Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para uma tarefa da magnitude do Censo Demográfico, faz-se necessário trabalhar em equipe. Nessa modalidade de atuação, os participantes
planejam com firmeza de propósitos e não perdem o foco na tarefa que têm a desempenhar.
se aproximam em função de suas afinidades e geram um grupo coeso em que a identidade garante o sucesso.
se organizam em torno de uma liderança que impõe ao grupo as coordenadas e etapas do trabalho a ser realizado.
possuem um objetivo comum e interagem para que as competências individuais promovam um bom resultado coletivo.
estabelecem os papéis de cada componente e definem quem será o centralizador e o executor, segundo objetivos singulares.
Qual área de gerenciamento definida pelo PMBOK inclui a Estrutura Analítica do Projeto - EAP e qual sua função?
De tempo - permite gerar o gráfico de Gantt
De custos - define o consumo financeiro ao longo de tempo.
Da qualidade - determina o acompanhamento do desempenho das atividades executadas.
De recursos humanos - especifica as habilidades necessárias para as tarefas do projeto.
Do escopo - define a hierarquia das tarefas e subtarefas do projeto.
Marcos é supervisor geral de uma empresa e tem uma grande tarefa pela frente. Chamou os colaboradores e definiu atividades e transmitiu orientações para realizá-las. A ação de Marcos é sintetizada como exercício do poder na forma de
populismo.
persuasão.
delegação.
imposição.
disciplinamento.
No que diz respeito à gestão da organização e de pessoas, a ideia contida na citação acima é justificada pelo fato de
o emprego de aparelhos tecnológicos conduzir à necessária substituição das pessoas.
o uso de aparato tecnológico dispensar gastos com treinamento e desenvolvimento.
a tecnologia ser a mola mestra que movimenta as empresas na atualidade.
a empresa moderna adotar a estrutura da departamentalização funcional e divisional.
as pessoas serem o fator determinante na operação da tecnologia existente na empresa.
A Gestão da Qualidade traz uma perspectiva estratégica à qualidade, além de abarcar questões de gestão ambiental, responsabilidade social e de ética. São características da Gestão da Qualidade:
João trabalha em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP voltada para Programas sociais e educacionais. Quando há recebimento de verbas públicas ou quando a instituição decide avaliar um programa social, é realizada uma assembleia para que todos os profissionais envolvidos participem das tomadas de decisão. Esse modelo de gestão participativa se caracteriza como um modelo em que os objetivos são
alcançados, eliminando-se os processos de planejamento por estarem identificados com modelos centralizadores.
alcançados por meio de um modelo de gestão financeira que prescinde da presença de cargos de direção.
estabelecidos visando ao aumento de produtividade, fazendo com que cada profissional seja envolvido no projeto e, assim, se comprometa com o sucesso da empresa.
estabelecidos visando ao exercício da autonomia por cada membro da instituição, segmentando iniciativas, interesses e decisões.
estabelecidos a partir do conceito de participação, no qual a formação dos membros da instituição se processa no exercício da autonomia, sendo compartilhada a tomada de decisões.
Um engenheiro responsável atacou uma variabilidade de causa especial, identificada no processo pelo Controle Estatístico da Qualidade (CEQ). A ferramenta escolhida para o estudo do problema identificado foi o diagrama de causa e efeito, também conhecido como espinha de peixe. Observe as etapas do processo de construção do diagrama apresentadas a seguir.
I - Utilizar o brainstorming para gerar as causas do problema.
II - Agrupar as causas dos problemas segundo os seis emes (materiais, métodos, máquinas, mão de obra, meios de medição e meio ambiente).
III - Posicionar as principais causas nos ramos.
IV - Identificar problemas.
V - Repetir o processo para subcausas.
A sequência correta, de cima para baixo, de utilização das etapas é
O desenvolvimento de novas tecnologias tem ocorrido mais rapidamente que a formação de pessoal qualificado para atuar no mercado de trabalho. Para tentar conter essas diferenças, empresas investem cada vez mais em sistemas de treinamento a distância. A esse respeito, analise as características abaixo.
I - Administra mecanismos de comunicação múltipla que permitem enriquecer os recursos de aprendizagem e eliminar a dependência do ensino face a face.
II - Alcança níveis de custos crescentes, pois, mesmo com um aporte financeiro inicial, a atualização da tecnologia exige permanente revisão de material instrucional.
III - Estabelece a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem proporcionando uma sequência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno.
IV - Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instrução, ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas.
São corretas as características
I e II.
I e III.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Marcos recebeu a tarefa de demitir 1/3 da sua força de trabalho atual. Antes de decidir sobre quem mandar embora, ele pediu que sua equipe definisse e escrevesse as competências da organização, identificasse as habilidades incorporadas a elas, especificando quais poderiam ser consideradas competências básicas e quais seriam as competências essenciais.
Com base nesse material, algumas decisões foram tomadas. Qual das decisões apresentadas tem chance de garantir um diferencial competitivo em uma organização?
Envolver as unidades estratégicas da organização a fim de definir mecanismos explícitos para alocação de recursos de competências essenciais.
Despedir os subordinados considerados com competências essenciais.
Criar, dentro da força de trabalho, uma comunidade de pessoas que se considerem "detentoras" das competências básicas da organização.
Identificar as novas competências básicas que precisam ser desenvolvidas hoje, garantindo que a organização seja considerada a mais competente pelos clientes em cinco ou dez anos.
Realizar processos de formação relacionados com um sistema de exigências preparando os indivíduos para o mercado de trabalho.
O líder é descrito como sendo o profissional capaz de motivar e fazer com que os profissionais de uma empresa ou de um grupo trabalhem não só com a razão, mas também com a emoção, despertando-lhes o prazer de trabalhar. O líder é a pessoa capaz de perceber as potencialidades de cada membro do grupo e de saber explorá-las de forma a trazer benefícios para o projeto e, também, de buscar o comprometimento e o aperfeiçoamento individual em prol do trabalho em grupo. A esse respeito, considere os atributos a seguir.
I - Capacidade de compreender os problemas fundamentais aquilo que precisa ser feito.
II - Capacidade de criar um clima de competição entre as pessoas, em proveito dos resultados de um projeto.
III - Capacidade de ponderar as opções, tomar decisões e conquistar a aceitação do grupo.
IV - Capacidade de suportar críticas, fazer sacrifícios e resistir às pressões, bem como para prosseguir, apesar das adversidades.
São atributos necessários a um líder APENAS
I e II.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...