Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Pode-se concluir da definição de cultura organizacional como produto do aprendizado pela experiência comum de um grupo que

  • A.

    o importante é identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivíduos.

  • B.

    sempre existem valores dominantes numa organização que caracterizam sua cultura organizacional.

  • C.

    a cultura de uma organização deriva da filosofia que guia as políticas da organização.

  • D.

    as normas que envolvem os grupos de trabalho são determinantes da sua cultura.

  • E.

    pode haver 'culturas' diferentes em uma organização, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.

Valores, ritos, mitos e tabus são componentes

  • A.

    dos objetivos e metas.

  • B.

    do planejamento estratégico organizacional.

  • C.

    da gestão por competências.

  • D.

    da cultura organizacional.

  • E.

    das variáveis estratégicas não controláveis.

Em ambientes altamente competitivos, em que predominam a mudança e a incerteza, a cultura organizacional

  • A.

    deve ser tratada como mais um elemento do planejamento estratégico da organização.

  • B.

    terá um impacto significativo sobre o desempenho econômico da organização apenas no curto prazo.

  • C.

    exerce maior influência sobre o desempenho e os resultados da empresa do que os aspectos físicos, estruturais e estratégias organizacionais.

  • D.

    dificulta a sobrevivência de uma organização no longo prazo, quando baseada em valores centrais que transcendem considerações econômicas.

  • E.

    representa aspectos irracionais profundamente enraizados na organização que devem ser removidos.

Considere as informações apresentadas, no quadro abaixo, referentes à movimentação de estoques de materiais na empresa Y.

Considerando que a apuração do custo dos produtos vendidos é feita mensalmente, o critério de avaliação dos Materiais Diretos (Preço Médio, PEPS e UEPS) que leva a empresa Y a alcançar melhor resultado no período de X0 é

  • A.

    PEPS.

  • B.

    UEPS.

  • C.

    Médio.

  • D.

    PEPS e UEPS o mesmo resultado.

  • E.

    Médio e PEPS o mesmo resultado.

Instruções: Cada uma das questões de números 82 a 84 contém cinco afirmativas. Para respondê-las, considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação à gestão do clima organizacional.

I. O clima organizacional é resultante dos aspectos conflitantes da cultura das organizações.

II. O clima organizacional é sempre o reflexo dos efeitos de uma cultura na organização como um todo.

III. O clima organizacional sempre influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização.

IV. O clima organizacional permite mapear o ambiente interno, que varia segundo a motivação dos agentes.

V. Enquanto mudanças na cultura organizacional levam mais tempo para acontecer, mudanças no clima podem ser administradas tanto a curto quanto a médio prazo.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

Considere as alternativas abaixo em relação ao gerenciamento de projetos.

I. A gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto.

II. Geralmente os projetos devem ser executados e entregues sob o condicionamento de variáveis, principalmente: tempo, custo e escopo.

III. A gerência de projetos é frequentemente responsabilidade de todos os indivíduos envolvidos no projeto. Idealmente, todos devem participar diretamente nas atividades que produzem o resultado final.

IV. As três variáveis que compõem o "triângulo da gerência de projeto" não podem ser alteradas sem impactar umas às outras.

V. O escopo do projeto são as exigências especificadas para o resultado esperado, incluindo o que se pretende e o que não se pretende realizar.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, IV e V.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    II e V.

  • E.

    III, IV e V.

Após realizar uma pesquisa de clima organizacional, é fundamental, para a legitimação do instrumento por toda organização, que área de RH

  • A.

    evite divulgar os resultados da pesquisa aos setores mais críticos da empresa.

  • B.

    divulgue, junto com um relatório detalhado, decisões para melhorar os pontos críticos detectados pela pesquisa.

  • C.

    prepare um relatório detalhado, ilustrado e comentado para os diretores da empresa.

  • D.

    cobre da direção a mudança dos gerentes responsáveis pelas áreas críticas.

  • E.

    estabeleça um plano de reformulação da missão e da visão estratégica da empresa.

A implantação da tecnologia de informação pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizações, pois,

  • A.

    ao deixar de utilizar métodos manuais e passar a utilizar meios eletrônicos, produz necessariamente reações comportamentais como resistências e medos.

  • B.

    ao fornecer informações rápidas e precisas aos diversos pontos da organização, torna impossível que uma pessoa ou grupo controle as informações que podem influenciar a definição das situações organizacionais.

  • C.

    ao fortalecer a supervisão, centraliza o poder na alta direção, provocando mudanças nas relações de poder entre os indivíduos ou grupos, fortalecendo a influência de uns e eliminando a fonte de poder de outros.

  • D.

    em relação a ganhos salariais e autonomia funcional, todos os trabalhadores sofrem os impactos negativos da nova tecnologia.

  • E.

    ao alterar a natureza das tarefas, que antes eram manuais, com contato direto e físico, provoca uma forte descentralização e democratização dos setores que utilizam intensivamente os novos sistemas de informação.

Organizações que planejam desenvolver uma estrutura mais flexível, associada a maior eficiência e motivação, devem optar por uma estrutura

  • A.

    departamental de tipo funcional.

  • B.

    de redes integradas de equipes.

  • C.

    departamental por processos.

  • D.

    de tipo linha-staff.

  • E.

    de tipo linear.

No diagrama de fluxos de negócio (BPMN), para estabelecer "quem faz o que" devem ser representados os fluxos de negócio agrupados em

  • A.

    processes e tasks.

  • B.

    events e gateways.

  • C.

    pools e lanes.

  • D.

    pools e processes.

  • E.

    lanes e tasks.

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