Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A preocupação com a qualidade, no ambiente organizacional, teve início no final da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, esse movimento ocorreu no início da década de 1990. Em função desse cenário, ocorreu uma série de modificações nas empresas nacionais. Esse fato está relacionado diretamente à

  • A. adoção da Norma ISO 9001 por todas as empresas exportadoras.
  • B. competitividade das empresas brasileiras que era limitada pelo governo.
  • C. grande quantidade de produtos idênticos nacionais que permitiam comparabilidade por parte do consumidor.
  • D. utilização pelas empresas nacionais de tecnologia em seu processo produtivo.
  • E. necessidade de manutenção da competitividade das empresas nacionais forçada pelo ingresso de produtos estrangeiros.

A gestão por processos é uma forma de gerenciar as organizações que apresenta seu foco no planejamento estratégico, na visão sistêmica e na estruturação das atividades da organização em processos. A esse respeito considere as afirmações abaixo. I - A gestão por processos possibilita a identifi cação de atividades que geram maior valor para o cliente. II - A gestão por processos permite integrar as atividades e orientar as ações para resultados. III - A gestão por processos tem como objetivo identificar os recursos tecnológicos necessários a serem adotados pela organização. Estão corretas APENAS as afirmações

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

A fase de preparação para a aquisição de um equipamento de movimentação de materiais numa unidade industrial inclui a análise dos seguintes itens:

  • A.

    tempo dispendido na operação a ser realizada, custo dessas operações, expectativa de vida do equipamento, facilidade de manutenção, praticidade e investimento necessário.

  • B.

    custo das operações a serem realizadas, facilidade de manutenção, número de horas diárias de trabalho do operador, tempo gasto na operação de carga, distância a percorrer.

  • C.

    custo da qualificação e salário do operador, combustível a ser utilizado, tipo de transmissão, sistema de freios e embreagem, facilidade de reposição de peças móveis, tempo de amortização.

  • D.

    preço do equipamento pretendido, tempo previsto de utilização diária do equipamento, tipo de pintura das peças móveis, combustível utilizado, nível de especialização do operador.

  • E.

    número de horas diárias de trabalho do operador, facilidade de manutenção, custo das operações a serem realizadas, nível de ruído e tipo de escapamento do equipamento.

As organizações, atualmente, precisam ter uma orientação focada no cliente para atuarem competitivamente no mercado. Visando à fidelização dos clientes, no atendimento aos clientes, a organização precisa estruturar-se para identificar

  • A. as necessidades e expectativas dos clientes
  • B. o processo de comunicação entre a empresa e seus fornecedores
  • C. o preço menor para oferecer o seu produto no mercado
  • D. o concorrente maior no mercado em que atua
  • E. o cliente interno de seus produtos

Uma empresa do setor alimentício verificou que, nos últimos dois meses, apresentou uma perda expressiva em seu processo produtivo, decorrente de muitas falhas. Depois de uma primeira análise, foi detectado que as perdas ocorreram por demoras existentes entre um processo e outro e pela inexistência de uma sequência adequada dos processos intermediários, além da falta de monitoramento do desempenho dos processos. Após essa análise, identificou-se que seria adequada a utilização de ferramentas que auxiliassem na compreensão da interdependência dos processos e no monitoramento desses processos. As ferramentas adequadas a esses objetivos são, respectivamente,

  • A. Fluxograma e Indicadores de Desempenho
  • B. Fluxograma e Matriz GUT
  • C. Diagrama de Causa e Efeito e Folha de Verificação
  • D. Diagrama de Pareto e Folha de Verificação
  • E. Diagrama de Ishikawa e Indicadores de Desempenho

O centro de compra de uma organização é composto por todas as pessoas e grupos que participam do processo decisório de compra e que compartilham algumas metas e riscos provenientes das decisões.

Verifica-se que o centro de compras é composto por

  • A.

    membros do departamento de compras da empresa, sendo vedada a participação de membros de outros departamentos.

