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Em relação à intenção estratégica de uma organização é correto afirmar:
Os stakeholders correspondem aos públicos que têm algum tipo de interesse na organização. Dessa forma, podem contribuir para alavancar as atividades da organização e esperar retornos dessa contribuição.
A missão de uma organização corresponde à causa pela qual se deve lutar, está relacionada com demandas genéricas da sociedade e deve ser única ao longo da vida da organização.
A construção de valor em uma organização deve considerar seus diferentes stakeholders, porém, como não é possível atender a todos os interesses envolvidos, deve-se centrar na criação de valor para o principal público de interesse à custa dos demais.
A visão organizacional é relativa àquilo que a organização almeja ser no futuro, simboliza o ápice de seu desenvolvimento e, portanto, não está preocupada com o foco de atuação no presente.
Os valores organizacionais são relativos aos conceitos, filosofias e princípios de uma organização, mas não estão acima das práticas cotidianas na busca de ganhos de curto e longo prazos.
Considere as seguintes afirmativas em relação à gestão de processos:
I. Um processo finalístico está relacionado com a produção de um item ou a entrega de um serviço ao cliente e define a prioridade no fluxo de objetos, sejam materiais ou informações, ao longo das atividades que integram o processo.
II. Um processo de gestão relaciona-se com o gerenciamento da organização e tem como objetivo promover a realização das atividades.
III. A capacitação está relacionada com a possibilidade de entrega de um produto prometido, e quando um processo é considerado incapaz, não há previsibilidade de entrega do produto.
IV. Falhas em um processo crítico podem gerar inúmeros problemas à organização e devem receber atenção contínua na execução das suas atividades, pois não apresentam oportunidades de melhoria.
V. Um processo de suporte fornece apoio aos processos finalísticos, mas não aos de gestão, pois estes já têm a questão do suporte incorporada em suas atividades.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
III e IV.
I, II e III.
III, IV e V.
III e IV.
A ferramenta 5W2H é
utilizada na melhoria de processos e o what significa o que deverá ser feito, ou seja, a descrição da solução escolhida e os objetivos de melhoria a serem atingidos.
utilizada para apoiar o planejamento das ações de melhoria dos processos e o whose significa identificar quem é o responsável pelo problema identificado, as causas e as ações de melhoria.
utilizada para desenhar processos de gerenciamento e o How long significa quanto tempo irá durar cada um dos processos de gerenciamento e, dessa forma, é possível identificar possibilidades de redução do tempo total.
a base para a elaboração do planejamento estratégico de uma organização e o how much significa quanto deverá custar, ou seja, corresponde a uma estimativa do investimento necessário para se realizar a atividade.
utilizada para apoiar a análise SWOT e o where significa perguntar onde estão localizados os pontos fortes e fracos da organização, ou seja, identificar as áreas e as atividades que merecem atenção.
Análise de valor agregado consiste em
comparar o Custo Real do Trabalho Realizado, ou AC (Actual Cost), com o SPI (Schedule Performance Index) e o CPI (Cost Performance Index).
medir a velocidade ou efetividade dos custos do projeto, por meio da taxa de desvio do SPI e do CPI, tomados como constantes durante a execução do projeto.
medir o desempenho pela comparação do custo do projeto com seu valor agregado, analisando três curvas de desempenho: a do valor planejado ao longo do tempo, a do valor realmente gerado até o momento e a do valor do custo do projeto.
medir o desempenho de um projeto quanto ao valor realmente gerado até o momento com o custo real do trabalho realizado.
comparar o custo médio do projeto com seu valor final, analisando, alternativamente, o custo orçado do trabalho agendado ou o custo orçado do trabalho realizado.
Um exemplo de indicador de produtividade é
o número de solicitações de reparos pelo número total de unidades entregues.
a porcentagem de funcionários com formação de nível superior, em relação ao total.
a porcentagem de clientes que reclamaram, ou não, quando da entrega do produto.
o índice de retrabalho em relação ao total produzido em um determinado processo industrial.
o número de homens/hora para uma unidade de serviço executado.
Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação à prática da gestão participativa.
I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.
II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.
IV. Na gestão participativa, o grau de participação tornase o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.
V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Na gestão de contratos, o método mais adequado de custeio quando os custos indiretos constituem um porcentual elevado dos custos totais é o de custeio
tradicional.
variável.
por absorção.
ABC.
por objetivos.
Nem sempre as empresas que criaram um nicho de mercado serão sempre as líderes desse mesmo mercado. Isto ocorre porque a moderna gestão de pessoas pressupõe
a existência de uma política de carreiras estável e bem delineada.
uma cultura organizacional onde predominem valores como respeito à hierarquia e à disciplina.
uma política de remuneração centrada na valorização da qualificação formal dos funcionários.
a existência de um clima organizacional saudável e seguro para todos os funcionários.
o desenvolvimento de um clima organizacional próativo e desafiador.
Em uma organização, o planejamento
operacional é menos genérico e mais detalhado, tem um prazo longo de tempo e aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.
estratégico é realizado nas funções mais elevadas da empresa (diretoria), tem um maior alcance de tempo e as decisões envolvidas englobam a organização como um todo.
tático deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial a patamar de equilíbrio ótimo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer.
tático é aquele que coloca em prática os planos gerais dentro de cada setor da empresa. Normalmente demanda curto alcance de tempo.
operacional é realizado pelos executivos (gerentes), traduz e interpreta as decisões da direção e as transforma em planos concretos dentro dos departamentos da empresa. Geralmente tem um médio alcance de tempo.
A etapa em que o órgão de compras assegura-se de que a entrega do material será feita dentro dos prazos estabelecidos e na quantidade e qualidade negociadas denomina- se
análise de valor.
recebimento de materiais.
pesquisa e seleção de fornecedores.
seguimento de pedidos.
análise das requisições.
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