Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Para uma tarefa da magnitude do Censo Demográfico, faz-se necessário trabalhar em equipe. Nessa modalidade de atuação, os participantes

  • A.

    planejam com firmeza de propósitos e não perdem o foco na tarefa que têm a desempenhar.

  • B.

    se aproximam em função de suas afinidades e geram um grupo coeso em que a identidade garante o sucesso.

  • C.

    se organizam em torno de uma liderança que impõe ao grupo as coordenadas e etapas do trabalho a ser realizado.

  • D.

    possuem um objetivo comum e interagem para que as competências individuais promovam um bom resultado coletivo.

  • E.

    estabelecem os papéis de cada componente e definem quem será o centralizador e o executor, segundo objetivos singulares.

Qual área de gerenciamento definida pelo PMBOK inclui a Estrutura Analítica do Projeto - EAP e qual sua função?

  • A.

    De tempo - permite gerar o gráfico de Gantt

  • B.

    De custos - define o consumo financeiro ao longo de tempo.

  • C.

    Da qualidade - determina o acompanhamento do desempenho das atividades executadas.

  • D.

    De recursos humanos - especifica as habilidades necessárias para as tarefas do projeto.

  • E.

    Do escopo - define a hierarquia das tarefas e subtarefas do projeto.

Marcos é supervisor geral de uma empresa e tem uma grande tarefa pela frente. Chamou os colaboradores e definiu atividades e transmitiu orientações para realizá-las. A ação de Marcos é sintetizada como exercício do poder na forma de

  • A.

    populismo.

  • B.

    persuasão.

  • C.

    delegação.

  • D.

    imposição.

  • E.

    disciplinamento.

No que diz respeito à gestão da organização e de pessoas, a ideia contida na citação acima é justificada pelo fato de

  • A.

    o emprego de aparelhos tecnológicos conduzir à necessária substituição das pessoas.

  • B.

    o uso de aparato tecnológico dispensar gastos com treinamento e desenvolvimento.

  • C.

    a tecnologia ser a mola mestra que movimenta as empresas na atualidade.

  • D.

    a empresa moderna adotar a estrutura da departamentalização funcional e divisional.

  • E.

    as pessoas serem o fator determinante na operação da tecnologia existente na empresa.

A Gestão da Qualidade traz uma perspectiva estratégica à qualidade, além de abarcar questões de gestão ambiental, responsabilidade social e de ética. São características da Gestão da Qualidade:

  • A. comprometimento da alta administração, gestão da cadeia de fornecedores e práticas de melhoria contínua.
  • B. gerenciamento de processos, gestão econômico-financeira e foco no cliente.
  • C. participação dos trabalhadores, avaliação de ativos e mensuração de impactos ambientais.
  • D. melhoria contínua, foco no cliente e programação linear.
  • E. definição de políticas públicas, estudos de filas e desenho de estruturas organizacionais.

João trabalha em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP voltada para Programas sociais e educacionais. Quando há recebimento de verbas públicas ou quando a instituição decide avaliar um programa social, é realizada uma assembleia para que todos os profissionais envolvidos participem das tomadas de decisão. Esse modelo de gestão participativa se caracteriza como um modelo em que os objetivos são

  • A.

    alcançados, eliminando-se os processos de planejamento por estarem identificados com modelos centralizadores.

  • B.

    alcançados por meio de um modelo de gestão financeira que prescinde da presença de cargos de direção.

  • C.

    estabelecidos visando ao aumento de produtividade, fazendo com que cada profissional seja envolvido no projeto e, assim, se comprometa com o sucesso da empresa.

  • D.

    estabelecidos visando ao exercício da autonomia por cada membro da instituição, segmentando iniciativas, interesses e decisões.

  • E.

    estabelecidos a partir do conceito de participação, no qual a formação dos membros da instituição se processa no exercício da autonomia, sendo compartilhada a tomada de decisões.

Um engenheiro responsável atacou uma variabilidade de causa especial, identificada no processo pelo Controle Estatístico da Qualidade (CEQ). A ferramenta escolhida para o estudo do problema identificado foi o diagrama de causa e efeito, também conhecido como espinha de peixe. Observe as etapas do processo de construção do diagrama apresentadas a seguir.

I - Utilizar o brainstorming para gerar as causas do problema.

II - Agrupar as causas dos problemas segundo os seis emes (materiais, métodos, máquinas, mão de obra, meios de medição e meio ambiente).

III - Posicionar as principais causas nos ramos.

IV - Identificar problemas.

V - Repetir o processo para subcausas.

A sequência correta, de cima para baixo, de utilização das etapas é

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II, IV, III e V.
  • C. III, I, IV, V e II.
  • D. IV, I, II, III e V.
  • E. V, IV, I, II e III.

O desenvolvimento de novas tecnologias tem ocorrido mais rapidamente que a formação de pessoal qualificado para atuar no mercado de trabalho. Para tentar conter essas diferenças, empresas investem cada vez mais em sistemas de treinamento a distância. A esse respeito, analise as características abaixo.

I - Administra mecanismos de comunicação múltipla que permitem enriquecer os recursos de aprendizagem e eliminar a dependência do ensino face a face.

II - Alcança níveis de custos crescentes, pois, mesmo com um aporte financeiro inicial, a atualização da tecnologia exige permanente revisão de material instrucional.

III - Estabelece a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem proporcionando uma sequência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno.

IV - Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instrução, ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas.

São corretas as características

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Marcos recebeu a tarefa de demitir 1/3 da sua força de trabalho atual. Antes de decidir sobre quem mandar embora, ele pediu que sua equipe definisse e escrevesse as competências da organização, identificasse as habilidades incorporadas a elas, especificando quais poderiam ser consideradas competências básicas e quais seriam as competências essenciais.

Com base nesse material, algumas decisões foram tomadas. Qual das decisões apresentadas tem chance de garantir um diferencial competitivo em uma organização?

  • A.

    Envolver as unidades estratégicas da organização a fim de definir mecanismos explícitos para alocação de recursos de competências essenciais.

  • B.

    Despedir os subordinados considerados com competências essenciais.

  • C.

    Criar, dentro da força de trabalho, uma comunidade de pessoas que se considerem "detentoras" das competências básicas da organização.

  • D.

    Identificar as novas competências básicas que precisam ser desenvolvidas hoje, garantindo que a organização seja considerada a mais competente pelos clientes em cinco ou dez anos.

  • E.

    Realizar processos de formação relacionados com um sistema de exigências preparando os indivíduos para o mercado de trabalho.

O líder é descrito como sendo o profissional capaz de motivar e fazer com que os profissionais de uma empresa ou de um grupo trabalhem não só com a razão, mas também com a emoção, despertando-lhes o prazer de trabalhar. O líder é a pessoa capaz de perceber as potencialidades de cada membro do grupo e de saber explorá-las de forma a trazer benefícios para o projeto e, também, de buscar o comprometimento e o aperfeiçoamento individual em prol do trabalho em grupo. A esse respeito, considere os atributos a seguir.

I - Capacidade de compreender os problemas fundamentais aquilo que precisa ser feito.

II - Capacidade de criar um clima de competição entre as pessoas, em proveito dos resultados de um projeto.

III - Capacidade de ponderar as opções, tomar decisões e conquistar a aceitação do grupo.

IV - Capacidade de suportar críticas, fazer sacrifícios e resistir às pressões, bem como para prosseguir, apesar das adversidades.

São atributos necessários a um líder APENAS

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

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