Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O custo de oportunidade de um projeto é determinado pela
identificação do ativo com a melhor Relação Benefício- Custo do mercado dentre o grupo de ativos com o mesmo nível de risco que o do projeto.
diferença entre a TIR (Taxa Interna de Retorno) do projeto em análise e a TIR média dos projetos da empresa.
identificação do ativo com maior retorno dentre o grupo de ativos do mercado de capitais com o mesmo nível de risco que o do projeto.
comparação entre o Valor Presente Líquido (VPL) esperado para o projeto em análise e o VPL médio dos projetos na carteira da empresa.
identificação do ativo com o menor custo de capital dentre os ativos com o mesmo nível de risco que o do projeto.
Entre as barreiras que limitam a utilidade da informação disponível, Nice Figueiredo cita a "informação de qualidade inferior:
A informação automatizada ou eletrônica apresenta uma tipologia cada vez maior e mais diversificada, pois referese a qualquer dado ou informação disponível em forma legível por computador, variando de um programa ou software, até notícias transmitidas em tempo real por meios eletrônicos.
Considerando o trecho acima de Sueli Angélica do Amaral e ainda segundo essa autora, deve-se ter em mente que a transferência de conceitos de marketing do setor lucrativo para as unidades de informação terá que considerar em especial, entre outras influências que ocorrem no setor de informações, aquelas relativas à tecnologia,
tendo em vista que a evolução de softwares para tratamento e disseminação da informação possibilita novas formas de contato – diretas e simultâneas –, com várias categorias de usuários.
visando equacionar as demandas derivadas de uma nova tipologia de usuário de meios eletrônicos, que procura enxergar os serviços de informação como unidades de negócios.
para conhecer um pouco melhor esse tipo de informação, tornando perceptível todo o seu potencial como recurso necessário tanto no ambiente de pesquisa quanto no de negócios.
uma vez que o ritmo dos avanços tecnológicos não permite ter uma idéia muito clara do que ocorrerá no futuro.
com o objetivo de adaptar a informação eletrônica às características da informação tradicional, tornando-a customizada e mais compreensível a grupos específicos de usuários.
No processo de planejamento, a estratégia da empresa voltada para a dominação de um segmento de mercado que ela atua, concentrando os seus esforços e recursos na preservação de algumas vantagens competitivas, denomina- se estratégia de
No planejamento estratégico, a análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de
Padrão de decisões em uma organização que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas produzindo também as principais políticas e planos.
A definição acima refere-se à
missão empresarial.
visão empresarial.
cultura organizacional.
avaliação institucional.
estratégia organizacional.
A aplicação sistemática do planejamento estratégico em unidades de informação
permite que elas tenham acesso a recursos organizacionais não disponíveis no processo normal de administração.
introduz nelas a consciência estratégica em relação ao curto-prazo, dominante em sua atuação.
ajuda na visualização do impacto estratégico da informação na sociedade pós-moderna.
insere-as no contexto empresarial de produção de conhecimento, independentemente da área em que atuam.
amplia o impacto de sua atuação junto ao público e autoridades governamentais.
O acrônimo SWOT é utilizado largamente na área de
planejamento estratégico.
marketing.
gestão da informação.
gestão do conhecimento.
benchmarking.
Considere os sistemas de informação do tipo:
I. ESS, de suporte executivo, incorporam informações resumidas dos sistemas MIS e DSS e servem para tomada de decisões não estruturadas.
II. MIS, de informações gerenciais, dependem dos sistemas TPS para obter seus dados e são orientados para eventos externos.
III. DSS, de suporte a decisão, são interativos para serem utilizados diretamente pelos usuários e usam sofisticadas ferramentas de modelagem e análise.
IV. TPS, de processamento de transações, são centrais para o negócio e servem para o nível operacional da organização.
Está correto o que consta APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
III e IV.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
No processo de gestão de materiais, a classificação ABC é uma ordenação dos itens consumidos em função de um valor financeiro. São considerados classe A os itens de estoque com as características de
muitos itens em estoque e baixo valor de consumo acumulado.
poucos itens em estoque e baixo valor de consumo acumulado.
muitos itens em estoque e alto valor de consumo acumulado.
poucos itens em estoque e alto valor de consumo acumulado.
número médio de itens em estoque e alto valor acumulado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...