Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Uma empresa de grande porte, atuando num setor onde existe grande concorrência, fez uma análise SWOT detalhada de seu ambiente interno, visando a estabelecer ações que pudessem melhorar a sua competitividade no mercado. Esse processo, que demandou um grande esforço da alta administração, não atingiu o objetivo esperado – melhoria da competitividade.

Um consultor foi contratado para verificar a falha ocorrida na análise realizada pela empresa.

O consultor constatou que a falha ocorrida deveu-se ao fato de a empresa não ter feito a análise

  • A. de oportunidades e ameaças existentes no macroambiente.
  • B. das forças tecnológicas para adotar soluções informatizadas.
  • C. dos fatores sociais para entender as expectativas dos clientes internos.
  • D. dos fatores críticos de sucesso para estabelecer o preço de seus produtos.
  • E. dos novos entrantes no mercado para determinar o seu volume de produção.

A avaliação do desempenho possibilita a identificação de problemas de gerência e supervisão, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis discrepâncias ou carências de treinamento.

Há vários métodos de avaliação de desempenho. A ferramenta que identifica e avalia as habilidades, os conhecimentos e as atitudes determinantes da eficácia profissional é conhecida como

  • A.

    escalas gráficas

  • B.

    incidentes críticos

  • C.

    lista de verificação

  • D.

    avaliação participativa por objetivos

  • E.

    gerenciamento baseado em competências

Uma empresa do setor varejista começou a oferecer alguns de seus produtos no sistema de compras coletivas, estratégia também utilizada por algumas outras empresas.

A estratégia das empresas de serviço que adotam esse tipo de venda é

  • A. aumentar sua receita ao receber pelos serviços que não são consumidos por aqueles que os compram mas não consomem o serviço adquirido.
  • B. gerar um fluxo de caixa positivo apesar do prejuízo acumulado ao longo do tempo provocado pelos descontos concedidos.
  • C. fazer vendas complementares e atrair novos clientes.
  • D. ganhar economia de escala proporcionada pelo volume de vendas.
  • E. eliminar suas campanhas de marketing, já que o mercado conhecerá a empresa através desse meio de divulgação.

Para fazer diferença como líder, o gerente de RH de uma empresa defende a utilização do modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard.

O argumento utilizado por esse gerente para justificar sua preferência é que a adoção desse modelo permite que seja(m)

  • A.

    favorecida a relação com os outros, baseando-se no charme, no magnetismo, na inspiração e na emoção para, dessa forma, inspirar confiança e administrar bem suas impressões.

  • B.

    valorizadas a presteza do funcionário e a sua disposição para o desempenho de tarefas, bem como a sua capacidade de corresponder às expectativas, itens fundamentais na definição do estilo adequado de liderança.

  • C.

    demonstradas a visão e a missão organizacionais de forma clara em termos de ações e propósitos, não apenas verbalmente como também através de seu comportamento.

  • D.

    feitas mudanças positivas no modo como as organizações e as pessoas conduzem suas atividades, gerando, assim, melhores resultados para a organização.

  • E.

    utilizados estilos iguais com o mesmo subordinado, quando ele estiver executando tarefas diferentes, uma vez que há um estilo único de liderança para todos os propósitos.

Uma empresa que atua no segmento industrial pesado tem apresentado resultados negativos nos últimos três anos, e seus acionistas exigiram a contratação de um consultor para identificar novas estratégias de atuação e conseguir a recuperação da empresa nos próximos dois anos.

O consultor adotou um modelo para a identificação de novas estratégias utilizando a análise do ambiente externo quanto às forças que influenciam a competitividade de um segmento.

Constituem-se, no modelo adotado pelo consultor, forças que influenciam a competitividade:

  • A. Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governança Corporativa
  • B. Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governo
  • C. Tecnologia, Capacidade Produtiva e Governo
  • D. Clientes, Fornecedores, Novos Entrantes e Produtos Substitutos
  • E. Força de Trabalho, Sistema de Transporte, Clientes e Tecnologia

Um consultor, especializado na elaboração de estratégias para empresas de grande porte do setor de siderurgia, está explicando para os diretores de uma organização o processo que utiliza nesse tipo de trabalho.

