Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instruções: Cada uma das questões de números 75 a 77 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação à transição da abordagem da Administração de Recursos Humanos (ARH)
I. As pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspira ções e percepções singulares.
II. A cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar a mudança e a inovação com foco no futuro da organização.
III. Passa a basear-se em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; a autonomia e independência corporativa e a integração vertical da estrutura organizacional.
IV. O foco passa a ser a organização como um todo, a busca do consenso e a vantagem competitiva sus tentável.
V. As mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado e trazendo um contexto ambiental impregnado de turbulência e imprevisibilidade.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
O método de controle de custos mais adequado como apoio a um processo de avaliação de desempenho que possibilite a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população por um órgão público é o de custeio
por absorção.
gerencial.
direto.
baseado em atividades.
variável.
Considere a figura abaixo.
Ela destaca um dos princípios de Administração, proposto originalmente por Henri Fayol, conhecido como
cadeia escalar.
linha burocrática.
burocracia.
organização informal.
divisão de trabalho.
Henri Fayol foi o primeiro teórico da Administração a considerar o planejamento como um dos processos da função administrativa. Além do planejamento, esta função também consiste, segundo ele, em
rever, dirigir, punir e recompensar.
organizar, comandar, coordenar e controlar.
avaliar, sistematizar, estimular e gerenciar.
conservar, autuar, estimular e administrar.
contabilizar, aprimorar, resolver e reformular.
Segundo o conceito vigente de responsabilidade social corporativa, uma empresa pública deve
cumprir sua responsabilidade social, exercendo com eficiência suas atividades essenciais.
incorporar em seu planejamento o máximo possível de atividades beneficentes para os setores mais carentes da sociedade.
incorporar o processo de gestão socialmente responsável como um instrumento que proporciona vantagens competitivas frente a seus concorrentes.
levar em consideração, prioritariamente, sua responsabilidade política, pois deve expressar os interesses do governo eleito democraticamente.
buscar a legitimação de suas ações por meio da implantação de instrumentos de responsabilização dos gestores pelos resultados alcançados.
Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação aos pressupostos básicos da Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO).
I. O indivíduos, os grupos, a organização e a comunidade são sistemas dinâmicos que necessitam de contínua adaptação, ajustamento e reorganização, como condição básica de sobrevivência em um ambiente em constante mudança.
II. Segundo essa abordagem DO é plenamente possível integrar as metas dos indivíduos com os objetivos da organização.
III. As organizações são sistemas fechados, isto é, cada organização é em si um sistema em um ambiente que consiste em muitos outros sistemas, todos dinamicamente independentes.
IV. O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas e constantes; por isso a mudança organizacional não pode ser planejada, configurando um processo contínuo de adaptação reativa ao ambiente.
V. A mudança planejada é uma conquista coletiva e não o resultado do esforço de algumas pessoas; por isso o DO exige a participação e o comprometimento de todos no processo.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Instruções: Cada uma das questões de números 91 a 93 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação à crítica da abordagem do Desenvolvimento Organizacional (DO) às estruturas convencionais de organização.
I. O exercício do poder na administração tradicional tende a frustrar e alienar o empregado.
II. A abordagem DO enfatiza as variáveis estruturais em detrimento das variáveis comportamentais.
III. As funções permanentes, no modelo de organização tradicional, tendem a se cristalizar, tornando-se fixas e imutáveis.
IV. A divisão do trabalho e a fragmentação de funções são um forte estímulo ao compromisso emocional do empregado nas organizações tradicionais.
V. A autoridade única ou unidade de comando restringe a comunicação do empregado, afetando negativamente o comprometimento deste para com a organização.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Para a abordagem do Desenvolvimento Organizacional (DO), o que explica a cristalização da estrutura burocrática na organização tradicional é
a centralização do processo de decisão com a fragmentação da execução.
o excesso de níveis hierárquicos e a pouca integração sistêmica entre a Direção e o RH.
a falta de sensibilidade dos gerentes nas organizações burocráticas para as iniciativas dos subordinados.
a ênfase excessiva na solução de conflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade.
a tomada de decisões descentralizada e o amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle.
Um recurso frequentemente utilizado para compensar os problemas resultantes de ruídos nos processos de comunicação dentro de uma organização é
a retroinformação.
o feedback.
a redundância.
o reforço dos fluxos descendentes.
a criação de redes informais de comunicação.
Na dinâmica das organizações, o efeito sinergético pode ser alcançado por meio
da união por processos semelhantes.
do equilíbrio entre a semelhança de interesses e a complementaridade das diferenças.
da eliminação de competências complementares.
da permanência na zona de conforto.
da integração vertical de processos.
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