Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paradigmas são modelos ou padrões que referenciam explicações de como lidar com diferentes situações. Considerando as mudanças ocorridas neste início de século, pode-se dividi-los em paradigmas tradicionais e paradigmas do terceiro milênio. Nessa perspectiva, analise os paradigmas que se seguem.

I - Ênfase na competitividade

II - Ênfase na eficiência

III - Estruturas organizacionais enxutas

IV - Emprego e carreiras estáveis

V - Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes com educação de nível superior

Dentre os paradigmas listados, são tradicionais APENAS os paradigmas

  • A. I e II.
  • B. I e V.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. IV e V.

A figura acima representa o comportamento do consumo e ressuprimento de um determinado item do estoque. Com base na figura, conclui-se que a(o)

  • A.

    linha assinalada pelo número “1” indica o ponto de pedido.

  • B.

    linha assinalada pelo número “2” indica o nível de estoque médio.

  • C.

    linha assinalada pelo número “3” indica o nível de estoque de segurança.

  • D.

    lead time é o tempo entre dois ressuprimentos subsequentes.

  • E. lead time indica que o nível de estoque atingiu o nível de segurança.

A previsão da demanda é uma atividade importante para o planejamento de materiais da empresa. Existem vários métodos de previsão, sendo que um dos mais usados é o Método da Média Móvel. A tabela a seguir apresenta a demanda anual de um determinado item de estoque.

Aplicando-se o Método da Média Móvel e considerando os três anos anteriores, indique qual é a demanda prevista para 2009 e se as previsões de demanda para 2007 e 2008 foram corretas.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Existem dois sistemas básicos que são utilizados para determinar quando se deve fazer o pedido de ressuprimento de um item do estoque de demanda independente. No sistema de

  • A.

    revisão periódica, a quantidade a ser pedida é constante e normalmente igual ao Lote Econômico de Compras.

  • B.

    revisão periódica, os pedidos são feitos quando o estoque atinge o nível de segurança.

  • C.

    ponto de pedido, o ressuprimento é feito em intervalos de tempo iguais.

  • D.

    ponto de pedido, a quantidade a ser pedida é fixa e normalmente igual ao Lote Econômico de Compras.

  • E.

    ponto de pedido, a quantidade a ser pedida varia a cada pedido, dependendo da posição em estoque no momento do pedido.

Um Técnico de Suprimentos calculou os custos de reposição, de estoque e totais para um determinado item e montou a tabela a seguir.

De acordo com a tabela, conclui-se que o Lote Econômico de Compra é

  • A.

    50

  • B.

    400

  • C.

    600

  • D.

    800

  • E. 1000

Os sistemas de distribuição escalonados permitem que os materiais possam ser armazenados e manuseados em vários elos da cadeia de suprimentos. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.

I – As instalações do tipo Transit Point recebem carregamentos que são agrupados e colocados em modais de maior capacidade de carga.

II – A diferença entre o Cross Docking e o Transit Point é que o primeiro trabalha com um único fornecedor.

III – Os Centros de Distribuição não ofertam serviços de etiquetagem, embalagem ou reembalagem e envio dos pedidos aos clientes finais.

IV – Os sistemas Merge in Transit não utilizam estoques intermediários para sua operação.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

  • A.

    II.

  • B.

    IV

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

Para produtos e materiais que não possuem regulamentação exclusiva para armazenagem, a organização dos itens depende de vários fatores e decisões tomadas pela própria empresa, conforme pode ser observado nas figuras abaixo.

As Figuras 1 e 2 representam, respectivamente, os métodos de armazenagem por

  • A.

    agrupamento e tamanho.

  • B.

    agrupamento e frequência.

  • C.

    separação de lotes diários e reserva e frequência.

  • D.

    frequência e agrupamento.

  • E.

    frequência e separação de lotes diários e reserva.

A definição de objetivos é fundamental para que se possa realizar, ao final do processo, a avaliação de um treinamento. Na definição de objetivos para um treinamento, é preciso considerar que esses devem

  • A. ser realistas, exequíveis e descrever, com precisão, o estado final.
  • B. ser descritos com o máximo possível de vocábulos e de expressões.
  • C. conter adjetivações e traduzir o cenário de informações diagnosticadas.
  • D. incluir advérbios de tempo, modo e lugar para explicitar o estágio inicial do trabalho a ser realizado.
  • E. comportar sub ou superdimensionamentos que previnam incidentes.

Um administrador do departamento de Gestão de Materiais está realizando um estudo simplificado para fazer uma estimativa sobre quanto pedir de um produto químico utilizado no processo da empresa. Os dados de consumo e os custos são apresentados na Tabela 1, e os cenários que estão sendo avaliados, na Tabela 2.

Dos cenários avaliados, apresenta(m) o menor custo total APENAS o

  • A. C1.
  • B. C2.
  • C. C3
  • D. C1 e o C2.
  • E. C1 e o C3.

Na Empresa Tradição & Qualidade Ltda., vários funcionários antigos se aposentaram, e outros tantos aderiram a um programa de desligamento incentivado. Diante dessa realidade, novos colaboradores foram contratados, o que significou a necessidade de um forte investimento em treinamento.

Tendo por base a situação descrita, qual conceito de treinamento, em uma perspectiva contemporânea, se aplica à realidade da empresa em questão?

  • A. Meio de adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir das funções ocupadas.
  • B. Forma de aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos, influenciando seus comportamentos para o alcance de objetivos organizacionais.
  • C. Programa que promove mudanças na maneira como os colaboradores interagem tanto entre si como com suas respectivas chefias.
  • D. Processo educacional que visa à aprendizagem de informações sobre a organização, suas políticas, diretrizes, regras, missão e visão.
  • E. Projeto permanente de desenvolvimento de competências, tendo em vista adestrar pessoas para que estejam adequadas aos perfis dos cargos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...