Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Em um congresso sobre gestão de pessoas, foram feitas as afirmativas abaixo.

I – É importante que as organizações mantenham um banco de dados para catalogar candidatos a emprego que se apresentem espontaneamente, ou que não tenham sido considerados em recrutamentos anteriores.

II – Um banco de dados em RH deve ter, como critério, uma classificação de acordo com as qualificações mais importantes das pessoas, tomando por base o curriculum vitae dos candidatos ou dados da proposta de emprego.

III – Ao se buscar um candidato externo, a primeira providência deverá ser a consulta ao banco de dados, a fim de identificar talentos que tenham as qualificações específicas para as necessidades da empresa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Uma empresa necessitou desenvolver um programa de socialização com novos funcionários. Para isso, o responsável pela gestão de pessoas utilizou o método de conteúdo do cargo, que consiste em

  • A. organizar um programa formal e intensivo de treinamento inicial para familiarizar os novos trabalhadores com a cultura da organização, em uma prática conhecida como indução para o aculturamento.
  • B. destacar um supervisor que assuma o papel de tutor de um ou mais funcionários para lhes transmitir descrição clara de tarefas, informações técnicas e estabelecimento de metas e parâmetros de retroação.
  • C. integrar os novos funcionários a um grupo de trabalho constituído, tendo em vista provocar um impacto positivo e duradouro, por meio da aceitação grupal e da transmissão de crenças e valores da organização.
  • D. promover entrevistas coletivas para seleção de pessoal, a fim de proporcionar conhecimento recíproco, empatia e conhecimento da cultura organizacional desde antes da admissão.
  • E. envolver os novos funcionários com tarefas que possam lhes proporcionar sucesso no início da carreira na organização, passando, aos poucos, a apresentar-lhes tarefas mais complexas e desafiadoras.

A figura acima representa o comportamento de consumo de um item do estoque de uma empresa que utiliza o sistema de ponto de pedido (ou sistema de reposição contínua). De acordo com as informações da figura e considerando que não existem atrasos no suprimento de materiais, conclui-se que o

  • A. ponto de encomenda do lote de reposição é zero.
  • B. ponto de encomenda do lote de reposição é 20.
  • C. lote de reposição do estoque é 160.
  • D. lote de reposição do estoque é 180.
  • E. lote de reposição do estoque é 200.

O principal objetivo da análise ABC na gestão de estoques é viabilizar um controle mais refinado sobre os itens mais críticos. O gráfico acima indica que os itens representados por

  • A. X seriam classificados como A, pois representam maior demanda financeira.
  • B. X seriam classificados como C, pois têm baixo volume de consumo anual.
  • C. Y seriam classificados como A, pois compõem maior valor ponderado por item consumido.
  • D. Z seriam classificados como B, pois apresentam um baixo valor de demanda financeira anual.
  • E. Z seriam classificados como A, pois têm alto volume de consumo anual.

A equipe do Setor de Recursos Humanos de uma empresa, ao planejar um treinamento, debateu a respeito das técnicas que seriam usadas na avaliação de resultados, com a manifestação dos seguintes pontos de vista:

Artur: A aplicação de cada técnica vai depender dos contornos de cada situação de treinamento e, por isso, não podemos julgar que haja uma técnica definitiva.

Carolina: Devemos confiar nos formulários que vamos usar, pois costumam garantir precisão e isenção de resultados de maneira unânime.

Otávio: Nenhuma avaliação pode nos oferecer uma visão a respeito dos resultados, em função do cansaço do fim de um curso e do clima emocional típico do encerramento de eventos.

Patrícia: Precisamos considerar a aplicação sistêmica do processo de avaliação de resultados em seus níveis como conjunto de partes interdependentes que interagem.

Qual das afirmações abaixo faz uma análise pertinente a respeito das técnicas de avaliação, nos pontos de vista manifestados?

  • A. Artur está desatualizado, pois técnicas de avaliação, com suporte informacional, são comprovadamente eficazes e definitivas em processos de treinamento.
  • B. Carolina fala com correção e propriedade a respeito do uso de formulários, os quais permitem que os avaliados se expressem de maneira isenta e precisa.
  • C. Otávio compreende perfeitamente a dimensão da avaliação em um treinamento, pois nenhum tipo de avaliação oferece subsídios acerca de resultados.
  • D. Patrícia manifesta um conceito disparatado acerca da avaliação, que tem um papel unívoco no processo de treinamento e desenvolvimento.
  • E. Artur e Patrícia têm uma compreensão adequada a respeito de técnicas de avaliação, pois cada treinamento tem especificidades e precisa ser considerado em sua integralidade.

Problemas de desempenho, no âmbito da empresa, podem vir a indicar necessidade de treinamento. Nessa perspectiva, analise as circunstâncias a seguir.

