Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Aproveitando o modismo de implantação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), um gerente iniciou um estudo sobre os processos em seu setor.

Essa iniciativa, porém, foi um erro, pois ele, equivocadamente, acreditou que estudos de processos tivessem o objetivo de

  • A. garantir sua progressão funcional por mérito.
  • B. identificar a utilidade de cada etapa dos processos.
  • C. mapear a necessidade de treinamento para o trabalho específico.
  • D. procurar adequar as operações às pessoas que as executam.
  • E. verificar as vantagens em alterar a sequência das operações.

Uma empresa de controle familiar, que atua na área de usinagem e caldeiraria, conquistou recentemente grandes clientes e precisa ampliar seu quadro de operadores de chão de fábrica. O mercado de trabalho está demandante e, portanto, é necessário tornar a empresa interessante por meio de um sistema de bonificação variável que não modifique a estrutura familiar e tenha foco no desempenho na atividade.

Qual critério deve ser central em uma proposta de bonificação variável no caso?

  • A. Ampliação de horas extras
  • B. Aumento de salários
  • C. Ganhos por produtividade e redução de perdas
  • D. Bônus após 6% de retorno sobre o patrimôniov
  • E. Opção de compra de ações

Ao chegar a uma empresa, determinada pessoa apresenta-se como parente do Gerente de Pessoal e solicita autorização para ir ao encontro dele. Conhecedor das normas estabelecidas no Plano Geral de Segurança (PGS), o agente de segurança adotará alguns procedimentos.

Entre os procedimentos a serem adotados pelo segurança NÃO consta o de que ele deve

  • A. solicitar ao visitante a apresentação de um documento com fotografia.
  • B. entrar em contato com a pessoa desejada.
  • C. anotar os dados na folha de controle de visitantes.
  • D. reter o documento de identidade do visitante até a sua saída.
  • E. entregar ao visitante o crachá e o documento pessoal solicitado.

Uma rede de pequeno porte, atuando no varejo de roupas femininas, pretende reposicionar-se no mercado, modificando sua atual estratégia de liderança de custos para uma estratégia de diferenciação. A preocupação central dos executivos tem sido em relação à mudança de uma cultura organizacional com foco em custos para uma cultura com foco na geração de valor para o cliente. Desse modo, estão sendo planejadas, pelo departamento de RH, algumas ações para promover a mudança da cultura organizacional.

Qual ação de mudança na cultura organizacional deve ser sugerida pelo RH?

  • A. Desenvolver na equipe de produção uma cultura de eficiência e produtividade aliadas a níveis de qualidade aceitáveis.
  • B. Instruir a equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para que intensifique o foco em extensões de produto e melhoria de processos.
  • C. Preparar e estimular os colaboradores na identificação de oportunidades de inovação tecnológica com foco em design e desempenho valiosos.
  • D. Simular com a equipe de vendas situações com o cliente que exponham o foco em valor, confiabilidade e preço baixo.
  • E. Treinar a equipe de contabilidade para que intensifique a coleta de dados de custos e mantenha princípios contábeis conservadores.

O telefone é o meio de comunicação mais utilizado no planeta; sua utilização, contudo, requer procedimentos específicos.

Um procedimento obrigatório em relação ao uso do aparelho telefônico consiste em:

  • A. realizar a assepsia do aparelho antes de toda e qualquer ligação.
  • B. fornecer informações às pessoas, somente após elas se identificarem.
  • C. ter, junto ao aparelho, uma relação dos funcionários da empresa onde constem o setor de trabalho e o telefone interno.
  • D. tentar resolver o problema apresentado de alguém que esteja ausente no momento da ligação.
  • E. retornar a ligação para confirmar as informações apresentadas, descartando a hipótese de trote.

Um analista de RH, de uma empresa de eletrodomésticos que atua com uma estratégia de liderança em custos, monitorou, ao longo dos últimos meses, os dados relacionados ao desempenho no que tange aos custos envolvidos nas ações de treinamento e desenvolvimento (T&D), a redução do custo gerado por falhas humanas e o impacto no nível de qualidade dos produtos, gerando o gráfico a seguir.

A partir da análise do gráfico, o analista deve incluir em seu relatório para gerência uma proposta de nível ótimo de desempenho que atenda à estratégia de liderança de custos e de garantia de padrões médios de qualidade.

Nesse contexto, qual deve ser a recomendação do analista quanto ao nível ótimo a ser buscado nos próximos 6 meses?

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. IV
  • E. V

A avaliação de desempenho deve proporcionar benefícios não só para as pessoas, como também para as organizações.

Entre as funções listadas a seguir, aquela que NÃO se aplica à avaliação de desempenho é

  • A. destacar fatos recentes da performance do indivíduo.
  • B. cobrir o alcance de metas.
  • C. enfatizar o indivíduo no cargo.
  • D. utilizá-la para a melhoria da produtividade.
  • E. atingir os objetivos organizacionais.

Um supervisor percebeu um comportamento inconsistente de um colaborador atuando na equipe de vendas. Na observação de situações reais, diagnosticou que o vendedor ficava muito irritado e impaciente diante das solicitações dos clientes quanto às especificações técnicas do produto.

Considerando que o caso envolve um comportamento individual em uma situação específica, qual meio de desenvolvimento de pessoal é adequado ao caso?

  • A. Aconselhamento
  • B. Atribuição de Comissões
  • C. Jogos de empresas
  • D. Participação em cursos
  • E. Tutoria ou Mentoring

O principal executivo de um estaleiro decidiu implantar a metodologia de gestão de projetos visando a atender a demanda pela construção de novos petroleiros. Uma analista de RH ficou responsável por planejar, organizar e monitorar o processo de recrutamento e seleção de gerentes de projeto, tendo como preocupação central a capacidade de exercer uma liderança situacional.

No processo de seleção, devem ser identificadas nos candidatos a capacidade de

  • A. valorizar tecnologia e conhecimento técnico.
  • B. manter a autoridade compatível com a posição.
  • C. ascender a posições hierárquicas superiores.
  • D. estabeler uma única linha de comando.
  • E. envolver a equipe na tomada de decisão.

O Estado X celebrou contrato de prestação de serviços auxiliares de motorista e mensageiro com a Empresa ABC, pelo prazo de doze meses.

Caso, na execução do referido contrato, a empresa contratada não recolha os encargos previdenciários devidos, em face da remuneração paga aos seus empregados, a responsabilidade por seu pagamento será

  • A. exclusiva da empresa ABC.
  • B. exclusiva do Estado X.
  • C. solidária da empresa ABC e do Estado X.
  • D. do Estado X, cabendo direito de regresso contra a empresa ABC.
  • E. da empresa ABC, cabendo direito de regresso contra o Estado X.
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