Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O grau de maturidade na gestão de processos é definido a partir de níveis, que medem a evolução da organização quanto às práticas de gerenciamento de processos. Um dos modelos a partir do qual é possível descrever o grau de maturidade de um processo é o preconizado pela Society for Design and Process Science − SDPS, que aponta, como o nível mais avançado, o correspondente aos processos

  • A. gerenciados.
  • B. padronizados.
  • C. otimizados.
  • D. modelados.
  • E. interoperados.

Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se

  • A. iminência de conflito e aplicação de técnica de desativação.
  • B. presença de conflito de tarefa e adoção de abordagem estrutural.
  • C. ocorrência de conflito interpessoal e aplicação de abordagem de processo.
  • D. ausência de conflito e aplicação de medida preventiva.
  • E. existência de conflito de processo e aplicação de abordagem de processo.

O Clima Organizacional é constituído, basicamente, por elementos de natureza

  • A. intrínseca, ligada ao sistema de recompensas e punições, diretas e indiretas, estabelecidos no bojo da organização.
  • B. cultural e é formado a partir das crenças e valores disseminados, implícita ou explicitamente, pela organização.
  • C. afetiva, correspondente à forma como o indivíduo percebe os diferentes procedimentos, práticas e política da organização.
  • D. cognitiva, resultante da percepção compartilhada acerca de diversos aspectos formais e informais da organização.
  • E. transacional, contemplando tanto aspectos objetivos como subjetivos, de cunho eminentemente pessoal e psicológico.

O cerne do equilíbrio organizacional está na relação entre os objetivos da organização e os objetivos dos indivíduos que dela fazem parte, os quais, no mais das vezes, não são coincidentes. Diferentes ações podem ser adotadas para alinhar esses interesses e, nesse contexto, aflora o conceito de empowerment (empoderamento), que se traduz, em termos concretos, em

  • A. suprimir a cadeia hierárquica e conferir ampla autonomia aos colaboradores para definição dos objetivos da organização.
  • B. adotar medidas que confiram maior liberdade aos subordinados, mantendo-se a responsabilidade correspondente no âmbito daqueles que detém o poder de comando.
  • C. delegar o controle para que os indivíduos tenham responsabilidade sobre seu trabalho e sobre as decisões que tomam.
  • D. adotar medidas que confiram maior flexibilidade no trabalho, porém sem autonomia decisória.
  • E. introduzir maior controle das variáveis dependentes, como rotatividade e absenteísmo e maior flexibilidade no campo das variáveis independentes, como produtividade.

Uma das classificações das teorias sobre motivação divide as abordagens em “de conteúdo” e “de processo”. Nesse cenário, a Teoria Bifatorial, preconizada por Herzberg, caracteriza-se como

  • A. de conteúdo, estática e prescritiva das ações a serem adotadas para induzir a motivação nos indivíduos.
  • B. de processo, abordando a forma como se desencadeia a motivação, sem indicar os fatores motivacionais propriamente ditos.
  • C. mista, com elementos descritivos e prescritivos, sendo aplicada em ambientes instáveis.
  • D. de conteúdo, apontando fatores que causam insatisfação, chamados higiênicos, e os que produzem sentimentos positivos, de motivação.
  • E. de processo, indicando as ações capazes de induzir a motivação nos indivíduos.

Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, impactando a maneira de conceber a figura do líder. Nesse contexto, emergem as Teorias de Estilos de Liderança, também chamadas Teorias Comportamentais, nas quais se sustenta que

  • A. os líderes possuem habilidades inatas, ligadas ao desempenho da tarefa, não passíveis de serem desenvolvidas.
  • B. os traços de personalidade, como o carisma, são determinantes para a construção da liderança.
  • C. existem características individuais, de natureza universal, relativas à liderança, notadamente os traços intelectuais.
  • D. o que determina o desenvolvimento do líder são as contingências apresentadas pelo ambiente.
  • E. a liderança não decorre exclusivamente de traços de personalidade, podendo ser aprendida e desenvolvida.

Um dos modelos de remuneração mais tradicionais adotados pelas organizações, ligado ao cargo ocupado e no qual mede-se o valor relativo do cargo, na empresa e no mercado de trabalho, corresponde ao modelo

  • A. bifatorial.
  • B. funcional.
  • C. comutativo.
  • D. binário.
  • E. comparativo.

Embora existam zonas de intersecção, os conceitos de cultura organizacional e clima organizacional diferem entre si, sendo que:

I. clima organizacional possui natureza descritiva e avaliativa, podendo ser aferido por meio de pesquisa específica.

II. cultura engloba tanto aspectos formais, abertos, como aspectos fechados, tais como crenças e ideologias.

III. a cultura organizacional é mais estática que o clima organizacional, somente sendo passível de modificação mediante os denominados ritos de degradação.

Está correto o afirmado APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. I e III.

Um dos aspectos da gestão do desempenho é o avaliativo. Existem diferentes metodologias aplicáveis para avaliação de desempenho, porém é fundamental a aplicação acurada e o preparo e isenção do avaliador para evitar erros comuns que podem distorcer o resultado. Um desses erros, apontados com frequência, consiste em nivelar o julgamento do avaliado tomando por base um aspecto do desempenho e generalizando o resultado desse aspecto para todos os demais aspectos sob avaliação. Esse erro é comumente denominado

  • A. projeção.
  • B. tendência central.
  • C. leniência.
  • D. unilateralidade.
  • E. efeito halo.

Considere os dois agrupamentos abaixo. O primeiro contém os tipos de obstáculos e condicionamentos para a gestão de projetos em serviços de informação e, o segundo, os exemplos de situações que os tipificam:

I. Cultural.

II. Prestígio.

III. Organizativo.

a. A dependência do chefe funcional e do gerente de projeto pode se converter em motivo de desgosto para os membros da equipe, especialmente em situações de conflito entre os objetivos do projeto e os da unidade de informação.

b. O conhecimento sobre os princípios, os métodos e as técnicas de gestão de projetos não existe ou é escasso.

c. Algumas figuras temem ser obrigadas a revelar-se, a manifestar seus próprios limites e a se colocar em jogo profissionalmente.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. I-b, II-c, III-a.
  • B. I-c, II-a, III-b.
  • C. I-a, II-c, III-b.
  • D. I-a, II-b, III-c.
  • E. I-c, II-b, III-a.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...