Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Em relação aos tipos de Cultura Organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Culturas Fracas são aquelas cujos valores são absorvidos pela maioria dos funcionários de uma organização ou empresa, portanto, não sendo facilmente mudados.

  • B.

    Culturas Adaptativas se caracterizam pela maleabilidade e flexibilidade, e são voltadas para a inovação. Têm, ainda, como foco a estabilidade, sem perder a identidade da organização.

  • C.

    Culturas Conservadoras são aquelas cujos valores são compartilhados, influenciando comportamentos e expectativas.

  • D.

    Culturas Fortes se caracterizam por valores são concentrados em grupos que mantêm poder e controle. Em tais culturas, não há compartilhamento de valores.

Com base nos conhecimentos concernentes à Cultura Organizacional, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta que deve ser utilizada para que haja colaboração e parceria como meio de contribuição interno e externo, objetivando o favorecimento da flexibilidade.

  • A.

    Integração e Comunicação.

  • B.

    Imagem de Produtos e Serviços.

  • C.

    Desempenho Profissional.

  • D.

    Novas Ideias.

Tendo como base as escolas do pensamento administrativo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Segundo o modelo weberiano de organização, o conceito de burocracia causa na realidade ineficiência e disfunção ao sistema organizacional.

  • B.

    A administração científica tem como característica básica a ênfase na estrutura pelo conceito de racionalidade do trabalho a nível operacional.

  • C.

    A teoria clássica, apesar de possuir como ênfase a estrutura, não teve como um dos principais objetivos os princípios gerais da administração.

  • D.

    O enfoque na múltipla abordagem, no que se refere à organização formal e informal, é característica da teoria estruturalista.

Em relação aos processos de treinamento, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O ordenamento do ciclo de treinamento tem como base o diagnóstico, depois desenho, implementação e por último avaliação.

  • B.

    A etapa de avaliação se refere apenas à verificação dos resultados de treinamento.

  • C.

    A etapa de implementação se refere somente à aplicação do programa de treinamento.

  • D.

    A etapa chamada “desenho” tem como função a elaboração do programa de treinamento.

No que se refere ao ordenamento do ciclo motivacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Inicia-se com o equilíbrio, depois estímulo, necessidade, comportamento, tensão, satisfação, voltando ao equilíbrio anterior.

  • B.

    Começa pelo comportamento, equilíbrio, indo depois ao estímulo, necessidade, tensão, satisfação, retornando ao comportamento.

  • C.

    Tem início com o estímulo, depois necessidade, tensão, comportamento, equilíbrio, satisfação, e, por último, retornando ao estímulo.

  • D.

    Inicia-se com o equilíbrio, estímulo, necessidade, depois tensão, comportamento, satisfação, voltando ao equilíbrio.

Em relação às mudanças de comportamento que o treinamento pode provocar, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O treinamento ajuda as pessoas a pensar de forma global e ampla se refere ao desenvolvimento de conceitos.

  • B.

    Há no treinamento a transmissão de informações, que tem como um dos parâmetros o aumento do conhecimento das diretrizes e políticas da empresa.

  • C.

    O desenvolvimento de habilidades faz menção à modificação da conscientização das pessoas.

  • D.

    Operação de tarefas com melhor destreza e efeito do desenvolvimento de habilidades são consequências do treinamento.

Em relação à motivação humana, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A frustração tem como consequência a liberação da tensão, mantendo-se o estado de desequilíbrio.

  • B.

    Mesmo não evitando a frustração, a compensação tenta satisfazer alguma necessidade por outra substituta.

  • C.

    Podendo a necessidade humana ser satisfeita, frustrada ou compensada, as compensações são ocorrências típicas das necessidades fisiológicas.

  • D.

    A redução da frustração é caracterizada pela satisfação de outra necessidade em relação à necessidade de maior relevância.

Assinale a alternativa que apresenta um indicador a priori das necessidades de treinamento.

  • A.

    Comunicações deficientes.

  • B.

    Mau atendimento ao cliente.

  • C.

    Redução do número dos empregados.

  • D.

    Baixa produtividade.

Com base nos conceitos de Gerenciamento de Projetos, é correto afirmar que PMI é

  • A.

    uma entidade de classe que capta recursos para o desenvolvimento de projetos.

  • B.

    um instituto de pesquisa e desenvolvimento de mercado.

  • C.

    uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é difundir a gestão de projetos.

  • D.

    um grupo formado por profissionais de relevante importância na área de gestão de projetos, que visa à orientação na condução de projetos.

Em relação à análise de cargos, assinale alternativa correta.

  • A.

    Visa a modificar o conteúdo dos cargos.

  • B.

    Seu desenvolvimento tem início com a coleta de informações de cada cargo.

  • C.

    A contribuição pessoal que o indivíduo dá ao cargo é uma das suas abrangências.

  • D.

    A identificação de cargos é a sua fase mais operativa.

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