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O planejamento estratégico de tipo analítico visa
verificar e analisar as oportunidades que devem ser aproveitadas.
identificar e corrigir deficiências e problemas internos para garantir continuidade do sucesso.
antecipar novas demandas e capacitar a organização a ter sucesso em um ambiente de incertezas.
maximizar o desempenho da organização, utilizando melhor os recursos disponíveis.
verificar e analisar as ameaças que devem ser neutralizadas e evitadas.
Segundo as teorias da motivação, recompensas extrínsecas são
externas à própria organização e resultantes da valorização do trabalho da empresa pelo mercado.
independentes da direção da organização, decorrendo da necessidade de autorrealização dos indivíduos.
fundamentais para a possibilidade de satisfação das necessidades de autorrealização das pessoas.
aquelas que geram um sentimento de autorrealização pela participação na gestão da empresa.
aquelas que os indivíduos recebem por seu envolvimento com programas de responsabilidade social da organização.
O elemento organizacional que serve para clarificar e comunicar os objetivos e os valores básicos e orientar as atividades da organização é denominado
política operacional.
visão.
estratégia.
indicador.
missão.
Na definição da hierarquia de processos, o macroprocesso tem relevância
sistêmica.
tática.
operacional.
tecnológica.
estratégica.
Em contratos de custos reembolsáveis, os custos indiretos são também conhecidos como
overhead.
spread.
lump sum.
FFP.
FPIF.
O modelo de planejamento integrado deve levar em conta as seguintes variáveis:
volume de produção, mudanças tecnológicas, condições de oferta e procura e planejamento de carreiras.
forças e fraquezas da organização, oportunidades e ameaças do ambiente.
consumidores, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores.
variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais e demográficas.
visão de futuro, planejamento, foco em resultados e desempenho.
Em uma análise ambiental da organização, o ambiente de tarefa compreende
as oportunidades, as ameaças, os recursos disponíveis, bem como coações e contingências das quais ela não pode escapar.
os fatores que influenciam toda organização, sem qualquer distinção, embora com impactos distintos em cada uma: como os tecnológicos, legais e sociais.
o contexto macroecômico, assim como o perfil dos consumidores ou usuários e concorrentes.
os consumidores ou usuários, os fornecedores de recursos, as empresas concorrentes, bem como as agências reguladoras.
o nicho ambiental mais próximo e imediato de cada organização, incluindo fatores políticos, econômicos, demográficos e ecológicos.
Uma empresa que diagnostica a necessidade de uma profunda mudança organizacional deve iniciar esse processo
criando uma coalizão de pessoas influentes na organização para sustentar o processo de mudança.
desenvolvendo uma visão compartilhada do sentido da mudança entre os seus membros.
estabelecendo um sentido de urgência para a necessidade de mudança, reduzindo as resistências entre os membros da empresa.
gerando mudanças de curto prazo que se transformem em vitórias visíveis a todos os membros da empresa.
criando forças-tarefa para diagnosticar os problemas cruciais a serem enfrentados em primeiro lugar.
O gerenciamento de suprimentos por meio da abordagem do Supply Chain Management tem como objetivo estratégico
promover a integração logística de toda a cadeia interna de suprimentos da organização.
fazer a distinção entre a cadeia interna de suprimentos da organização, incluindo os fluxos de materiais e de informações, da cadeia externa de fornecedores e do cliente final.
garantir a gestão da cadeia interna, incluindo fluxos de materiais e informações, visando, principalmente, a redução de custos e a racionalização do fluxo de suprimentos da empresa.
realizar ações colaborativas que promovam a união de forças de empresas − cliente e fornecedora, cliente e cliente, ou fornecedora e fornecedora − visando a explorar as atividades logísticas em busca de vantagens mútuas.
agregar valor aos produtos, reduzindo prazos, melhorando o atendimento de emergências, por meio da melhor coordenação intersetorial.
Em um mapa estratégico do balance scorecard, a
perspectiva financeira descreve os resultados intangíveis da estratégia, uma vez que se espera sua concretização no longo prazo.
perspectiva do cliente estabelece a proposição de valor para os clientes-alvo que, por sua vez, define o contexto para a criação de valor a partir dos ativos intangíveis.
essência da execução da estratégia é representada pela perspectiva dos clientes internos e a organização deve buscar o alinhamento consistente das ações e habilidades que agregam valor.
identificação de todos os processos que exercem algum impacto sobre a estratégia e que agregam algum valor para a organização ocorre na perspectiva dos processos internos.
perspectiva do aprendizado e do crescimento define os ativos tangíveis essenciais para a estratégia e estão relacionados aos cargos, sistemas e clima organizacional necessários para suportar os processos internos que criam valor.
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