Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo de planejamento das ações de segurança individual e patrimonial o uso dos relatórios de segurança obedece a determinados padrões técnicos.

Considere as afirmativas:

I. Os relatórios periódicos são elaborados rotineiramente, independentemente da ocorrência ou não de qualquer fato envolvendo a área de segurança.

II. Os relatórios de situação são aqueles elaborados para relatar uma situação particular, não necessariamente urgente, mas que requer providências.

III. Os relatórios de ocorrência são aqueles elaborados esporadicamente, quando da ocorrência ou não de algum fato comprometedor da segurança, como acidentes, assaltos, incêndios ou qualquer outro evento que comprometa as atividades normais da empresa.

IV. A área de segurança deve manter o documento de registro de ocorrência para anotações sobre fatos e acontecimentos comprometedores da segurança.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, II e III.

O processo de treinamento é composto de quatro etapas:

  • A.

    diagnóstico de necessidades; definição de recursos; aplicação e acompanhamento.

  • B.

    programação; organização dos recursos disponíveis; implantação ou realização do treinamento em si e avaliação dos resultados.

  • C.

    elaboração do conteúdo; escolha de recursos; convocação e aplicação.

  • D.

    comunicação aos participantes; definição das dinâmicas; aplicação e avaliação de reação.

  • E.

    levantamento de necessidades; análise das necessidades; definição de indicadores de aprendizagem e implantação da programação de treinamento.

Na técnica de instrução programada pode-se utilizar de dois sistemas: o linear ou extrínseco e o ramificado ou intrínseco. O sistema linear parte da premissa de que

  • A.

    os erros inibem o aprendizado do aluno.

  • B.

    os erros são essenciais para a aprendizagem do aluno.

  • C.

    erros não devem ocorrer.

  • D.

    as questões do programa devem ser sob a forma de múltipla escolha.

  • E.

    as respostas devem ser dissertativas.

Fazer bem coisas que não precisariam ser feitas, significa que o profissional

  • A.

    foi tanto eficiente como eficaz.

  • B.

    foi eficaz, mas não eficiente.

  • C.

    foi eficiente, mas não eficaz.

  • D.

    não foi eficiente e nem eficaz.

  • E.

    foi apenas parcialmente eficiente, mas totalmente ineficaz.

A Matriz SWOT é composta por quatro itens de análise que auxiliam a identificar

  • A.

    missão; valores; resultados esperados e competências.

  • B.

    riscos; necessidades; ambiente de negócios e soluções.

  • C.

    deficiências; grade de sucessos; áreas de foco e metas.

  • D.

    resultados obtidos; dificuldades; boas práticas e desafios.

  • E.

    pontos fortes; pontos fracos; oportunidades e ameaças.

Sobre gestão de resultados na produção de serviços pú blicos, é correto afirmar:

  • A.

    Pelo requisito da regularidade, os serviços devem ser prestados segundo padrões de qualidade e quantidade impostas pela Administração Pública, tendo em vista o número e as exigências do usuário.

  • B.

    O serviço público pode sofrer solução de continuidade, exceptuando-se os casos que é interrompido em face de uma situação de emergência ou por motivo de ordem técnica.

  • C.

    O administrador público não é responsável pelo resultado prático da prestação dos serviços aos cidadãos, mas pela oneração aos usuários por falta de método ou racionalização no seu desempenho.

  • D.

    Pelo requisito da modicidade, os serviços públicos prestados não precisam ser remunerados pelos cidadãos por benefícios recebidos.

  • E.

    Os serviços prestados utiliza equipamentos e instalações de acordo com a tecnologia ofertada pelos cidadãos, visando, sempre, a melhoria e a expansão dos serviços públicos.

No trabalho em equipe, tratar as pessoas como objetos ou números, distanciar-se dos problemas, não considerar as idiossincrasias de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas, são características de um comportamento defensivo denominado

  • A.

    bode expiatório.

  • B.

    transferência de responsabilidade.

  • C.

    despersonalização.

  • D.

    protelação.

  • E.

    formalização.

O trabalho em equipe também gera conflitos de relações interpessoais, denominados conflitos disfuncionais,

PORQUE

o atrito e as hostilidades interpessoais inerentes aos conflitos de relacionamento aumentam o choque de personalidades e reduzem a compreensão mútua, impedindo, assim, a realização das tarefas organizacionais com eficiência.

É correto concluir que

  • A.

    a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

  • B.

    a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.

  • C.

    as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • D.

    as duas afirmativas são falsas.

  • E.

    as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

O planejamento estratégico

  • A.

    é projetado a longo prazo, com efeitos e consequências por vários anos à frente.

  • B.

    é projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.

  • C.

    é definido para cada tarefa ou atividade.

  • D.

    preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.

  • E.

    preocupa-se com o alcance de metas específicas.

Entre os instrumentos de planejamento, destaca-se o plano, entendido como

  • A.

    um guia para a ação, estabelecendo métodos rotineiros de execução de atividades e detalhando a maneira exata como cada atividade deve ser desenvolvida.

  • B.

    o ponto final do planejamento, consistindo em uma situação futura esperada, ou no que se pretende atingir com o esforço do planejamento.

  • C.

    a quantificação dos objetivos, devendo ter características de mensuração, mutabilidade e temporalidade.

  • D.

    um guia genérico que define as linhas mestras, orienta a tomada de decisão e dá estabilidade à organização.

  • E.

    uma linha de ação pré-estabelecida que, em determinado período de tempo, orienta a ação na direção da missão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...