Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A tabela acima apresenta os dados de uma avaliação multicritério, realizada pela equipe de compras de uma empresa de três forncedores: X, Y e Z. Com base nessas informações, a equipe de compras deve selecionar APENAS o(s) fornecedor(es)

  • A.

    X.

  • B.

    Y.

  • C.

    Z.

  • D.

    X e Y.

  • E.

    Y e Z.

Uma empresa apresentou os dados da tabela acima com relação ao total de unidades produzidas e o H.h por unidade. A variação, no indicador de produtividade da mão de obra, em relação a 2006, foi de

  • A.

    - 20,0 %

  • B.

    8,3 %

  • C.

    16,7 %

  • D.

    20,0 %

  • E.

    25,0 %

Para escolher como será feita a avaliação de desempenho de uma organização, foram propostos cinco possíveis métodos, abaixo relacionados. Qual o método proposto que está INCORRETAMENTE explicado?

  • A.

    Escalas gráficas - é simples, permite uma visão integrada e resumida dos fatores de avaliação, mas não permite flexibilidade ao avaliador, que deve se ajustar ao instrumento, e não este às características do avaliado.

  • B.

    Escolha forçada - consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual, proporcionando resultados confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais, mas de aplicação complexa, pois exige preparo prévio dos avaliadores.

  • C.

    Pesquisa de campo - baseia-se em entrevistas de um especialista em avaliação com o superior imediato, e permite, além de um diagnóstico do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar com este superior seu desenvolvimento no cargo e na organização, mas tem um custo operacional elevado.

  • D.

    Incidentes críticos - não se preocupa com características do comportamento humano situadas dentro do campo da normalidade, registrando os fatos excepcionalmente positivos que devem ser realçados e mais utilizados no desempenho dos indivíduos, e os excepcionalmente negativos que devem ser corrigidos e eliminados.

  • E.

    Comparação aos pares - é um processo simples e pouco eficiente, que compara dois a dois empregados de cada vez, permitindo o registro daquele que é considerado melhor quanto ao desempenho.

Os custos da implantação de sistemas da qualidade ou da falta de qualidade podem ser classificados em custos de prevenção, avaliação e falhas. Os custos de prevenção são aqueles relacionados a

  • A.

    verificação, inspeção e ensaios de testes do nível de qualidade obtido no produto.

  • B.

    retirada de amostras e medições para o Controle Estatístico de Processos (CEP).

  • C.

    gasto com atendimento de serviços de garantia pós-venda.

  • D.

    planejamento e projeto do controle de qualidade do processo.

  • E.

    número de peças defeituosas encontradas ao final do processo produtivo.

A existência de conflitos é inevitável nas organizações. Por isso, o gestor pode identificar formas de prevenção de conflitos, conhecendo condições que, via de regra, conduzem a situações conflituosas. Uma dessas condições é a interdependência de atividades, que se constitui quando

  • A. expectativas são pouco claras ou confusas, levando as pessoas a trabalharem para propósitos incompatíveis.
  • B. cada grupo realiza ou desenvolve tarefas, objetivos, concepções e atitudes diferenciadas.
  • C. determinado grupo não consegue realizar tarefas a menos que outro grupo realize a sua.
  • D. recursos organizacionais são limitados ou escassos e precisam ser compartilhados.
  • E. a especialização de tarefas conduz ao estabelecimento de metas concorrentes.

Para Chiavenato (2008), o processo de treinamento se dá em quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes e desenvolvimento de conceitos. Qual dos objetivos abaixo se refere estritamente à etapa de transmissão de informações?

  • A. Habilitar para execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas.
  • B. Promover a mudança de atitudes negativas para atitudes favoráveis de conscientização e sensibilidade com os clientes internos e externos.
  • C. Fornecer informações sobre a organização, seus clientes, produtos e serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos.
  • D. Desenvolver ideias e conceitos para estimular as pessoas a pensarem em termos globais para agir nos locais.
  • E. Desenvolver conceitos que conduzam as pessoas a raciocinarem de forma sistêmica a fim de habilitá-las à execução de tarefas complexas.

A importância da Avaliação de Desempenho, tanto para as organizações quanto para as pessoas que nelas trabalham, é indiscutível. Ela fornece informações imprescindíveis ao desenvolvimento empresarial e feedback às pessoas para a eventual correção de rumos no desenvolvimento de seu trabalho. Uma série de razões justifica a preocupação da organização em avaliar o desempenho de suas equipes, EXCETO o fato de

  • A. oferecer informações ao gerente sobre como aconselhar e orientar seus colaboradores.
  • B. proporcionar meios para que o trabalhador saiba o que as pessoas pensam a seu respeito.
  • C. proporcionar conhecimento sobre a percepção externa de seu desempenho, atitudes e competências.
  • D. proporcionar uma análise sistemática para justificar aumentos salariais, promoções, transferências e demissões.
  • E. relacionar o que o ocupante faz, sob quais condições faz e por que faz.

Os diretores de uma fábrica de utensílios domésticos de plástico solicitam um financiamento ao BNDES com o objetivo de aproveitar a capacidade que a empresa tem para trabalhar esse material na produção de brinquedos. Nesse caso, eles estão promovendo uma diversificação

  • A. concêntrica.
  • B. conglomerada.
  • C. horizontal.
  • D. congruente.
  • E. vertical.

A Usina Caixa d'Água aboliu, há mais de 30 anos, o emprego de mão de obra infantil em sua força de trabalho. Por essa conduta, ganhou um selo de "empresa amiga da criança", concedido por importante organização não governamental do país. Utilizando esta certificação, passou a se apresentar como empresa socialmente responsável em suas campanhas de comunicação. Sob o prisma da responsabilidade social, conclui-se que essa atitude

  • A. resume perfeitamente a abordagem, sobre o tema, relacionada aos stakeholders.
  • B. carece de legitimidade por tratar o tema de forma reducionista e benevolente.
  • C. está em sintonia com os princípios da ética nos negócios e na governança corporativa.
  • D. comprova o fato de que toda certificação desse tipo torna a empresa ética e cidadã.
  • E. representa uma propaganda exagerada e enganosa configurada como ilega.

A estrutura organizacional de uma empresa determina as responsabilidades e atividades que serão distribuídas pelos membros da organização. Existem inúmeras formas de agrupamento e coordenação, dentre elas, a estrutura matricial, que é adequada para empresas

  • A. de pequeno porte e com processos de trabalhos simples.
  • B. nas quais a formalização e a rotina têm longo ciclo de vida.
  • C. que necessitam de centralização de decisões e de vários níveis hierárquicos
  • D. que desenvolvem projetos com uma variedade de conhecimentos muito ampla.
  • E. onde são necessários poucos especialistas para a orientação de tarefas padronizadas.
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