Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O gerente do Banco W é acusado por uma cliente de descumprir a norma quanto à prioridade no atendimento.

Nesse caso, nos termos da lei, como sanção, é possível a aplicação de pena sob forma de

  • A. advertência
  • B. demissão
  • C. multa de cem por cento do salário
  • D. reeducação em curso especial
  • E. transferência de agência

Grupos e equipes não são turbas desorganizadas. Eles têm uma estrutura que molda o comportamento dos membros e torna possível explicar e prever uma grande parte do seu desempenho. O grupo com quem um funcionário trabalha espera que ele se vista de maneira mais informal. Se, apesar disso, ele for ao trabalho todos os dias de terno e gravata, provavelmente, será discriminado.

Com essa atitude, o funcionário estará infringindo um fator que influencia e limita o comportamento de cada membro de um grupo nessa situação.

Esse fator é

  • A.

    grau de coesão

  • B.

    status

  • C.

    papel

  • D.

    folga social

  • E.

    normas

A maneira pela qual as empresas respondem ao debate sobre responsabilidade social corporativa (CSR1) é chamada de capacidade de resposta social da empresa (CRS2). Enquanto a CSR1 se refere a princípios, filosofias e crenças, a CRS2 se refere a processos que as empresas seguem e às suas ações. Nesse contexto, constata-se que

  • A.

    em uma abordagem reativa, a empresa antecipa suas responsabilidades, fazendo mais do que lhe for exigido.

  • B.

    em uma abordagem defensiva, a empresa nega suas responsabilidades e faz menos do que lhe é exigido.

  • C.

    em uma abordagem proativa, a empresa se antecipa às suas responsabilidades, fazendo mais do que lhe for exigido.

  • D.

    em uma abordagem acomodativa, a empresa nega suas responsabilidades e faz menos do que lhe é exigido.

  • E.

    em uma abordagem acomodativa, a empresa admite sua responsabilidade e faz o mínimo exigido.

Para gerenciar a capacidade e a responsabilidade social da empresa, a organização precisa interagir com seus diferentes públicos interessados, os stakeholders, ou seja, pessoas, grupos de pessoas ou organizações que, de alguma maneira, possam influenciar ou ser influenciados pelas ações da organização. A gestão dos stakeholders considera os principais interessados e as questões específicas relevantes para cada um deles: a empresa, os funcionários, os acionistas, os clientes, os fornecedores e as entidades públicas. Nesse contexto, constata-se que a gestão das(os)

  • A.

    questões dos clientes inclui as demissões e dispensas temporárias, as licenças de trabalho e os planos de carreira.

  • B.

    questões dos fornecedores inclui as licenças de trabalho, os códigos corporativos e as doações sociais.

  • C.

    questões públicas inclui a saúde e a segurança pública, a conservação da energia, as questões ambientais, as doações sociais e as relações com a comunidade.

  • D.

    acionistas inclui as reclamações, a segurança do produto, os programas de saúde e de assistência e os planos de carreira.

  • E.

    clientes inclui o desempenho econômico, a missão ou o propósito da organização, o ambiente competitivo e os códigos corporativos.

Segundo consta na home page da CMB, “A CMB considera no seu planejamento a necessidade de crescer com sustentabilidade, fato que fica perfeitamente evidenciado em suas Diretrizes e Ações Ambientais”.

Nesse sentido, crescimento sustentável significa

  • A.

    desenvolver negócios ambientalmente arriscados que gerem altos retornos de investimentos e atendam às necessidades atuais da organização.

  • B.

    envolver esforços de políticos profissionais ou executivos da empresa para estabelecer canais com entidades ambientais reguladoras, legisladores e suas assessorias.

  • C.

    ir além do que a lei exige e alcançar em conjunto os objetivos de desenvolvimento econômico e de qualidade ambiental em longo prazo.

  • D.

    minimizar a liberação de poluentes e a criação de lixo, especialmente de lixo perigoso que possa causar danos ambientais.

  • E.

    utilizar relações públicas, ação legal e processos administrativos para evitar a introdução de regulamentação que possa ter impacto adverso na organização.

Considere as afirmações abaixo sobre teoria da produção.

I - Uma tecnologia que respeita a lei do produto marginal decrescente dá origem a curvas de custos marginais positivamente inclinadas.

II - Uma empresa que atua em mercado perfeitamente competitivo maximiza lucros, igualando seu custo marginal de produção ao preço de mercado.

III - O custo médio de longo prazo de produzir y unidades não pode ser maior que o custo médio de curto prazo de produzir y unidades.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Na atualidade, há grande preocupação com a preservação do meio ambiente, e todos são estimulados a dar sua contribuição para isso.

Nesse sentido, o profissional auxiliar de operação industrial participa na manutenção da qualidade do meio ambiente, quando

  • A.

    circula com os faróis do veículo que conduz acesos durante toda a jornada de trabalho.

  • B.

    desliga os cabos elétricos da buzina do seu equipamento de trabalho.

  • C.

    evita derramamento de óleo do equipamento no solo da indústria.

  • D.

    mantém correta a rotação do motor da empilhadeira elétrica.

  • E.

    procura frear sempre, no último momento, para ganhar tempo.

A demanda de diversos produtos passa por fases que constituem o seu ciclo de vida. Os efeitos gerenciais na empresa exigem diferentes estratégias financeiras, de fabricação e de marketing para cada fase, durante o tempo em que o produto se encontra no mercado.

 A fase em que o produto final é elevado e que a flexibilidade é um dos objetivos das operações de produção é a de

  • A. crescimento
  • B. declínio
  • C. introdução
  • D. maturidade
  • E. saturação

Os conceitos de planejamento e gestão podem ser aplicados pelas organizações à área da comunicação organizacional.

Assim, sob a ótica do planejamento estratégico de comunicação, a(s)

  • A. alta administração deve entender a comunicação como fator estratégico na divulgação da missão e dos valores da organização perante todos os seus públicos.
  • B. participação de profissionais ligados à comunicação na formulação do planejamento estratégico da organização deve ser moderada, a fim de evitar ruídos na comunicação entre a alta administração, os postos gerenciais e os operacionais.
  • C. visão estratégica é implementada por etapas, começando pelo plano de comunicação e, a partir dos seus resultados, inclui-se o planejamento estratégico global da organização.
  • D. ameaças do macroambiente não constituem fatores que devam ser observados na construção de um planejamento, uma vez que fatores externos não afetam a comunicação de uma organização.
  • E. áreas de comunicação e relações públicas devem estar subordinadas aos departamentos de marketing e promoção, tendo como função primária a elaboração de planos de veiculação dirigida.

  • A.

    o foco do DO está em gerar uma nova ideia aplicada para desenvolver ou melhorar um produto, processo ou serviço.

  • B.

    o agente de mudança pode orientar o DO, porém há uma forte ênfase na competição, já que uma organização eficaz enfatiza a autoridade e os controles hierárquicos.

  • C.

    o treinamento de sensibilidade é uma técnica de DO que usa questionários para identificar discrepâncias entre as percepções dos membros da equipe, seguido de discussões e sugestões de soluções para os problemas.

  • D.

    a consultoria de processo é uma técnica de DO que utiliza atividades coletivas de alta interatividade para aumentar a abertura e a confiança entre os membros da equipe.

  • E.

    três valores podem ser identificados como embasamento do conceito de DO: o respeito pelas pessoas, a equalização do poder e a confrontação.

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