Durante sua palestra, ele citou as características dos problemas que o nível institucional enfrenta e que os leva a determinar as estratégias que adotará em seu planejamento.

Os problemas enfrentados pelos gestores do nível institucional, que devem ser considerados na elaboração de seu planejamento, apresentam as seguintes características:

  • A. simplicidade, incerteza, estruturação e efeito no longo prazo
  • B. simplicidade, certeza, estruturação e efeito no curto prazo
  • C. flexibilidade, incerteza, controlável e efeito no curto prazo
  • D. complexidade, certeza, controlável e efeito no curto prazo
  • E. complexidade, incerteza, desestruturação e efeito no longo prazo

Uma organização, que presta consultoria para diversas empresas de diferentes setores, está envolvida em cinco projetos que precisam de profissionais com capacidades muito específicas e que são raros no mercado de trabalho. Atualmente essa organização tem somente dois desses profissionais em seu quadro funcional.

O diretor da consultoria convocou uma reunião com os gerentes de projetos para encontrar a estrutura mais adequada para possibilitar a organização atender a todos os projetos nos quais se encontra envolvida.

A estrutura organizacional adequada para a alocação de profissionais em situações conforme a exposta acima é

  • A. linear, porque o profissional saberá qual o seu superior hierárquico e poderá atendê-lo prontamente para realizar a atividade do projeto.
  • B. funcional, porque o profissional saberá qual a função específica que deverá executar no projeto.
  • C. matricial, porque o profissional poderá ser alocado a mais de um projeto, simultaneamente, de acordo com o cronograma dos projetos.
  • D. territorial, porque o profissional ficará alocado ao projeto de acordo com a região geográfica na qual tal projeto se realiza.
  • E. departamental, porque o profissional saberá a que departamento o projeto pertence e, com base nisso, terá suas funções otimizadas.

Uma empresa que atua no setor químico, em processo de expansão nacional, está planejando abrir uma nova unidade fabril para atender a uma demanda regional muito distante de onde se encontra a instalação da fábrica atualmente.

A administração dessa empresa está ciente de que a nova unidade atenderá parcialmente ao problema da distância de seus principais clientes.

Para que a alta administração da empresa possa fazer uma análise correta em seu processo de planejamento, ela deverá considerar o(a)

  • A. estágio do ciclo de vida dos produtos que fabricará para atender ao mercado local.
  • B. sistema de controle operacional a ser utilizado na nova unidade.
  • C. custo de implantação da nova unidade e a legislação ambiental local, já que são elementos que podem inviabilizar a instalação da nova unidade.
  • D. malha rodoviária local para distribuição de seus produtos, já que produtos químicos só podem ser distribuídos por via rodoviária.
  • E. legislação tributária local, porque ela limita as atividades da indústria química em várias regiões.

O ambiente organizacional bastante complexo atualmente exige que o mundo corporativo adote novas estruturas, possibilitando maior flexibilidade de atuação, adaptando-se às necessidades do mercado e às expectativas dos clientes.

Nesse sentido, a estrutura que atende a essa exigência é a organização

  • A. de acordo com a atuação regional, já que pode estar adaptada às variações culturais.
  • B. por cargos e tarefas, porque enfatiza o trabalho simples e repetitivo, facilitando a especialização dos profissionais.
  • C. por funções, onde as atividades são agrupadas por sua finalidade, facilitando a adaptação às exigências do mercado.
  • D. por divisões, que permite estruturar a empresa diversificada, possibilitando a integração horizontal.
  • E. por processos, na qual as atividades são realizadas numa sequência lógica possibilitando o fluxo contínuo do trabalho.

O custo variável unitário de um determinado produto é de R$ 9.300,00.

Sabendo-se que o percentual de margem de contribuição praticado pela empresa produtora é de 40%, qual deve ser, em reais, o preço unitário de venda desse produto?

  • A.

    12.400,00

  • B.

    13.020,00

  • C.

    14.880,00

  • D.

    15.500,00

  • E.

    16.200,00

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