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Pode-se concluir da definição de cultura organizacional como produto do aprendizado pela experiência comum de um grupo que
o importante é identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivíduos.
sempre existem valores dominantes numa organização que caracterizam sua cultura organizacional.
a cultura de uma organização deriva da filosofia que guia as políticas da organização.
as normas que envolvem os grupos de trabalho são determinantes da sua cultura.
pode haver 'culturas' diferentes em uma organização, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.
Valores, ritos, mitos e tabus são componentes
dos objetivos e metas.
do planejamento estratégico organizacional.
da gestão por competências.
da cultura organizacional.
das variáveis estratégicas não controláveis.
Em ambientes altamente competitivos, em que predominam a mudança e a incerteza, a cultura organizacional
deve ser tratada como mais um elemento do planejamento estratégico da organização.
terá um impacto significativo sobre o desempenho econômico da organização apenas no curto prazo.
exerce maior influência sobre o desempenho e os resultados da empresa do que os aspectos físicos, estruturais e estratégias organizacionais.
dificulta a sobrevivência de uma organização no longo prazo, quando baseada em valores centrais que transcendem considerações econômicas.
representa aspectos irracionais profundamente enraizados na organização que devem ser removidos.
Considere as informações apresentadas, no quadro abaixo, referentes à movimentação de estoques de materiais na empresa Y.
Considerando que a apuração do custo dos produtos vendidos é feita mensalmente, o critério de avaliação dos Materiais Diretos (Preço Médio, PEPS e UEPS) que leva a empresa Y a alcançar melhor resultado no período de X0 é
PEPS.
UEPS.
Médio.
PEPS e UEPS o mesmo resultado.
Médio e PEPS o mesmo resultado.
Instruções: Cada uma das questões de números 82 a 84 contém cinco afirmativas. Para respondê-las, considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação à gestão do clima organizacional.
I. O clima organizacional é resultante dos aspectos conflitantes da cultura das organizações.
II. O clima organizacional é sempre o reflexo dos efeitos de uma cultura na organização como um todo.
III. O clima organizacional sempre influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização.
IV. O clima organizacional permite mapear o ambiente interno, que varia segundo a motivação dos agentes.
V. Enquanto mudanças na cultura organizacional levam mais tempo para acontecer, mudanças no clima podem ser administradas tanto a curto quanto a médio prazo.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Considere as alternativas abaixo em relação ao gerenciamento de projetos.
I. A gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto.
II. Geralmente os projetos devem ser executados e entregues sob o condicionamento de variáveis, principalmente: tempo, custo e escopo.
III. A gerência de projetos é frequentemente responsabilidade de todos os indivíduos envolvidos no projeto. Idealmente, todos devem participar diretamente nas atividades que produzem o resultado final.
IV. As três variáveis que compõem o "triângulo da gerência de projeto" não podem ser alteradas sem impactar umas às outras.
V. O escopo do projeto são as exigências especificadas para o resultado esperado, incluindo o que se pretende e o que não se pretende realizar.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II, IV e V.
II, III, IV e V.
II e V.
III, IV e V.
Após realizar uma pesquisa de clima organizacional, é fundamental, para a legitimação do instrumento por toda organização, que área de RH
evite divulgar os resultados da pesquisa aos setores mais críticos da empresa.
divulgue, junto com um relatório detalhado, decisões para melhorar os pontos críticos detectados pela pesquisa.
prepare um relatório detalhado, ilustrado e comentado para os diretores da empresa.
cobre da direção a mudança dos gerentes responsáveis pelas áreas críticas.
estabeleça um plano de reformulação da missão e da visão estratégica da empresa.
A implantação da tecnologia de informação pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizações, pois,
ao deixar de utilizar métodos manuais e passar a utilizar meios eletrônicos, produz necessariamente reações comportamentais como resistências e medos.
ao fornecer informações rápidas e precisas aos diversos pontos da organização, torna impossível que uma pessoa ou grupo controle as informações que podem influenciar a definição das situações organizacionais.
ao fortalecer a supervisão, centraliza o poder na alta direção, provocando mudanças nas relações de poder entre os indivíduos ou grupos, fortalecendo a influência de uns e eliminando a fonte de poder de outros.
em relação a ganhos salariais e autonomia funcional, todos os trabalhadores sofrem os impactos negativos da nova tecnologia.
ao alterar a natureza das tarefas, que antes eram manuais, com contato direto e físico, provoca uma forte descentralização e democratização dos setores que utilizam intensivamente os novos sistemas de informação.
Organizações que planejam desenvolver uma estrutura mais flexível, associada a maior eficiência e motivação, devem optar por uma estrutura
departamental de tipo funcional.
de redes integradas de equipes.
departamental por processos.
de tipo linha-staff.
de tipo linear.
No diagrama de fluxos de negócio (BPMN), para estabelecer "quem faz o que" devem ser representados os fluxos de negócio agrupados em
processes e tasks.
events e gateways.
pools e lanes.
pools e processes.
lanes e tasks.
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