviços prestados.
foca nas atividades rotineiras relacionadas ao trabalho, tais como atribuir tarefas, avaliar desempenhos e tomar decisões.
concentra-se em atividades de planejamento e aplicação de recursos organizacionais.
garante que as organizações operem de forma eficiente e eficaz.
possui um conjunto de capacidades que lhe permite criar e realizar uma visão de modo eficaz.
Várias coisas na vida são aprendidas no cotidiano, por meio de informações fornecidas por fontes imprevisíveis e de maneira não sistemática, sem previsão de feedback e/ou reforço. Nessa perspectiva, considere os exemplos de atividades instrucionais listados abaixo.
I - Ler um romance.
II - Assistir a uma demonstração em vídeo sobre cozinhar.
III - Ouvir uma palestra sobre hábitos de alimentação.
IV - Ler um livro que ensina a desossar um frango.
A partir da análise desses exemplos, conclui-se que
apenas a atividade II prevê a indicação de que o aluno tenha aprendido a instrução.
nenhuma atividade atende ao processo instrucional completo.
a atividade IV fornece informações sobre o feedback da experiência instrucional.
o reforço previsto na atividade III diz respeito à avaliação da palestra.
as atividades I e IV são instrucionais, próprias de metodologia sistemática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...