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São entradas para o processo de Planejamento da Qualidade (PMBOK):
Fatores ambientais da empresa, Ativos de processos organizacionais e Declaração do escopo do projeto.
Análise de custo-benefício, Projeto de experimentos e Métricas de qualidade.
Plano de melhorias no processo, Linha de base da qualidade e Métricas de qualidade.
Plano de melhorias no processo, Fatores ambientais da empresa e Listas de verificação da qualidade.
Plano de gerenciamento da qualidade, Fatores ambientais da empresa e Análise de custo-benefício.
No processo de diagnóstico organizacional, não basta conhecer o ambiente externo, é preciso conhecer as condições internas da empresa e, prioritariamente,
estabelecer as competências atuais e potenciais da empresa.
analisar a estrutura organizacional da empresa.
levantar todos os recursos empresariais disponíveis.
conhecer a cultura organizacional que permeia a empresa.
definir a missão e a visão organizacional da empresa.
No PMBOK, a técnica que compara as realizações técnicas durante a execução do projeto com as do cronograma do plano de gerenciamento do projeto, podendo usar parâmetros técnicos importantes do produto desenvolvido pelo projeto como uma métrica de qualidade, sendo que os valores medidos fazem parte das informações sobre o desempenho do trabalho, é denominada
Critical Chain Method.
Probability and Impact Matrix.
Work Performance Information.
Performance Measurement Baseline.
Technical Performance Measurement.
Planos mais exatos e completos, resultantes de sucessivas iterações do processo de planejamento e estimativas mais exatas, elaboradas à medida que o projeto se desenvolve, são produtos da técnica aplicada para melhoria e detalhamento contínuos dos planos. Essa técnica, no PMBOK, é denominada
Loop de rede.
Elaboração progressiva.
Estrutura Analítica dos Recursos.
Gerenciamento de Portfólios.
Estimativa paramétrica.
Com relação ao estilo de direção baseado na Teoria Y, considere:
I. Nesta abordagem, a função da direção é basicamente criar oportunidades e liberar os potenciais de autodesenvolvimento das pessoas.
II. Esta teoria apregoa um estilo de direção baseado na fiscalização e no controle externo rígido.
III. A direção deve incentivar a autoavaliação de desempenho dos funcionários como forma de envolvê-los nos destinos da organização.
IV. É tarefa da direção criar condições para que as pessoas alcancem seus objetivos ao mesmo tempo em que realizam os objetivos da organização.
V. A direção deve utilizar a remuneração como recompensa ou como punição para superar a tendência humana à indolência.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III, IV e V.
II, III e V.
O mecanismo de gestão denominado gerenciamento pelas diretrizes
é um sistema administrativo desenvolvido para ser utilizado apenas junto ao nível hierárquico mais baixo de uma organização, pois se percebeu que neste nível o planejamento estratégico não era compreendido.
define as diretrizes tecnológicas em um planejamento estratégico e que é dividida em três dimensões: o grau de automação das atividades, a escala de utilização e o grau de integração tecnológica na organização.
é constituído pelo sistema de gerenciamento interfuncional, que cuida da solução de problemas rotineiros da linha de produção por meio da análise de metas e controle vertical, não necessitando de suporte da alta administração.
estabelece a ideologia central da organização, que é constituída pelos seus princípios, valores e objetivos missionários.
é constituído pelo sistema de gerenciamento funcional, ou gerenciamento da rotina do dia-a-dia, que cuida da manutenção e melhoria contínua das operações do dia-a-dia de uma instituição.
Em uma organização, os processos
podem ser organizados quanto à área de atuação ou o tipo de cliente, sendo, portanto, ligados à essência da organização, e resultam no produto ou serviço que é recebido pelo cliente.
responsáveis pelo fluxo de informação e tomada de decisão que resultam em ações de medição e ajuste do desempenho da organização são denominados processos organizacionais ou de integração.
que viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas de uma organização em busca de seu desempenho global e garantem o suporte aos processos de negócio são denominados processos gerenciais.
verticais são baseados no fluxo do trabalho e envolvem a coordenação das atividades espalhadas por várias unidades organizacionais.
horizontais referem-se ao planejamento e orçamento da organização e à alocação de recursos escassos, como financeiros e humanos, sendo importantes para a coordenação lateral.
Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:
Com relação às características da burocracia segundo Max Weber:
I. Existência de regras abstratas, às quais estão vinculados os detentores do poder, o aparelho administrativo e os dominados define a dominação racional- legal, é o fundamento do modelo burocrático.
II. Toda organização burocrática se baseia na hierarquia, na divisão do trabalho, na separação entre pessoa, cargo e funções exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos.
III. O domínio burocrático é legitimado pelo reconhecimento dos poderes e das qualidades excepcionais do chefe, e o seu aparelho consiste, tipicamente, no grupo dos 'discípulos', isto é, dos indivíduos escolhidos pelo chefe entre os membros da comunidade.
IV. A burocracia, segundo Weber, é uma instituição política bem sucedida na medida em que seu quadro administrativo mantenha com êxito a pretensão ao monopólio efetivo da coação física para a manutenção da ordem vigente.
V. O pessoal empregado por uma estrutura administrativa burocrática submete-se a uma relação contratual e, em virtude de suas específicas qualificações técnicas, é recompensado através de um salário estipulado em dinheiro, tem uma carreira regulamentada e considera o próprio trabalho como uma ocupação em tempo integral.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
São práticas de gestão de pessoas que podem influenciar positivamente o profissional terceirizado:
Efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.
Estabelecer programas de controle gerencial exclusivo para os terceirizados, demonstrando desta forma que o mau desempenho do terceirizado pode estar sujeito a punição.
Separar claramente as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.
Tratar o terceirizado como um profissional que impõe um custo adicional para a empresa e que, portanto, sua produtividade deve ser maior do que a dos empregados.
Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização.
Na Era da Informação, a Administração de Recursos Humanos vê as pessoas
como ativos empresariais que devem ser valorizados, visando ao aumento da produtividade associada à introdução dos computadores.
de maneira igualitária, por meio de processos homogêneos de seleção, alocação em cargos, treinamento, remuneração, benefícios e avaliação de desempenho.
como essencialmente diferentes, que devem ter sua personalidade, conhecimento, atitude e comportamento respeitados e até valorizados.
como se fossem os donos da organização, devendo participar das decisões estratégicas e compartilhar de forma equivalente dos resultados alcançados.
como elementos essenciais para o funcionamento da organização, tendo cada um seu lugar na hierarquia e seus direitos aos benefícios definidos pelo princípio da isonomia.
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