Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O gerente de uma empresa vem recebendo queixas sobre o atendimento aos clientes e, para resolver esse problema, elaborou um programa de capacitação com o objetivo de obter uma mudança comportamental ou atitudinal dos atendentes. Para avaliar os resultados deste programa, ele deverá identificar

  • A.

    quão bem utilizados foram os recursos de treinamento e se as metodologias estavam coerentes com o conteúdo proposto.

  • B.

    os efeitos do programa nos indicadores de satisfação dos clientes por meio de uma nova pesquisa das opiniões e das percepções dos clientes.

  • C.

    a reação dos treinandos ao programa e a contextualização de todo o processo de transmissão de novos conhecimentos

  • D.

    a reação dos treinandos com relação aos conteúdos desenvolvidos e aos métodos utilizados, buscando a atualização de conceitos técnicos e administrativos necessários à função.

  • E.

    a avaliação dos instrutores do programa por meio de formulários preenchidos pelos treinandos, logo após o final da capacitação.

Um gerente de Infraestrutura necessita fazer a previsão de demanda de um determinado item de seu estoque, para janeiro de 2010. Observe abaixo a tabela que dispõe dos dados de consumo desse item, de agosto a dezembro de 2009.

Com base nos dados dos meses apresentados na tabela acima, qual o consumo previsto para janeiro de 2010, de acordo com as técnicas de média móvel simples e ponderada, respectivamente?

  • A.

    64,0 e 75,0

  • B.

    64,0 e 84,0

  • C.

    64,0 e 86,5

  • D.

    75,0 e 84,0

  • E.

    75,0 e 86,5

Os materiais criados e organizados para treinamentos devem adequar-se às necessidades dos aprendizes para que possam atender, com dignidade, às exigências do mundo atual. Nessa perspectiva, analise os aspectos que devem ser considerados na construção de materiais didáticos e na produção de textos escritos para treinamentos.

I - Relação de materiais didáticos com os objetivos de aprendizagem.

II - Aplicação de táticas instrucionais apropriadas.

III - Legislação específica e normativa.

IV - Aplicação de regras de escrita efetiva.

V - Desenvolvimento de materiais que complementam estratégias efetivas de implementação do conteúdo na prática.

Devem ser considerados os aspectos

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    IV e V, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Os trabalhos de transporte de cargas dentro de um armazém são influenciados pelo arranjo físico e pelos equipamentos utilizados. Desse modo, o gerente deve buscar maior eficiência

  • A.

    aumentando as distâncias entre movimentações para garantir a segurança dos trabalhadores.

  • B.

    evitando a consolidação de cargas para reduzir os custos.

  • C.

    usando transportadoras de esteiras de roletes para roteiros aleatórios.

  • D.

    padronizando os dispositivos de armazenagem para os diversos produtos.

  • E.

    utilizando tratores para movimentar cargas em fluxos verticais.

O treinamento é um dos recursos para Capacitação de Pessoal, que surge como resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional; porém, para que o objetivo do treinamento seja atingido, é necessário que se cumpra uma série de etapas.

Qual etapa NÃO é necessária para o treinamento?

  • A.

    Diagnóstico das necessidades de treinamento.

  • B.

    Programação de treinamento.

  • C.

    Aplicação e execução do treinamento.

  • D.

    Desenvolvimento do programa de treinamento.

  • E.

    Avaliação dos resultados obtidos.

Estoque de segurança é o estoque de produto para suprir determinado período, além do prazo de entrega para consumo ou vendas, prevenindo possíveis atrasos na entrega por parte do fornecedor e garantindo o andamento do processo produtivo, caso ocorra um aumento na demanda do item.

Os estoques de segurança também têm como função impedir que ocorram problemas inesperados em alguma fase produtiva interrompendo as atividades sucessivas de atendimento da demanda.

Para que sejam estabelecidos corretamente os estoques de segurança, que fatores devem ser considerados, prioritariamente?

  • A.

    Variação na frequência com que a peça é requisitada no almoxarifado e o seu custo no mercado.

  • B.

    Os custos decorrentes do esgotamento do item e a velocidade de consumo no processo produtivo.

  • C.

    Os custos de transporte e os custos de manutenção dos estoques mínimos

  • D.

    Os custos de transporte e a menor velocidade na razão do consumo.

  • E.

    Os custos decorrentes do esgotamento do item e os custos de manutenção dos estoques mínimos.

O gestor de qualquer área da organização deve procurar identificar adequadamente o potencial de cada um de seus funcionários para estabelecer uma estratégia adequada de desenvolvimento de pessoal. Em sua atuação diária, esse gestor pode identificar o potencial por meio da observação e do diálogo direto e aberto com seus funcionários. São fatores identificados como indicadores de potencial para desenvolvimento dos funcionários o (a)

  • A.

    interesse por assuntos gerais durante o expediente do trabalho.

  • B.

    emprego da estratégia “mínimo esforço” nas atividades relativas ao seu cargo.

  • C.

    disposição para assumir funções mais complexas e desafiadoras.

  • D.

    informalidade nas relações com os demais funcionários.

  • E.

    interesse reduzido pela área em que atua e pelos negócios da empresa.

Uma das principais questões no gerenciamento de estoques, seja em empresas de grande porte com inúmeras filiais, seja em uma pequena empresa com todas as atividades centralizadas em um único local, continua sendo quando e quanto repor seus estoques, levando em conta as possíveis variabilidades, tanto no suprimento quanto na demanda. Uma das políticas de gestão de estoques mais conhecidas e utilizadas é o sistema de lote econômico com ponto de pedido, que significa um sistema

  • A.

    onde uma quantidade Q é ordenada assim que o estoque disponível atinge o patamar de r unidades, chamado de ponto de pedido.

  • B.

    onde Q é o patamar mínimo para solicitar r unidades do item, onde Q significa o ponto de pedido.

  • C.

    onde um produto P será requisitado na quantidade r, onde P significa o ponto de pedido.

  • D.

    onde é identificado que um produto P é necessário na quantidade de q unidades para atender o cliente.

  • E.

    onde R se refere ao patamar mínimo que se admite para o item, que deverá ser requisitado em p unidades.

A área de Treinamento de uma empresa é um subsistema da área de Recursos Humanos. Quando se aplica um programa de treinamento a alguns empregados que atuam em diferentes áreas, o objetivo do treinamento é a qualificação dos empregados, com vistas a atingir distintos objetivos organizacionais. Com base nessas informações, a coluna da esquerda apresenta o foco do treinamento e a da direita os resultados que se espera obter.

Estão corretas as seguintes associações

  • A.

    I – S , II – Q , III – P.

  • B.

    I – R , II – P , III – Q.

  • C.

    I – P , II – S , III – Q.

  • D.

    I – P , II – Q , III – S.

  • E.

    I – Q , II – R , III – P.

A gestão de estoques é fator de grande importância para as empresas, e uma boa gestão de estoque faz com que a empresa possa se tornar mais competitiva no mercado em que atua. A classificação do estoque pela curva ABC é um método antigo, porém eficaz e baseia-se no raciocínio do Diagrama de Pareto, desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto. É através da classificação da curva ABC que se consegue determinar o grau de importância dos itens, permitindo, assim, diferentes níveis de controle com base na importância relativa do item.

Associe cada classe apresentada na coluna da esquerda à característica correspondente, exposta na coluna da direita.

Estão corretas as associações

  • A.

    A – I , B – II , C – III.

  • B.

    A – III , B – II , C – I.

  • C.

    A – I , B – III , C – IV.

  • D.

    A – II , B – IV , C – I.

  • E.

    A – IV , B – III , C – II.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...