Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de tomada de decisões no âmbito de uma organização pressupõe o exame cuidadoso da situação, o mapeamento dos critérios relevantes, a identificação das alternativas viáveis e, por fim, a escolha da mais adequada. Nesse contexto,

I. tendo em vista que a racionalidade do tomador é limitada, a decisão racional demanda esforço para simplificar situações complexas.

II. a tomada de decisão intuitiva é um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas e não tem lugar quando existe alto nível de incerteza.

III. o processo de tomada de decisão consensual conjuga, de forma equilibrada, o processo racional e o intuitivo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. II.
  • D. I.
  • E. III.

O termo “motivação” possui origem no Latim (movere) e designa a condição que influencia a direção do comportamento humano. O estudo da motivação busca compreender porque, em determinadas situações, os indivíduos escolhem, iniciam e mantêm determinadas ações. Nesse contexto, surgiram diversas Teorias Motivacionais que, conforme a abordagem adotada, podem ser classificadas de diferentes formas. As Teorias que possuem natureza descritiva e procuram explicar quais fatores, internos ou do ambiente, motivam as pessoas, são as denominadas Teorias

  • A. de conteúdo.
  • B. de processo.
  • C. bifatoriais.
  • D. multifatoriais.
  • E. comportamentais.

Os primeiros estudos sobre liderança enfocam, precipuamente, os traços de personalidade do líder, que o diferenciariam dos não líderes. Nesse sentido, a liderança era considerada algo nato. Tal abordagem, contudo, mostrou-se incompleta para explicar todos os aspectos que envolvem a liderança, notadamente para distinguir os líderes eficazes dos não eficazes. Para suprir tais lacunas, surgiram as denominadas teorias

  • A. cognitivas, que consideram que a liderança pode ser aprendida, independentemente de quaisquer características específicas do indivíduo.
  • B. comportamentais, que extrapolam os traços de personalidade natos do líder, buscando atingir habilidades que podem ser desenvolvidas a partir de treinamentos.
  • C. situacionais, que apontam que o comportamento do líder considera, também, as contingências e situações apresentadas pelo ambiente de trabalho.
  • D. estruturalistas, que apregoam que a liderança é um fator externo ao indivíduo, decorrente da estrutura de poder da organização.
  • E. institucionais, que consideram, simultaneamente, os traços individuais, passíveis de aprimoramento, e as características exógenas, decorrentes da posição ocupada na instituição.

Considere a situação hipotética descrita a seguir: o gestor de um projeto prioritário desenvolvido pela área de modernização do Tribunal se defronta com redução do orçamento original e precisa definir quais ações serão descontinuadas. Entre os possíveis modelos preconizados pela literatura para o processo decisório, o gestor em questão poderá adotar uma decisão consultiva, o que significa que a mesma deverá

  • A. refletir o consenso de todos os envolvidos.
  • B. ser tomada mediante a submissão do problema à autoridade superior.
  • C. expressar, necessariamente, a opinião da maioria dos envolvidos.
  • D. ser tomada por um especialista externo ao grupo envolvido.
  • E. ser tomada pelo próprio gestor, que considerará as opiniões apresentadas pelos envolvidos.

Cada organização, pública ou privada, possui um conjunto de elementos e aspectos capazes de orientar e influenciar o comportamento de seus componentes e a forma como se integram e relacionam com a organização. Nesse sentido, tem-se que

  • A. a cultura organizacional corresponde aos elementos internos na organização e o clima aos elementos exógenos, não passíveis de modificação.
  • B. os valores preconizados pela organização constituem a camada mais visível da cultura organizacional, possuindo caráter descritivo.
  • C. clima e cultura organizacional são conceitos coincidentes, apenas diferindo quanto ao observador, dado que a cultura somente é perceptível pelos próprios integrantes da organização.
  • D. o conjunto de percepções experimentadas pelos membros da organização, relativas à qualidade do ambiente, diz respeito ao clima organizacional.
  • E. os pressupostos básicos da cultura organizacional correspondem aos valores perseguidos pela organização, enquanto o clima organizacional se insere nos denominados artefatos observáveis.

O conceito de treinamento está relacionado às iniciativas organizacionais, na forma de eventos planejados, com o objetivo de ampliar a aprendizagem entre os membros da organização, melhorando seu desempenho. As técnicas de treinamento e desenvolvimento comportam diferentes classificações e, nesse contexto, as que visam à adaptação e à ambientação inicial são denominadas

  • A. de indução.
  • B. rotação de cargos.
  • C. role playing.
  • D. coaching.
  • E. mentoring.

Os métodos de avaliação de desempenho ordinariamente aplicados podem se basear em metodologias que levam em conta medidas subjetivas, baseadas na percepção do avaliador sobre aspectos do avaliado, ou, em medidas objetivas, com foco na mensuração do desempenho propriamente dito. Constituem exemplos de metodologias que representam essas duas diferentes perspectivas, respectivamente,

  • A. Avaliação 3D e Lista de Verificação.
  • B. Escala Gráfica e Avaliação 360º
  • C. Comparação de Pares e Pesquisa de Campo.
  • D. Incidentes Críticos e Escolha Forçada.
  • E. Lista de Verificação e Escala Gráfica.

Existem diferentes classificações preconizadas por instituições e publicações especializadas no que diz respeito ao grau de maturidade no gerenciamento de processos verificado em uma organização. Nessa linha, costumam ser apontados diferentes níveis de maturidade, refletindo o estágio em que se encontra a organização e objetivando a evolução de acordo com a aplicação das melhores práticas de gestão de processos. Uma dessas classificações é apresentada pela SDPS – Society for Design and Process Science, de acordo com a qual, o Nível 1 de maturidade corresponde aos denominados processos

  • A. simulados.
  • B. modelados.
  • C. padronizados.
  • D. otimizados.
  • E. emulados.

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma abordagem do planejamento que pressupõe

  • A. o planejador como um estrategista que usa seu conhecimento e as informações do ambiente para dominar o futuro.
  • B. a elaboração do diagnóstico estratégico, objetivo e único, estabelecendo uma hierarquia entre planos de níveis diferentes.
  • C. que o objeto planejado segue leis e regras, sendo redutível a comportamentos sociais que podem ser modelados.
  • D. a solução para os problemas baseada no conhecimento científico e na racionalidade técnica.
  • E. que o sujeito que planeja está dentro da realidade, fazendo parte de um contexto no qual outros atores também planejam.

A literatura sobre as Teorias da Administração destaca, ao abordar a evolução histórica do pensamento científico sobre as organizações, o conceito de centros de resultados, no qual lucro ou prejuízo são apurados para cada unidade, que pode ser organizada por produto, por área geográfica ou clientela. Tais conceitos descrevem a

  • A. Teoria da Contingência, desenvolvida por Joan Woodward.
  • B. Abordagem Sistêmica, idealizada pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy.
  • C. Escola Clássica, sustentada por Henri Fayol.
  • D. Abordagem Comportamental, inspirada nos estudos de Mary Parker Follet.
  • E. Estrutura Divisional, descrita por Alfred P. Sloan.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...