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O grau de maturidade na gestão de processos é definido a partir de níveis, que medem a evolução da organização quanto às práticas de gerenciamento de processos. Um dos modelos a partir do qual é possível descrever o grau de maturidade de um processo é o preconizado pela Society for Design and Process Science − SDPS, que aponta, como o nível mais avançado, o correspondente aos processos
Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se
O Clima Organizacional é constituído, basicamente, por elementos de natureza
O cerne do equilíbrio organizacional está na relação entre os objetivos da organização e os objetivos dos indivíduos que dela fazem parte, os quais, no mais das vezes, não são coincidentes. Diferentes ações podem ser adotadas para alinhar esses interesses e, nesse contexto, aflora o conceito de empowerment (empoderamento), que se traduz, em termos concretos, em
Uma das classificações das teorias sobre motivação divide as abordagens em de conteúdo e de processo. Nesse cenário, a Teoria Bifatorial, preconizada por Herzberg, caracteriza-se como
Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, impactando a maneira de conceber a figura do líder. Nesse contexto, emergem as Teorias de Estilos de Liderança, também chamadas Teorias Comportamentais, nas quais se sustenta que
Um dos modelos de remuneração mais tradicionais adotados pelas organizações, ligado ao cargo ocupado e no qual mede-se o valor relativo do cargo, na empresa e no mercado de trabalho, corresponde ao modelo
Embora existam zonas de intersecção, os conceitos de cultura organizacional e clima organizacional diferem entre si, sendo que:
I. clima organizacional possui natureza descritiva e avaliativa, podendo ser aferido por meio de pesquisa específica.
II. cultura engloba tanto aspectos formais, abertos, como aspectos fechados, tais como crenças e ideologias.
III. a cultura organizacional é mais estática que o clima organizacional, somente sendo passível de modificação mediante os denominados ritos de degradação.
Está correto o afirmado APENAS em
Um dos aspectos da gestão do desempenho é o avaliativo. Existem diferentes metodologias aplicáveis para avaliação de desempenho, porém é fundamental a aplicação acurada e o preparo e isenção do avaliador para evitar erros comuns que podem distorcer o resultado. Um desses erros, apontados com frequência, consiste em nivelar o julgamento do avaliado tomando por base um aspecto do desempenho e generalizando o resultado desse aspecto para todos os demais aspectos sob avaliação. Esse erro é comumente denominado
Considere os dois agrupamentos abaixo. O primeiro contém os tipos de obstáculos e condicionamentos para a gestão de projetos em serviços de informação e, o segundo, os exemplos de situações que os tipificam:
I. Cultural.
II. Prestígio.
III. Organizativo.
a. A dependência do chefe funcional e do gerente de projeto pode se converter em motivo de desgosto para os membros da equipe, especialmente em situações de conflito entre os objetivos do projeto e os da unidade de informação.
b. O conhecimento sobre os princípios, os métodos e as técnicas de gestão de projetos não existe ou é escasso.
c. Algumas figuras temem ser obrigadas a revelar-se, a manifestar seus próprios limites e a se colocar em jogo profissionalmente.
A correlação correta dos dois agrupamentos é:
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