Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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  • A. custo médio de treinamento superior, devido à alta rotatividade.
  • B. custo médio de contratação superior, pois o serviço é terceirizado.
  • C. percentual de lucros distribuído inferior, pois o custo médio é baixo.
  • D. proporção elevada de profissionais de RH, pois são mais ineficientes.
  • E. preenchimento de vagas mais rápido, pois a distribuição de lucros é elevada.

Uma empresa decidiu criar uma espécie de organograma com as possíveis direções e oportunidades de carreira disponíveis na organização, as etapas e os meios para que seus colaboradores fossem informados sobre a possibilidade de ascensão, tendo em vista o desenvolvimento de recursos humanos. Essa empresa está oferecendo a ferramenta de

  • A.

    mapeamento de carreiras.

  • B.

    centro de recursos.

  • C.

    inventário de habilidades.

  • D.

    aconselhamento individual.

  • E.

    sistema de oportunidade de vagas.

Na indústria de petróleo, na qual muitas ações e práticas são regulamentadas, entende-se que uma vantagem competitiva sustentável possa derivar do desenvolvimento de uma visão com base em recursos (capital físico, humano e organizacional). Nesse sentido, a administração estratégica de recursos humanos deve colocar foco na(o)

  • A. geração de capacidades dinâmicas entre os colaboradores.
  • B. aquisição de recursos e competências similares aos da concorrência.
  • C. replicagem dos mecanismos de auditoria e controle dos colaboradores.
  • D. substituição de seus recursos humanos por aqueles da concorrência.
  • E. desenvolvimento de benefícios e capacidades especificados pelos conselheiros.

O conceito de estratégia, quase sempre, é associado à ideia de plano ou de um curso de ação conscientemente pretendido. Porém, os acadêmicos e os profissionais de RH já reconhecem que a estratégia é consistência no comportamento, pretendida ou não. Nesse caso, a estratégia é reconhecida como

  • A.

    perspectiva.

  • B.

    posição.

  • C.

    pretexto.

  • D.

    política.

  • E.

    padrão.

Gerenciar a diversidade no ambiente de trabalho implica maximizar suas vantagens e minimizar possíveis barreiras. Há um conjunto de atividades voluntárias e compulsórias que podem ser conduzidas na organização. Dentre as ações compulsórias, visando à diversidade, destaca- se a de

  • A. oferecer aos funcionários treinamento e instrução.
  • B. mudar sistemas culturais visando à redução de conflitos.
  • C. pesquisar as políticas e práticas de retenção e demissão.
  • D. garantir igualdade de salários e de critérios de seleção.
  • E. estabelecer programas e metas visando à diversidade.

  • A. I -R, II - P, III - Q
  • B. I -P, II - S, III - R
  • C. I -Q, II - R, III - P
  • D. I -S, II - Q, III - P
  • E. I -Q, II - P, III - S

As vendas previstas para a distribuidora de combustíveis no ano de 2011 são de R$ 2.300.000,00. Foi fixada produtividade mínima para cada vendedor de R$ 100.000,00. Uma vez que o turnover anual de vendedores é de 30%, o número ótimo de vendedores para a distribuidora é de

  • A.

    7

  • B.

    12

  • C.

    20

  • D.

    23

  • E.

    30

O trabalho em equipe é considerado fundamental para sistemas de trabalho de alto desempenho, já que delega poder e concede maior controle ao empregado.

PORQUE

Reconhece a importância das necessidades sociais de cada empregado individualmente e requer pouca orientação técnica por, necessariamente, envolver a divisão de tarefas que devem ser simples, seguras e controláveis.

A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

  • A. laissez-faire (ou rédea solta).
  • B. interpessoal (ou solidário).
  • C. democrático (ou participativo).
  • D. contingencial (ou personalista).
  • E. autocrático (ou autoritário).

Ao final de um ano de serviço, um funcionário questionou o sistema de avaliação de desempenho ao qual foi submetido. O argumento apresentado foi de que os parâmetros ou padrões utilizados não atendiam a algumas características básicas. Uma característica INADEQUADA a um parâmetro ou padrão de avaliação de desempenho é ser

  • A. viável.
  • B. específico.
  • C. atualizado.
  • D. mensurável.
  • E. conveniente.
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