Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Objetivando uma significativa mudança em sua forma de atuação tradicional, determinada organização pública decidiu instituir um modelo de gestão estratégica utilizando, como suporte metodológico, o Balanced Scorecard – BSC. Logo na primeira etapa de aplicação, referida organização foi instada a identificar, olhando para o futuro, como pretende ser reconhecida por colaboradores, clientes, fornecedores e pela própria sociedade. De acordo com a visão do BSC, esse aspecto da organização a ser identificado corresponde

  • A. à missão.
  • B. a valores.
  • C. à visão.
  • D. ao mapa estratégico.
  • E. à análise externa.

O denominado Ciclo PDCA pode ser entendido como uma técnica para controle de processos que objetiva a melhoria contínua, evitando erros lógicos, a partir das seguintes etapas sequenciais:

  • A. pontos críticos; definição de ações corretivas; controle/monitoramento e adequação.
  • B. prescrição; diagnóstico; controle de qualidade e avaliação.
  • C. execução; conferência; detecção de falhas e adequação.
  • D. previsão de custos; definição de metas; controle de resultados e avaliação.
  • E. planejamento; execução; controle/verificação e ação avaliativa/corretiva.

No âmbito corporativo são utilizadas diferentes abordagens de Desenvolvimento Organizacional, com o objetivo de realizar intervenções na organização especialmente para implementar mudanças e inovações. Nesse contexto, cita-se a análise transacional, cujo escopo é

  • A. o autodiagnóstico das relações interpessoais.
  • B. o diagnóstico do ambiente externo.
  • C. a identificação de desafios e oportunidades.
  • D. o mapeamento dos principais empecilhos à mudança.
  • E. a interação entre chefia e subordinados.

A gestão por competências é uma metodologia que toma por base inicial o mapeamento das competências técnicas e comportamentais necessárias para as atividades que o cargo executa. A partir daí, são identificadas quais as competências disponíveis na organização e quais aquelas que precisam ser desenvolvidas ou captadas no mercado. Entre os instrumentos utilizados em tal mapeamento se inclui(em):

  • A. as reuniões de confrontação.
  • B. os treinamentos de sensitividade.
  • C. os grupos focais.
  • D. a retroação de dados.
  • E. a análise sistêmica.

Considere que determinada empresa, de pequeno porte, que atue em uma área específica de mercado – produzindo específico componente eletrônico para montadoras de automóveis – pretenda diversificar a sua produção, passando a produzir outros componentes eletrônicos, de interesse de indústrias que produzem eletrodomésticos. Diante de tal perspectiva, referida empresa decidiu adequar sua estrutura a uma lógica de atuação por projetos, com órgãos de existência limitada à duração de cada projeto, mantendo outros, de natureza permanente, para apoio funcional. De acordo com os modelos descritos pela literatura, o tipo de estrutura adequado para atingir tal escopo consiste na denominada estrutura

  • A. Departamentalizada, onde são fixadas metas para cada unidade de produção.
  • B. Divisional, que permite especialização por produto.
  • C. Funcional, na qual os resultados são apurados de acordo com cada projeto.
  • D. Compartimentalizada, com relativa autonomia para cada departamento.
  • E. Matricial, na qual o projeto se constitui em centro de resultado.

A modelagem de processos BPM é considerada importante pela sua capacidade de fornecer a compreensão da empresa e dos mecanismos utilizados para o seu funcionamento. Uma das abordagens adotadas em tal metodologia preconiza que os processos de negócio de uma organização

  • A. se restringem ao sistema de gerenciamento informatizado utilizado.
  • B. correspondem ao workflow, assim entendido como sistema de gerenciamento de desempenho.
  • C. podem ser redesenhados e otimizados ainda que já padronizados.
  • D. constituem um sistema fechado que não comporta modificações.
  • E. são classificados de acordo com seu nível de maturidade.

Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca entre os possíveis comportamentos do líder, o

  • A. autoritário-coercitivo, que decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.
  • B. diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
  • C. consultivo, que compartilha as decisões com os subordinados, permitindo aos mesmos flexibilidade na realização das tarefas.
  • D. carismático, que motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento.
  • E. benevolente, que toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados.

Diversos autores, como Henry Fayol, William Newman e Harold Koontz, trouxeram importantes contribuições ao conhecimento sobre as funções exercidas em uma organização e aquilo que cabe aos administradores. Considerando a síntese das diversas abordagens sobre o tema, tem-se que

  • A. organização é a única atividade não passível de delegação, sob pena de propiciar o denominado ajuste espontâneo.
  • B. planejamento é, a rigor, a única atividade própria do administrador, sendo todas as demais de natureza operacional.
  • C. direção, também denominada liderança ou coordenação, se traduz no estabelecimento de objetivos e metas.
  • D. controle compreende medir o desempenho dos subordinados e também adotar ações corretivas.
  • E. comunicação é considerada, atualmente, a essência da atuação do administrador, exercida, precipuamente, no âmbito externo à organização.

O Balanced Score Card − BSC pode ser utilizado como modelo de gestão estratégica, assim como mecanismo para implementação da estratégia da entidade, bem assim como sistema de avaliação de desempenho organizacional. Nesse contexto, o BSC prioriza o equilíbrio organizacional, a partir de diferentes perspectivas, a saber:

  • A. econômica; social; corporativa e individual.
  • B. organizacional; conjuntural; circunstancial e prospectiva.
  • C. financeira; do cliente; dos processos internos; do aprendizado e crescimento.
  • D. otimista; moderada; cautelosa e pessimista.
  • E. individual; corporativa; coletiva e externa.

Existem diferentes formas de agrupar as atividades de uma organização em órgãos, o que corresponde aos denominados critérios de departamentalização. O critério segundo o qual todas as atividades relacionadas a uma determinada atividade, ou seja, de uma mesma especialidade, são alocadas em um mesmo órgão é denominado

  • A. Organizacional.
  • B. por Produto.
  • C. Segmentado
  • D. por Clientela.
  • E. Funcional.
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