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A ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo traduz o conceito de
distribuição
negociação
segmentação
posicionamento
Para usufruir das vantagens da delegação de autoridade e dos benefícios de uma empresa descentralizada, um administrador deve adotar o seguinte procedimento:
manter as políticas e os procedimentos de forma padronizada, sem variações entre os diversos departamentos da empresa, de modo a ter tempo para tomar decisões táticas e operacionais.
concentrar as decisões nos níveis superiores, de forma que elas sejam mais consistentes com os objetivos empresariais, facilitando, assim, a especialização e a qualificação da alta direção.
motivar os funcionários e fazê-los se comprometerem com tal delegação, independentemente de sua capacidade, de seu tempo e dos recursos necessários para o bom desempenho dessa tarefa.
permitir que as decisões sejam tomadas pelos próprios executores, que, em geral, têm mais informação sobre os problemas, mas sem perder a coordenação e o controle da situação.
aumentar o grau de formalização da organização, elaborando descrições explícitas de tarefas e flexibilizando os procedimentos referentes aos processos de trabalho.
Em uma operação empresarial, o desequilíbrio entre a taxa de fornecimento e a de demanda pode ser evitado se existirem estoques de produtos.
Uma operação de varejo que mantiver níveis de estoque suficientes para evitar faltas de produtos diante da variabilidade da demanda e da incerteza do ressuprimento estará adotando o estoque deciclo
distribuição
segurança
viabilização
movimentação lenta
O conceito de qualidade é conhecido há muitos anos, mas, somente a partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, como uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização. Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, além de normas e certificações, todas com o objetivo de ajudar as organizações na busca da qualidade.
Nesse sentido, sobre as principais ferramentas para a busca da qualidade, constata-se que o(a)
Benchmarking é uma técnica utilizada para auxiliar uma equipe a gerar ou criar diversas ideias no menor espaço de tempo possível.
Diagrama de Causa e Efeito é um gráfico de barras verticais que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade para tal.
programa 5S é um programa de educação que dá ênfase à prática de organização, ordenação, limpeza, conservação e disciplina.
ciclo PDCA define o problema de forma clara e objetiva e inicia a construção de um fluxo circular com as raízes dos problemas.
lista de verificação deve ser aplicada quando for necessário orientar a preparação e a execução de atividades planejadas, visando ao seu melhor desenvolvimento.
Ao assumir sua função como analista de uma empresa, João foi convidado para avaliar o treinamento de ambientação da organização - um tipo de atividade que consiste em
analisar a estrutura da empresa para identificar cargos, pessoas e departamentos que necessitam de treinamento.
discutir com os funcionários as habilidades necessárias a seus cargos atuais e futuros.
elaborar junto com os funcionários o sociograma organizacional.
familiarizar os novos funcionários com políticas, procedimentos, cultura e outros aspectos da organização.
organizar dinâmicas de grupo e debates para redesenhar os princípios, a missão e a visão da organização.
A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura organizacional. As pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos indivíduos para aprender.
Se um profissional tivesse de escolher um público-alvo para desenvolver um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade com
alta conscienciosidade e muita abertura para experiências
estabilidade emocional negativa, extroversão e personalidade narcisista
estabilidade emocional positiva e baixa conscienciosidade
muitas habilidades técnicas e poucas habilidades cognitivas
locus de controle externo
Maria realizou um programa de treinamento em uma empresa, mas não estava motivada para a aprendizagem. Como deverá ser feito o programa de treinamento para aumentar as chances de motivar Maria?
Deverá desvincular do conteúdo do programa de treinamento a análise das necessidades de Maria.
Deverá diminuir a especificidade das metas a serem alcançadas por Maria.
Deverá eliminar todos os esquemas de reforço do programa de treinamento, favorecendo o condicionamento operante.
Deverá negociar com Maria objetivos difíceis, desafiadores e específicos, dando-lhes feedback periódico ao longo do programa.
Deverá solicitar aos instrutores que mantenham sigilo total sobre os objetivos do aprendizado, tanto no início como ao longo do programa.
Um grande desafio das organizações modernas é usar o treinamento como uma ferramenta estratégica para atingir os objetivos da empresa e os de seus empregados. A ligação entre treinamento e objetivos parece bastante óbvia, mas, frequentemente, acaba sendo esquecida na luta cotidiana pela implementação de programas. Dessa forma, o treinamento torna-se uma atividade, não uma estratégia. Existe uma diferença significativa entre o treinamento como atividade e o treinamento para impacto.
Em tal contexto, constata-se que o
treinamento como atividade é caracterizado pela parceria com o cliente.
treinamento como atividade é caracterizado pela preparação do ambiente de trabalho para dar apoio ao treinamento.
treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de medição de resultados.
treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de avaliação da eficácia do desempenho.
treinamento para impacto é uma abordagem diagnóstica que demanda um vínculo com uma necessidade negocial.
Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica preocupação tanto com a eficiência quanto com a eficácia organizacional.
Nesse sentido, a eficácia organizacional
é a proporção entre o resultado efetivo alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo.
é alcançada por meio da racionalização do trabalho do funcionário e pelo somatório da eficiência individual.
é obtida, segundo a visão Taylorista, quando uma organização domina as técnicas da Administração Científica.
depende da análise que o gerente faz de cada situação específica, com base na análise das contingências, para que possa tomar decisões que justifiquem os seus resultados.
visa ao bom aproveitamento de recursos e a uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, a obter os resultados esperados com os menores custos e com perdas reduzidas.
A moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica, tem como característica o fato de ter um(a)
enfoque multimotivacional, que justifica a existência da organização na necessidade de seus participantes satisfazerem um objetivo único, como, por exemplo, o lucro.
sistema adaptativo, que traz como consequência uma focalização nos seus resultados, em vez da ênfase sobre o processo.
abordagem dinâmica que desloca a ênfase da organização na estrutura e que adiciona a ênfase sobre o processo de interação entre as partes que ocorrem dentro da estrutura.
abordagem probabilística, demonstrando que muitas variáveis podem ser explicadas com base na certeza e na racionalidade estatística.
abordagem normativa e prescritiva, que sugere o que e como fazer para monitorar a escolha dos objetivos e métodos da tomada de decisão.
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