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O método de avaliação de desempenho que consiste em quatro etapas: entrevista inicial para avaliar o desempenho e os fatores que afetaram positiva ou negativamente o resultado final; entrevista de análise complementar para obter novas informações pertinentes; planejamento das providências necessárias e acompanhamento posterior dos resultados; é denominado
escalas gráficas.
pesquisa de campo.
listas de verificação.
escolha forçada.
método dos incidentes críticos.
A avaliação 360 graus baseia-se no uso de fontes múltiplas para fornecer feedback sobre as competências de uma pessoa. O desempenho é avaliado de maneira circular, por todos que interagem com o avaliado, inclusive a autoavaliação efetuada pelo próprio empregado, em número ideal de
doze pessoas, produzindo-se dessa forma distintas informações, enriquecendo substancialmente o processo avaliativo para vislumbrar as diversas demandas que o avaliado recebe do seu ambiente de trabalho.
quatro pessoas, produzindo-se dessa forma distintas informações, enriquecendo substancialmente o processo avaliativo para vislumbrar as diversas demandas que o avaliado recebe do seu ambiente de trabalho.
três pessoas, produzindo-se dessa forma distintas informações, enriquecendo substancialmente o processo avaliativo para vislumbrar as diversas demandas que o avaliado recebe do seu ambiente de trabalho.
dez pessoas, produzindo-se dessa forma distintas informações, enriquecendo substancialmente o processo avaliativo para vislumbrar as diversas demandas que o avaliado recebe do seu ambiente de trabalho.
seis pessoas, produzindo-se dessa forma distintas informações, enriquecendo substancialmente o processo avaliativo para vislumbrar as diversas demandas que o avaliado recebe do seu ambiente de trabalho.
Robert L. Katz define que, à medida que se sobe na hierarquia organizacional, torna-se mais necessária a habilidade conceitual.
A respeito de habilidade conceitual, é correto afirmar que
se relaciona com conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas.
envolve a capacidade de compreender e lidar com estratégias, raciocíonio abstrato, entendimento do contexto e criatividade.
abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes.
envolve a habilidade interpessoal de arbitrar conflitos e de ser tolerante a tensões.
implica desenvolvimento de habilidades de comunicações e construção de redes informais.
O planejamento estratégico deve definir os rumos do negócio e responder às perguntas: qual é o nosso negócio? Onde se quer chegar? Como a empresa está para chegar à situação desejada?
PORQUE
seu propósito geral é assegurar o desenvolvimento de curto e médio prazo da organização e intervir nos seus pontos fortes e fracos e nas variáveis externas.
É correto afirmar que
as duas afirmativas são falsas.
a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.
a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
Qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da organização e que influencia o comportamento destes são características de
eficácia gerencial.
liderança situacional.
cultura organizacional.
desenvolvimento organizacional.
clima organizacional.
Kurt Lewin, para explicar a motivação do comportamento social, elaborou a teoria de campo, na qual supõe-se que o comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente.
A respeito da teoria de Kurt Lewin, é correto afirmar que
as atribuições e responsabilidades devem ser distribuídas para que a execução seja feita pelos operários.
deve haver uma atmosfera de cooperação entre administração e trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico adequado.
o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes.
os participantes da organização são tomados como indivíduos isolados e arranjados pelas suas habilidades pessoais e demanda de tarefa.
o ambiente psicológico não é o relacionado com as atuais necessidades do indivíduo.
Na gestão da qualidade da administração pública a pesquisa, a avaliação e a apropriação dos melhores modelos de serviços e processos de trabalho de organizações reconhecidas como representantes das melhores práticas, denomina-se
Reengenharia.
Benchmarking.
Matriz GUT.
Método Ishikawa.
Método de Pareto.
Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação às melhores práticas de gestão de conflitos.
I. Todo problema ou conflito tem uma causa. Procure primeiros os culpados em vez de se concentrar na busca de soluções para o desentendimento.
II. Os conflitos não são casuais. Eles ocorrem quando as pessoas sentem-se frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras e traídas.
III. Procure a relação ganha-ganha em que ambos os lados saiam ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos.
IV. Concentre-se no problema ou comportamento e não na personalidade das pessoas. Se a outra pessoa estiver se desviando do assunto, interrompa fazendo perguntas objetivas que recoloquem o diálogo nos trilhos.
V. Evite a armadilha da ambiguidade. Use frases diretas do tipo "Você trabalha apenas para si e não ajuda ninguém". Deixe clara sua insatisfação com as atitudes do funcionário.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Em relação ao fluxo informal de informações em uma organização é correto afirmar:
Quanto maior e mais centralizado o fluxo de informações formais da organização, menor a necessidade de uma rede informal de comunicação.
O fluxo informal de informações não pode ser controlado dentro da organização e deve ser estimulado pela direção.
Com o desenvolvimento de sistemas informatizados de comunicação, as redes informais de comunicação tendem a se formalizar, reduzindo a intensidade das críticas à direção.
O livre fluxo de informações informais gera redundância e sobrecarga de informação sem utilidade para a melhoria da gestão.
Uma das consequências mais negativas do livre fluxo de informações dentro da organização é o surgimento de centrais de boatos que podem colocar em risco a credibilidade da direção.
O clima organizacional mostra-se positivo quando
frustra as expectativas de ganho imediato em troca de ganhos de longo prazo.
atende às expectativas imediatas de ganho salarial dos funcionários.
incentiva conflitos de expectativas, gerando comportamentos competitivos.
provoca diferentes tipos de motivação para o trabalho nos funcionários.
produz expectativas de acomodação aos padrões de eficiência estabelecidos.
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