Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O custo de oportunidade de um projeto é determinado pela

  • A.

    identificação do ativo com a melhor Relação Benefício- Custo do mercado dentre o grupo de ativos com o mesmo nível de risco que o do projeto.

  • B.

    diferença entre a TIR (Taxa Interna de Retorno) do projeto em análise e a TIR média dos projetos da empresa.

  • C.

    identificação do ativo com maior retorno dentre o grupo de ativos do mercado de capitais com o mesmo nível de risco que o do projeto.

  • D.

    comparação entre o Valor Presente Líquido (VPL) esperado para o projeto em análise e o VPL médio dos projetos na carteira da empresa.

  • E.

    identificação do ativo com o menor custo de capital dentre os ativos com o mesmo nível de risco que o do projeto.

Entre as barreiras que limitam a utilidade da informação disponível, Nice Figueiredo cita a "informação de qualidade inferior:

  • A. a maioria das publicações não segue padrões e normas documentais".
  • B. menos de 1% da literatura especializada apresenta novidades".
  • C. os textos reproduzem meramente o que já foi publicado".
  • D. muitas publicações são 'aspistas', ou seja, apresentam muitas citações".
  • E. apenas 10% da literatura publicada contêm fatos e idéias novas".

A informação automatizada ou eletrônica apresenta uma tipologia cada vez maior e mais diversificada, pois referese a qualquer dado ou informação disponível em forma legível por computador, variando de um programa ou software, até notícias transmitidas em tempo real por meios eletrônicos.

 Considerando o trecho acima de Sueli Angélica do Amaral e ainda segundo essa autora, deve-se ter em mente que a transferência de conceitos de marketing do setor lucrativo para as unidades de informação terá que considerar em especial, entre outras influências que ocorrem no setor de informações, aquelas relativas à tecnologia,

  • A.

    tendo em vista que a evolução de softwares para tratamento e disseminação da informação possibilita novas formas de contato – diretas e simultâneas –, com várias categorias de usuários.

  • B.

    visando equacionar as demandas derivadas de uma nova tipologia de usuário de meios eletrônicos, que procura enxergar os serviços de informação como unidades de negócios.

  • C.

    para conhecer um pouco melhor esse tipo de informação, tornando perceptível todo o seu potencial como recurso necessário tanto no ambiente de pesquisa quanto no de negócios.

  • D.

    uma vez que o ritmo dos avanços tecnológicos não permite ter uma idéia muito clara do que ocorrerá no futuro.

  • E.

    com o objetivo de adaptar a informação eletrônica às características da informação tradicional, tornando-a customizada e mais compreensível a grupos específicos de usuários.

No processo de planejamento, a estratégia da empresa voltada para a dominação de um segmento de mercado que ela atua, concentrando os seus esforços e recursos na preservação de algumas vantagens competitivas, denomina- se estratégia de

  • A. estabilidade.
  • B. nicho.
  • C. sobrevivência.
  • D. especialização.
  • E. expansão.

No planejamento estratégico, a análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de

  • A. oportunidades e ameaças.
  • B. pontos fortes e pontos fracos.
  • C. oportunidades e pontos fortes.
  • D. ameaças e pontos fortes.
  • E. pontos fracos e oportunidades.

Padrão de decisões em uma organização que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas produzindo também as principais políticas e planos.

A definição acima refere-se à

  • A.

    missão empresarial.

  • B.

    visão empresarial.

  • C.

    cultura organizacional.

  • D.

    avaliação institucional.

  • E.

    estratégia organizacional.

A aplicação sistemática do planejamento estratégico em unidades de informação

  • A.

    permite que elas tenham acesso a recursos organizacionais não disponíveis no processo normal de administração.

  • B.

    introduz nelas a consciência estratégica em relação ao curto-prazo, dominante em sua atuação.

  • C.

    ajuda na visualização do impacto estratégico da informação na sociedade pós-moderna.

  • D.

    insere-as no contexto empresarial de produção de conhecimento, independentemente da área em que atuam.

  • E.

    amplia o impacto de sua atuação junto ao público e autoridades governamentais.

O acrônimo SWOT é utilizado largamente na área de

  • A.

    planejamento estratégico.

  • B.

    marketing.

  • C.

    gestão da informação.

  • D.

    gestão do conhecimento.

  • E.

    benchmarking.

Considere os sistemas de informação do tipo:

I. ESS, de suporte executivo, incorporam informações resumidas dos sistemas MIS e DSS e servem para tomada de decisões não estruturadas.

 II. MIS, de informações gerenciais, dependem dos sistemas TPS para obter seus dados e são orientados para eventos externos.

 III. DSS, de suporte a decisão, são interativos para serem utilizados diretamente pelos usuários e usam sofisticadas ferramentas de modelagem e análise.

IV. TPS, de processamento de transações, são centrais para o negócio e servem para o nível operacional da organização.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III e IV.

No processo de gestão de materiais, a classificação ABC é uma ordenação dos itens consumidos em função de um valor financeiro. São considerados classe A os itens de estoque com as características de

  • A.

    muitos itens em estoque e baixo valor de consumo acumulado.

  • B.

    poucos itens em estoque e baixo valor de consumo acumulado.

  • C.

    muitos itens em estoque e alto valor de consumo acumulado.

  • D.

    poucos itens em estoque e alto valor de consumo acumulado.

  • E.

    número médio de itens em estoque e alto valor acumulado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...