Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento estratégico de tipo analítico visa

  • A.

    verificar e analisar as oportunidades que devem ser aproveitadas.

  • B.

    identificar e corrigir deficiências e problemas internos para garantir continuidade do sucesso.

  • C.

    antecipar novas demandas e capacitar a organização a ter sucesso em um ambiente de incertezas.

  • D.

    maximizar o desempenho da organização, utilizando melhor os recursos disponíveis.

  • E.

    verificar e analisar as ameaças que devem ser neutralizadas e evitadas.

Segundo as teorias da motivação, recompensas extrínsecas são

  • A.

    externas à própria organização e resultantes da valorização do trabalho da empresa pelo mercado.

  • B.

    independentes da direção da organização, decorrendo da necessidade de autorrealização dos indivíduos.

  • C.

    fundamentais para a possibilidade de satisfação das necessidades de autorrealização das pessoas.

  • D.

    aquelas que geram um sentimento de autorrealização pela participação na gestão da empresa.

  • E.

    aquelas que os indivíduos recebem por seu envolvimento com programas de responsabilidade social da organização.

O elemento organizacional que serve para clarificar e comunicar os objetivos e os valores básicos e orientar as atividades da organização é denominado

  • A.

    política operacional.

  • B.

    visão.

  • C.

    estratégia.

  • D.

    indicador.

  • E.

    missão.

Na definição da hierarquia de processos, o macroprocesso tem relevância

  • A.

    sistêmica.

  • B.

    tática.

  • C.

    operacional.

  • D.

    tecnológica.

  • E.

    estratégica.

Em contratos de custos reembolsáveis, os custos indiretos são também conhecidos como

  • A.

    overhead.

  • B.

    spread.

  • C.

    lump sum.

  • D.

    FFP.

  • E.

    FPIF.

O modelo de planejamento integrado deve levar em conta as seguintes variáveis:

  • A.

    volume de produção, mudanças tecnológicas, condições de oferta e procura e planejamento de carreiras.

  • B.

    forças e fraquezas da organização, oportunidades e ameaças do ambiente.

  • C.

    consumidores, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores.

  • D.

    variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais e demográficas.

  • E.

    visão de futuro, planejamento, foco em resultados e desempenho.

Em uma análise ambiental da organização, o ambiente de tarefa compreende

  • A.

    as oportunidades, as ameaças, os recursos disponíveis, bem como coações e contingências das quais ela não pode escapar.

  • B.

    os fatores que influenciam toda organização, sem qualquer distinção, embora com impactos distintos em cada uma: como os tecnológicos, legais e sociais.

  • C.

    o contexto macroecômico, assim como o perfil dos consumidores ou usuários e concorrentes.

  • D.

    os consumidores ou usuários, os fornecedores de recursos, as empresas concorrentes, bem como as agências reguladoras.

  • E.

    o nicho ambiental mais próximo e imediato de cada organização, incluindo fatores políticos, econômicos, demográficos e ecológicos.

Uma empresa que diagnostica a necessidade de uma profunda mudança organizacional deve iniciar esse processo

  • A.

    criando uma coalizão de pessoas influentes na organização para sustentar o processo de mudança.

  • B.

    desenvolvendo uma visão compartilhada do sentido da mudança entre os seus membros.

  • C.

    estabelecendo um sentido de urgência para a necessidade de mudança, reduzindo as resistências entre os membros da empresa.

  • D.

    gerando mudanças de curto prazo que se transformem em vitórias visíveis a todos os membros da empresa.

  • E.

    criando forças-tarefa para diagnosticar os problemas cruciais a serem enfrentados em primeiro lugar.

O gerenciamento de suprimentos por meio da abordagem do Supply Chain Management tem como objetivo estratégico

  • A.

    promover a integração logística de toda a cadeia interna de suprimentos da organização.

  • B.

    fazer a distinção entre a cadeia interna de suprimentos da organização, incluindo os fluxos de materiais e de informações, da cadeia externa de fornecedores e do cliente final.

  • C.

    garantir a gestão da cadeia interna, incluindo fluxos de materiais e informações, visando, principalmente, a redução de custos e a racionalização do fluxo de suprimentos da empresa.

  • D.

    realizar ações colaborativas que promovam a união de forças de empresas − cliente e fornecedora, cliente e cliente, ou fornecedora e fornecedora − visando a explorar as atividades logísticas em busca de vantagens mútuas.

  • E.

    agregar valor aos produtos, reduzindo prazos, melhorando o atendimento de emergências, por meio da melhor coordenação intersetorial.

Em um mapa estratégico do balance scorecard, a

  • A.

    perspectiva financeira descreve os resultados intangíveis da estratégia, uma vez que se espera sua concretização no longo prazo.

  • B.

    perspectiva do cliente estabelece a proposição de valor para os clientes-alvo que, por sua vez, define o contexto para a criação de valor a partir dos ativos intangíveis.

  • C.

    essência da execução da estratégia é representada pela perspectiva dos clientes internos e a organização deve buscar o alinhamento consistente das ações e habilidades que agregam valor.

  • D.

    identificação de todos os processos que exercem algum impacto sobre a estratégia e que agregam algum valor para a organização ocorre na perspectiva dos processos internos.

  • E.

    perspectiva do aprendizado e do crescimento define os ativos tangíveis essenciais para a estratégia e estão relacionados aos cargos, sistemas e clima organizacional necessários para suportar os processos internos que criam valor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...