Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A direção, uma das funções do Administrador, engloba as seguintes atividades:

  • A.

    elaboração de relatórios, planejamento e controle.

  • B.

    liderança, controladoria e tomada de decisão.

  • C.

    comunicação, definição de objetivos e controle.

  • D.

    comando, organização e motivação.

  • E.

    motivação, comunicação e liderança.

Segundo Max Weber, as características do chamado tipo puro burocrático e o "modelo de dominação política" a ele correspondente são:

  • a.

    Características: vínculo prioritariamente profissional ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação vocacional, mérito como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma nos cargos de alto escalão, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: racional-legal.

  • b.

    Características: vínculo exclusivamente profissional ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional, mérito como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: racional-legal.

  • c.

    Características: vínculo profissional e de lealdade ao cargo, hierarquia, competências pré e pós-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional e lealdade para com os superiores, mérito como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma para todos os escalões, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: tradicional-legal.

  • d.

    Características: vínculo profissional e de lealdade ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional e lealdade para com os superiores, mérito e convergência cultural e administrativa como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma para todos os escalões, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: racional-legal.

  • e.

    Características: vínculo prioritariamente profissional ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional e convergência com os valores dos superiores, mérito e convergência valorativa e administrativa como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma para todos os escalões, conjunção entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: carismático.

A afirmação "Ninguém motiva ninguém" parte da premissa de que a motivação

  • A.

    é tarefa indelegável do líder.

  • B.

    depende da fenotipia.

  • C.

    depende do atendimento à hierarquia das necessidades de Maslow.

  • D.

    é explicada por fatores hereditários.

  • E.

    é fenômeno de origem intrapessoal.

A rotatividade de Pessoal e o absenteísmo dizem respeito, respectivamente, a empregados

  • A.

    que estão em contínuo treinamento e que estão em constantes mudanças.

  • B.

    descompromissados e omissos.

  • C.

    desmotivados com o trabalho e ausentes ao trabalho.

  • D.

    promovidos com freqüência e preocupados com a freqüência ao serviço.

  • E.

    que sempre mudam de emprego e que faltam ao serviço.

Os clássicos da Administração utilizam, na definição de estrutura organizacional de uma empresa, as seguintes funções:

  • A.

    matricial, departamentalizada e consultoria.

  • B.

    assessoria, consultoria e aconselhamento.

  • C.

    formal, informal e horizontal.

  • D.

    staff, linha e matricial.

  • E.

    por projetos, conselho misto e controladoria.

Na apresentação de uma proposta de racionalização das atividades de um determinado departamento, o relatório deve obrigatoriamente apresentar: objetivos, situação atual, sistemáticas alternativas, prazo para desenvolvimento e implementação, bem como

  • A.

    local de desenvolvimento do relatório.

  • B.

    bibliografia consultada.

  • C.

    nome das pessoas que resistirão à proposta.

  • D.

    custo × benefício.

  • E.

    tempo que a equipe levou para fazer a proposta.

Nas organizações, a administração de salários tem como objetivo principal

  • A.

    promover a integração de todos os participantes da organização.

  • B.

    elaborar periodicamente a relação de salários comparativos.

  • C.

    estabelecer programas para rever os salários.

  • D.

    manter o equilíbrio interno, por meio de estruturas salariais compatíveis com o mercado externo.

  • E.

    propor recompensas e punições para manter um comportamento estável dos empregados.

Determina, dentre outros fatores, uma comunicação efetiva:

  • A.

    ampliar os canais de comunicação.

  • B.

    potencializar os ruídos da comunicação.

  • C.

    saber ouvir.

  • D.

    ter fluência na interlocução.

  • E.

    ter expressão corporal e correção gramatical acurados.

O sucesso da implantação de um processo de qualidade depende sempre

  • A.

    da conscientização e do compromisso permanente de cada um dos funcionários de toda a organização, inclusive de seus dirigentes.

  • B.

    da existência de um programa e do espírito crítico das chefias e encarregados.

  • C.

    do envolvimento de uma assessoria interna e/ou de uma consultoria externa especializada.

  • D.

    da necessidade de uma estrutura organizacional flexível para coordenar e controlar cada etapa do programa.

  • E.

    da ausência de conflitos interpessoais no relacionamento interno, bem como da ausência de padrões de qualidade.

O instrumento gráfico utilizado para identificar o processo informacional de um determinado setor operacional denomina-se

  • A.

    Fluxograma.

  • B.

    Cronograma.

  • C.

    Organograma.

  • D.

    Quadro de distribuição de trabalho (QDT).

  • E.

    Lay out.

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