I - Local de trabalho inadequado a determinado departamento, material insuficiente e equipamento deficiente.

II - Ausência de especificações ou parâmetros para orientar o trabalho, dificultando a execução das tarefas e afetando sua qualidade.

III - Pessoas indevidamente preparadas para a função ou para uma das etapas do trabalho.

IV - Situações envolvendo pressão no relacionamento interpessoal, restrições impostas por chefias, receio de sobrecarga de tarefas e esforço em demasia.

Indica(m) a necessidade de treinamento, APENAS a(s) circunstância(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. III e IV.

No planejamento de processos de treinamento, é preciso identificar as competências que se almeja desenvolver. As competências são entendidas como o conjunto de três tipos de qualificação, apresentadas na coluna da esquerda. Associe-as às respectivas características e implicações, dispostas na coluna à direita.

A associação correta é:

  • A. I – P, II – R e III – Q
  • B. I – Q,II – P e III – S
  • C. I – Q,II – R e III – P
  • D. I – R, II – S e III – Q
  • E. I – S, II – P e III – R

Analise os quadrinhos e o texto subsequente.

Qual das proposições abaixo estabelece uma relação de nexo entre os quadrinhos e o texto?

  • A. O cenário competitivo do mundo contemporâneo justifica a reengenharia de cargos, implicando a adoção de processos sistemáticos de avaliação que conduzam a desligamentos.
  • B. Os funcionários devem ser tirados de suas zonas de conforto, por meio de políticas que estimulem um estado de insegurança que sempre resulta em aumento de produtividade.
  • C. A empresa moderna é aquela sensível às pessoas, hábil em instalar programas de recompensa que estimulem a competição e a contenção de custos por meio da consulta e da participação.
  • D. Uma redução de despesas sem redução dos processos é verificada em muitas empresas, o que não compensa a perda de qualidade e produtividade e o estresse dos que ficam.
  • E. Organizações contemporâneas são orientadas para a objetividade, a praticidade, a funcionalidade e a eficiência, o que supõe fazer escolhas que nem sempre favorecem os indivíduos.

A partir da citação acima, considere uma empresa estável, com muitos anos de trajetória no mercado. Para empreender um processo de mudança cultural, uma empresa assim caracterizada necessita propiciar situações que envolvam modelos mentais, o que significa

  • A. proporcionar aos colaboradores uma imersão em programas de mudança de cultura, que obtêm sucesso, devido ao afastamento do participante de seus ambientes profissional e doméstico, por um período prolongado.
  • B. investir na contratação de profissionais que atuem no campo da Psicologia, a fim de serem responsabilizados por um programa que promova mudança cultural a ser aplicado a todos os trabalhadores da organização.
  • C. reconhecer que a mente humana tem necessidade de estabilidade cognitiva, o que se traduz em resistência à mudança, demandando do líder a capacidade de acompanhar e administrar os níveis de ansiedade, insegurança e resistência.
  • D. estabelecer metas de pressão entre grupos de funcionários, estimulando-os a competir para o alcance do que foi determinado, de modo a que se sintam impingidos a colaborar com a mudança cultural.
  • E. constatar a dificuldade de mudança cultural em organizações antigas, constituídas por pessoas arraigadas aos modelos e valores que se formaram durante anos, sendo possível a mudança estritamente através da reestruturação do quadro de pessoal.

Um grupo de profissionais observou a tirinha abaixo.

A observação da tirinha ensejou os seguintes comentários da parte dos profissionais:

Ana - Pessoas que se dedicam compulsivamente ao trabalho, designadas pelo termo workaholic, são impulsionadas a atingir metas com grande motivação, o que as afasta da possibilidade de passarem por situação de estresse.

Kátia - A personagem atingiu um estágio de estresse que se dá com a soma de perturbações orgânicas e psíquicas, provocadas por diversos agentes agressores, tais como sobrecarga de atividades, pressão de tempo e urgência.

Renato - A principal fonte de estresse no trabalho diz respeito às condições pessoais do trabalhador, como sua história de vida e situação familiar.

Luiza - O estresse, no trabalho, provoca consequências para o trabalhador e para a organização, interferindo no aumento do absenteísmo, e produzindo rotatividade e predisposição a acidentes de trabalho.

José - É preciso reconhecer que um baixo nível de estresse conduz à maior criatividade quando uma situação competitiva conduz a novas ideias e soluções.

No que diz respeito à qualidade de vida no ambiente profissional, são corretos APENAS os comentários de

  • A. Ana e Kátia.
  • B. Kátia e Renato.
  • C. Renato e Luiza.
  • D. Kátia, Luiza e José.
  • E. Renato, Luiza e José.
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