Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao formular sua estratégia mercadológica, a empresa X precisa identificar os potenciais concorrentes e não considerar apenas os existentes. As características relacionadas abaixo identificam os potenciais concorrentes, EXCETO a

  • A.

    facilidade de suplantar as barreiras à entrada no setor de X.

  • B.

    facilidade de verticalizar por ser um fornecedor importante de X.

  • C.

    sinergia entre sua atual atividade e a atividade de X.

  • D.

    agressividade de seus dirigentes, embora atuando em setor diferente do de X.

  • E.

    facilidade de verticalizar por ser um comprador importante de X.

Os executivos de uma rede de agências de turismo “X” ao utilizarem a análise SWOT no processo de planejamento estratégico se equivocaram ao considerar que os ataques terroristas ocorridos no exterior, naquele ano, representariam uma ameaça ao negócio.

PORQUE

Os clientes da rede de agências de turismo “X”, no ano em que ocorreram os ataques terroristas, passaram a optar por pacotes turísticos nacionais, em detrimento dos internacionais, gerando um crescimento de 50% nas operações e 30% na margem de lucro, dados os custos inferiores nas operações nacionais.Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Os executivos de uma empresa de mineração decidiram ampliar a atuação da organização para outros negócios. Optaram por desenvolver a siderurgia por meio de alianças com empresas estrangeiras e a logística por contrato de concessão de ferrovias e portos. Foi criada, também, uma nova empresa dedicada à geração de energia por usinas termelétricas. Conclui-se que o motivo para a estratégia de diversificação é

  • A.

    promover concorrência multiponto.

  • B.

    reduzir remuneração dos gerentes.

  • C.

    obter economias financeiras.

  • D.

    superar desempenho ruim.

  • E.

    proporcionar integração vertical.

O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes que são atraídos para um mercado que cresce rápido. Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela expressão

  • A.

    estrela.

  • B.

    cão.

  • C.

    abacaxi.

  • D.

    vaca leiteira.

  • E.

    ponto de interrogação.

O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis.

PORQUE

As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa.

A esse respeito, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

A direção se reuniu e realizou uma análise estratégica do crescimento da empresa. A direção indicou que o caminho do crescimento da empresa passa pela decisão de vender mais dos produtos atuais para novos mercados. Essa estratégia de crescimento é denominada

  • A.

    penetração de mercado.

  • B.

    desenvolvimento do mercado.

  • C.

    desenvolvimento do produto.

  • D.

    diversificação.

  • E.

    oportunidade.

Na gestão de pessoas, uma das atividades previstas é a avaliação de desempenho. Nesse contexto, considere as razões para o desenvolvimento da avaliação, expostas a seguir.

I - Recompensas: justificar aumentos, promoções e transferências.

II - Retroação: proporcionar ao gerente insumos para aconselhamento e orientação.

III - Desenvolvimento: dar conhecimento sobre pontos frágeis e oportunidades de treinamento.

É(São) razão(ões) a ser(em) considerada(s) na avaliação de desempenho APENAS a(s) exposta(s) em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I e III.

O conceito de cultura organizacional que incorpora a dimensão de poder, intrínseca aos sistemas simbólicos, em seu papel de legitimação do status quo, é aquele que considera esse tipo de cultura como um conjunto de

  • A. concepções e normas que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação e integração.
  • B. concepções e normas submersas à vida de uma organização e que devem ser comunicadas a seus membros através de formas simbólicas tangíveis.
  • C. concepções, normas e valores expressos em paradigmas cognitivos que reforçam a identidade social, a negociação coletiva e o poder de coesão.
  • D. valores e pressupostos considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir os problemas cotidianos.
  • E. valores e pressupostos que tanto agem como elementos de comunicação e consenso como ocultam e instrumentalizam as relações de dominação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...