  • B.

    membros da empresa que exercem um determinado papel no processo de compra, independente de seu nível hierárquico.

  • C.

    membros da empresa que, exclusivamente, detenham poder de decisão no processo de compra.

  • D.

    número igual de representantes da empresa compradora e da empresa fornecedora de bens ou serviços.

  • E.

    pessoas de fora da empresa, como consultores ou funcionários do governo, exclusivamente.

Uma empresa que atua no segmento vestuário de luxo treina sua equipe de vendedores para atuar de acordo com os seus princípios e valores no atendimento aos clientes. Esses princípios e valores são resumidos nas seguintes orientações:

• tratar os clientes com respeito e formalidade, dentro das regras de boa educação e cordialidade;

• perceber as expectativas dos clientes para oferecer os produtos que mais se adequem ao seu perfil, sem abordar assuntos particulares;

• verificar, antes do início das atividades, se todos os equipamentos e procedimentos necessários ao bom atendimento estão em plena operação.

O procedimento que NÃO atende às regras estabelecidas para atuação da equipe de vendas no atendimento ao cliente é:

  • A. o vendedor, ao ver o cliente entrar na loja, dirigiu-se a ele e cumprimentou-o, colocando-se à disposição para auxiliá-lo, caso fosse necessário.
  • B. o vendedor, após a apresentação inicial, começou a conversar com o cliente sobre assuntos pessoais para identificar suas expectativas.
  • C. o vendedor, durante o processo de venda, ofereceu água e café ao cliente, que era servido pelo garçom aos clientes da loja.
  • D. o vendedor ofereceu à cliente um vestido para festa, depois que esta lhe falou que o objetivo da compra era uma roupa para um casamento em uma elegante casa de festas.
  • E. o vendedor, na primeira abordagem ao cliente, percebeu que este é receptivo à sua companhia durante o processo de escolha do produto.

Essa proposição constata que

  • A.

    o tomador de decisões deve ter todas as informações em relação à situação da decisão, para poder identificar os critérios e as alternativas relevantes.

  • B.

    os critérios específicos de decisão são constantes, e os pesos atribuídos a eles são estáveis no decorrer do tempo.

  • C.

    os tomadores de decisões fazem uso ilimitado de sua criatividade e de sua capacidade de inovação dentro de uma organização.

  • D.

    as pessoas tomam decisões construindo modelos simplificados que extraem os aspectos essenciais dos problemas, sem capturar toda a sua complexidade.

  • E.

    boa parte das decisões tomadas no mundo real segue o modelo racional em que as escolhas são consistentes e têm seu valor maximizado.

Com o advento do comércio eletrônico entre a empresa e o cliente final, o chamado B2C, os sistemas logísticos sofreram profundas alterações, incrementando sua importância estratégica para as empresas. Em relação aos possíveis impactos gerados pelo comércio eletrônico sobre as cadeias logísticas, analise as afirmações a seguir.

I - Inúmeras empresas de varejo eletrônico (e-tailing) com novos canais de venda e marketing direto foram criadas, aumentando a importância da função logística.

II - Houve forte investimento em tecnologia da informação em geração de sites para atendimento ao cliente, sem conexão com o sistema de estoque da empresa.

III - O grau de complexidade dos canais de distribuição aumentou, devido ao alto grau de dispersão dos pedidos e prazos de entrega.

IV - A importância e o número de intermediários diminuíram na cadeia de distribuição física.

São corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Uma forma efetiva de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que tem sido adotada por muitas empresas, é a gestão processual das atividades. Dentre as atividades que devem ser de responsabilidade da gerência de cadeia de suprimentos, a única que NÃO constitui seu foco de atuação é

  • A. previsão de demanda de produtos acabados
  • B. expedição de produtos acabados
  • C. controle de estoques
  • D. precificação dos produtos e serviços
  • E. controle de entregas de produtos
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