Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo traduz o conceito de

  • A.

    distribuição

  • B.

    negociação

  • C.

    segmentação

  • D. planejamento
  • E.

    posicionamento

Para usufruir das vantagens da delegação de autoridade e dos benefícios de uma empresa descentralizada, um administrador deve adotar o seguinte procedimento:

  • A.

    manter as políticas e os procedimentos de forma padronizada, sem variações entre os diversos departamentos da empresa, de modo a ter tempo para tomar decisões táticas e operacionais.

  • B.

    concentrar as decisões nos níveis superiores, de forma que elas sejam mais consistentes com os objetivos empresariais, facilitando, assim, a especialização e a qualificação da alta direção.

  • C.

    motivar os funcionários e fazê-los se comprometerem com tal delegação, independentemente de sua capacidade, de seu tempo e dos recursos necessários para o bom desempenho dessa tarefa.

  • D.

    permitir que as decisões sejam tomadas pelos próprios executores, que, em geral, têm mais informação sobre os problemas, mas sem perder a coordenação e o controle da situação.

  • E.

    aumentar o grau de formalização da organização, elaborando descrições explícitas de tarefas e flexibilizando os procedimentos referentes aos processos de trabalho.

Em uma operação empresarial, o desequilíbrio entre a taxa de fornecimento e a de demanda pode ser evitado se existirem estoques de produtos.

Uma operação de varejo que mantiver níveis de estoque suficientes para evitar faltas de produtos diante da variabilidade da demanda e da incerteza do ressuprimento estará adotando o estoque de

  • A.

    ciclo

  • B.

    distribuição

  • C.

    segurança

  • D.

    viabilização

  • E.

    movimentação lenta

O conceito de qualidade é conhecido há muitos anos, mas, somente a partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, como uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização. Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, além de normas e certificações, todas com o objetivo de ajudar as organizações na busca da qualidade.

Nesse sentido, sobre as principais ferramentas para a busca da qualidade, constata-se que o(a)

  • A.

    Benchmarking é uma técnica utilizada para auxiliar uma equipe a gerar ou criar diversas ideias no menor espaço de tempo possível.

  • B.

    Diagrama de Causa e Efeito é um gráfico de barras verticais que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade para tal.

  • C.

    programa 5S é um programa de educação que dá ênfase à prática de organização, ordenação, limpeza, conservação e disciplina.

  • D.

    ciclo PDCA define o problema de forma clara e objetiva e inicia a construção de um fluxo circular com as raízes dos problemas.

  • E.

    lista de verificação deve ser aplicada quando for necessário orientar a preparação e a execução de atividades planejadas, visando ao seu melhor desenvolvimento.

Ao assumir sua função como analista de uma empresa, João foi convidado para avaliar o treinamento de ambientação da organização - um tipo de atividade que consiste em

  • A.

    analisar a estrutura da empresa para identificar cargos, pessoas e departamentos que necessitam de treinamento.

  • B.

    discutir com os funcionários as habilidades necessárias a seus cargos atuais e futuros.

  • C.

    elaborar junto com os funcionários o sociograma organizacional.

  • D.

    familiarizar os novos funcionários com políticas, procedimentos, cultura e outros aspectos da organização.

  • E.

    organizar dinâmicas de grupo e debates para redesenhar os princípios, a missão e a visão da organização.

A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura organizacional. As pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos indivíduos para aprender.

Se um profissional tivesse de escolher um público-alvo para desenvolver um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade com

  • A.

    alta conscienciosidade e muita abertura para experiências

  • B.

    estabilidade emocional negativa, extroversão e personalidade narcisista

  • C.

    estabilidade emocional positiva e baixa conscienciosidade

  • D.

    muitas habilidades técnicas e poucas habilidades cognitivas

  • E.

    locus de controle externo

Maria realizou um programa de treinamento em uma empresa, mas não estava motivada para a aprendizagem. Como deverá ser feito o programa de treinamento para aumentar as chances de motivar Maria?

  • A.

    Deverá desvincular do conteúdo do programa de treinamento a análise das necessidades de Maria.

  • B.

    Deverá diminuir a especificidade das metas a serem alcançadas por Maria.

  • C.

    Deverá eliminar todos os esquemas de reforço do programa de treinamento, favorecendo o condicionamento operante.

  • D.

    Deverá negociar com Maria objetivos difíceis, desafiadores e específicos, dando-lhes feedback periódico ao longo do programa.

  • E.

    Deverá solicitar aos instrutores que mantenham sigilo total sobre os objetivos do aprendizado, tanto no início como ao longo do programa.

Um grande desafio das organizações modernas é usar o treinamento como uma ferramenta estratégica para atingir os objetivos da empresa e os de seus empregados. A ligação entre treinamento e objetivos parece bastante óbvia, mas, frequentemente, acaba sendo esquecida na luta cotidiana pela implementação de programas. Dessa forma, o treinamento torna-se uma atividade, não uma estratégia. Existe uma diferença significativa entre o treinamento como atividade e o treinamento para impacto.

Em tal contexto, constata-se que o

  • A.

    treinamento como atividade é caracterizado pela parceria com o cliente.

  • B.

    treinamento como atividade é caracterizado pela preparação do ambiente de trabalho para dar apoio ao treinamento.

  • C.

    treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de medição de resultados.

  • D.

    treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de avaliação da eficácia do desempenho.

  • E.

    treinamento para impacto é uma abordagem diagnóstica que demanda um vínculo com uma necessidade negocial.

Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica preocupação tanto com a eficiência quanto com a eficácia organizacional.

 Nesse sentido, a eficácia organizacional

  • A.

    é a proporção entre o resultado efetivo alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo.

  • B.

    é alcançada por meio da racionalização do trabalho do funcionário e pelo somatório da eficiência individual.

  • C.

    é obtida, segundo a visão Taylorista, quando uma organização domina as técnicas da Administração Científica.

  • D.

    depende da análise que o gerente faz de cada situação específica, com base na análise das contingências, para que possa tomar decisões que justifiquem os seus resultados.

  • E.

    visa ao bom aproveitamento de recursos e a uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, a obter os resultados esperados com os menores custos e com perdas reduzidas.

A moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica, tem como característica o fato de ter um(a)

  • A.

    enfoque multimotivacional, que justifica a existência da organização na necessidade de seus participantes satisfazerem um objetivo único, como, por exemplo, o lucro.

  • B.

    sistema adaptativo, que traz como consequência uma focalização nos seus resultados, em vez da ênfase sobre o processo.

  • C.

    abordagem dinâmica que desloca a ênfase da organização na estrutura e que adiciona a ênfase sobre o processo de interação entre as partes que ocorrem dentro da estrutura.

  • D.

    abordagem probabilística, demonstrando que muitas variáveis podem ser explicadas com base na certeza e na racionalidade estatística.

  • E.

    abordagem normativa e prescritiva, que sugere o que e como fazer para monitorar a escolha dos objetivos e métodos da tomada de decisão.

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