Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre marketing, considere:

I. Marketing global ocorre quando as organizações tratam o mundo inteiro como o foco para o planejamento e a implementação do marketing. I

I. Produtos que podem ser distribuídos eletronicamente devem considerar os meios de comunicação tradicionais como canais de marketing para atingir consumidores.

III. O composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a organização usa para atingir seus objetivos com o públicoalvo.

IV. Para o marketing ser bem sucedido é necessário ter um produto certo à disposição, no lugar certo, na hora certa, e certificar-se de que os clientes tenham conhecimento do produto.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

O ambiente geral que envolve as organizações é mutável e dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Na mudança organizacional, conforme modelo apresentado por Kurt Lewin, o denominado recongelamento corresponde

  • A. à fase final do processo de mudança, quando as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento.
  • B. à primeira etapa do processo de mudança, na qual as velhas ideias e práticas são abandonadas e desaprendidas.
  • C. à etapa intermediária do processo de mudança, quando novas atitudes e comportamentos são adquiridos.
  • D. às forças internas que buscam evitar o processo de mudança, sustentando as práticas institucionalizadas.
  • E. às forças externas que dificultam a implementação de novas ideias e práticas, representadas por cenários adversos.

Para a análise de risco em um ambiente de trabalho, a ferramenta SWOT, muito utilizada para investigação, diagnóstico e intervenção de riscos e ameaças existentes, é aplicada há mais de 15 anos nas instituições ou corporações. É uma ferramenta muito útil e versátil, podendo ser adaptada para os mais diversos tipos organizacionais. Logo, a análise SWOT agrupa nos fatores

  • A. internos, os elementos-chave oportunidades e ameaças, e, nos fatores externos, os elementos-chave forças e fraquezas.
  • B. externos, os elementos-chave forças e fraquezas, e, nos fatores internos, os elementos-chave oportunidades e gestão.
  • C. internos, os elementos-chave forças e fraquezas, e, nos fatores externos, os elementos-chave oportunidades e ameaças.
  • D. internos, os elementos-chave forças e gestão, e, nos fatores externos, os elementos-chave oportunidades e gestão.
  • E. externos e internos, os elementos-chave forças, fraquezas e ameaças.

Uma das etapas relevantes do processo de gestão estratégica do desempenho consiste na avaliação do desempenho. Diversas metodologias consagradas são aplicadas pelas organizações para avaliação do desempenho de seus colaboradores, entre as quais a que registra aspectos do comportamento do avaliado considerados extremos e que o avaliador destaca aspectos do trabalho realizados considerando-os extremamente positivos ou extremamente negativos. Trata-se do método denominado

  • A. Avaliação 360°.
  • B. Avaliação Participativa por Objetivos.
  • C. Incidentes Críticos.
  • D. Lista de Verificação.
  • E. Comparação Binária.

Em serviços de informação, os indicadores de desempenho qualitativos podem ser divididos em diretos e indiretos. Os indiretos são aqueles que

  • A. refletem o valor agregado pelo profissional da informação.
  • B. estão ligados à qualidade e ao número de fontes de informação escolhidas.
  • C. representam a medida de notoriedade do serviço.
  • D. estão ligados à satisfação do usuário.
  • E. podem ser definidos por uma unidade de contagem.

Entre os modelos de Planejamento de RH descritos pela literatura, aquele que toma por base organograma de encarreiramento para o planejamento de funcionários, classificando-os em três alternativas de promovabilidade, é denominado modelo

  • A. baseado em segmentos de cargos.
  • B. baseado no fluxo de pessoal.
  • C. de planejamento funcional.
  • D. de substituição de postos-chave.
  • E. de recompensa imediata.

O planejamento estratégico de uma organização pressupõe, como uma das etapas de grande relevância, o denominado diagnóstico institucional, oportunidade em que, entre outros aspectos, identificam-se os pontos fortes e fracos da organização, o que corresponde

  • A. à análise interna, restrita e controlável.
  • B. à análise externa, que aponta as ameaças e oportunidades.
  • C. à visão da organização.
  • D. à missão da organização.
  • E. aos cenários, classificados em otimista ou pessimista.

O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização. Uma das etapas relevantes da sua implementação é a definição de ques tões, objetivos e estratégias, sendo que

I. a definição dos objetivos organizacionais antecede a das questões estratégicas.

II. as metas representam as partições dos objetivos a serem alcançadas no curto prazo.

III. a estratégia corresponde ao caminho mais adequado a ser percorrido para alcançar os objetivos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. III.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
  • E. II.

A tomada de decisão e o processo de tomar decisões são tarefas características do gestor e correspondem à escolha entre alternativas ou possibilidades, com vistas a resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Nesse sentido, de acordo com categorização de autores consagrados, quanto aos diferentes tipos de decisões no âmbito de uma organização, quando um gestor soluciona um problema tomando por base normas preestabelecidas, disponíveis no acervo da organização, sua decisão é do tipo

  • A. padronizada.
  • B. programada.
  • C. consultiva.
  • D. normativa.
  • E. prescritiva.

Suponha que determinada sociedade de economia mista controlada pelo Estado de Mato Grosso do Sul pretenda utilizar, como ferramenta em seu processo de planejamento estratégico e avaliação de desempenho, o Balanced Scorecard. Além da financeira, a referida metodologia considera também, de forma equilibrada, as seguintes perspectivas:

  • A. clientes, processos internos e aprendizado.
  • B. missão, visão e valores.
  • C. desafios e oportunidades.
  • D. análise interna e análise externa.
  • E. forças, fraquezas e cenários.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...