Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Quando se trata de Administração de Recursos Humanos (ARH) e Gestão de Pessoas (GP), sabe-se que existem diferenças significativas entre elas, desde a estrutura funcional até os processos adotados. Sobre o assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os órgãos de ARH são estruturados em forma de departamentos, também chamados de departamentalização funcional.

( ) Na estrutura funcional de ARH, não se privilegia a especialização de cada órgão, bem como falta cooperação intradepartamental.

( ) A subobjetivação é uma consequência indesejável da estrutura funcional de ARH.

( ) Há um princípio básico em Gestão de Pessoas: gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff.

( ) O formato organizacional de ARH dá ênfase a equipes, fazendo com que cada especialista se torne multifuncional.

  • A. F/ F/ F/ V/ V
  • B. V/ F/ F/ F/ V
  • C. F/ V/ V/ F/ V
  • D. V/ F/ V/ V/ F
  • E. F/ V/ V/ V/ F

A departamentalização é um meio pelo qual a empresa organiza suas atividades para atingir seus objetivos. Assinale a alternativa que apresenta a departamentalização que possui uma maior flexibilidade para se adaptar a circunstâncias mutáveis.

  • A. Departamentalização por produto.
  • B. Departamentalização por processo.
  • C. Departamentalização por projeto.
  • D. Departamentalização por clientela.
  • E. Departamentalização funcional.

Com relação à descentralização, assinale a alternativa correta.

  • A. Um dos pontos fortes da descentralização é a facilidade de evitar duplicações.
  • B. A facilidade de padronização é uma característica das estruturas descentralizadas.
  • C. A rapidez é uma vantagem da descentralização.
  • D. A necessidade de coordenação é um motivo que provoca a descentralização.
  • E. O atendimento mais adaptado às necessidades dos clientes é uma vantagem da centralização.

A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito que transcende o de segurança. Devemos lembrar que a origem do conceito vem da medicina psicossomática. Assinale a alternativa que apresenta o conceito proposto de qualidade de vida por esse ramo da medicina.

  • A. Abordagem cartesiana, que divide o ser humano em partes para melhor compreender suas necessidades.
  • B. Abordagem cartesiana, que facilita a identificação de uma causa específica e, com isso, pode se aprofundar no conhecimento desta.
  • C. Visão integrada e departamentalizada do ser humano, sendo que a relevância é identificar a causa específica para melhor tratá-la.
  • D. Visão integrada e holística do ser humano.
  • E. Visão holística com predominância das partes em relação ao todo.

Os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVTs) surgiram em organizações do norte da Europa nos anos 1960. Richard E. Walton, na década de 1970, propôs um modelo em que a qualidade de vida no trabalho depende de oito fatores. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.

I. O fator Compensação Justa e Adequada refere-se ao equilíbrio entre jornada de trabalho e carga de trabalho.

II. O fator Condições de Trabalho leva em consideração também a qualidade e a quantidade dos materiais e equipamentos disponíveis para a realização do trabalho.

III. O fator Integração Social na Empresa diz respeito ao grau de cumprimento dos direitos do trabalhador.

IV. O fator Trabalho e Espaço Total de Vida refere-se à garantia de estabilidade e às oportunidades de ascensão oferecidas pela empresa.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. IV, apenas.

Vários autores, a partir de suas experiências, contribuíram para o entendimento de que todo grupo passa por fases ou etapas em sua vida, assim como explicaram as características e funcionamento dessas fases. Considerando que o ser humano necessita do convívio com outros seres para, assim, ser aceito, compreendido ou excluído, surge então a necessidade de relacionamento interpessoal para efetivar essas necessidades. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. A fase de necessidade de inclusão é uma etapa intermediária que significa respeito pela competência e responsabilidade dos outros e consideração dos outros pela competência e responsabilidade do indivíduo.
  • B. Na fase de necessidade de controle, o indivíduo passa a interessar-se pelos procedimentos que levam às decisões, isto é, pela distribuição do poder no grupo.
  • C. O comportamento abdicrata é um dos três tipos encontrados na necessidade de afeição ou abertura.
  • D. Na fase de necessidade de afeição ou abertura, o indivíduo tem a impressão de ser incapaz de um comportamento irresponsável e de que os outros saibam disso.
  • E. No comportamento hipersocial, o indivíduo sabe que é capaz de assumir suas responsabilidades; não tem necessidade de evitá-las nem de provar sua competência a todo preço.

Assinale a alternativa que apresenta uma das desvantagens da avaliação de desempenho por escalas gráficas.

  • A.

    Simplicidade de compreensão.

  • B.

    Visão global dos fatores de avaliação envolvidos.

  • C.

    Fácil retroação de dados do avaliador.

  • D.

    Categorização das características individuais.

Em relação à avaliação de desempenho por escalas gráficas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As linhas horizontais representam os graus de variação dos fatores de avaliação.

  • B.

    As linhas verticais representam os fatores de avaliação de desempenho.

  • C.

    Os fatores de avaliação de desempenho são previamente definidos e graduados.

  • D.

    As escalas gráficas são caracterizadas por blocos de frases descritivas.

Assinale a alternativa que apresenta uma das desvantagens da avaliação de desempenho por escala forçada.

  • A.

    Afasta a influência pessoal do avaliador.

  • B.

    Nenhuma participação ativa do avaliador.

  • C.

    Evita o efeito de generalizacao (halo effect).

  • D.

    Não requer treinamento por parte dos avaliadores.

De acordo com a Gestão de Desempenho, entre os conceitos de avaliação de desempenho e resultados, as 3 (três) principais fontes de vantagens competitivas são

  • A.

    tecnologia, arquitetura organizacional e pessoas.

  • B.

    equipe, processos e pessoas.

  • C.

    gerenciamento, estrutura organizacional e projetos.

  • D.

    gerenciamento de processos e de projetos.

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