Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a previsão de consumo de materiais adequados, NÃO deve ser utilizado o método

  • A. das expectativas móveis.
  • B. do último período.
  • C. da média móvel.
  • D. da média com ponderação exponencial.
  • E. dos mínimos quadrados.

Sobre gestão de estoques, é INCORRETO afirmar:

  • A. Tempo de Reposição é o tempo total transcorrido desde a identificação da necessidade de reposição do estoque até a colocação do material em disponibilidade para a área cliente.
  • B. De acordo com a classificação ABC, a Classe C representa o grupo com pequena porcentagem de itens responsáveis por grande porcentagem do valor global.
  • C. Estoque máximo é igual à soma do estoque mínimo e do lote de compra, podendo este ser lote econômico ou não.
  • D. A definição do estoque de segurança considera a projeção estimada da demanda, o tempo de fornecimento e o nível de serviço.
  • E. Lote Econômico é a quantidade de compra ou fabricação capaz de equilibrar os custos de reposição e de manutenção de estoques.

A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento.

A etapa Análise,

  • A. A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento. A etapa Análise,
  • B. desenvolve um plano e uma estratégia dirigida a processos para a organização, na qual sejam analisadas suas estratégias e metas, fornecendo uma estrutura e o direcionamento para o gerenciamento contínuo de processos centrados no cliente.
  • C. cria as especificações para os processos de negócios novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócios, objetivos de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócios, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos.
  • D. é a fase que tem por objetivo realizar o desenho aprovado do processo de negócio na forma de procedimentos e fluxos de trabalho documentados, testados e operacionais; prevendo também a elaboração e execução de políticas e procedimentos novos ou revisados.
  • E. tem por objetivo entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados.

São características dos líderes transformacionais:

I. Negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.

II. Comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples.

III. Promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.

IV. Intervém apenas quando os padrões não são alcançados.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. I e II.
  • C. III e IV.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.

O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla

  • A. o estabelecimento dos cenários, definidos pela realidade existente na organização.
  • B. o estabelecimento da visão de futuro da organização, que traduz a razão de ser da entidade.
  • C. a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no longo prazo.
  • D. o diagnóstico institucional, consistente na análise interna, que identifica as ameaças e oportunidades da organização.
  • E. a fixação dos valores da organização, que devem ser passíveis de mensuração objetiva.

Um bom arranjo físico de escritório permite que o trabalho flua de forma mais fácil nos departamentos administrativos. Nesse sentido, é correto afirmar:

  • A. Quando o volume de serviço interno é muito maior do que o atendimento de clientes, a distribuição em “canto” – clientes ocupam canto – é a mais recomendada.
  • B. A distribuição em “C” (clientes envolvem funcionários) tende a ser usada quando o volume de trabalho interno é igual ou maior do que o de atendimento.
  • C. Quando o volume de trabalho é menor que o de atendimento a clientes, o arranjo mais recomendado é a distribuição em “D” – funcionários envolvem os clientes.
  • D. Cada posto de trabalho tem 3 tipos de superfícies: a de circulação; de utilização e a estática/projeção, que é representada pela sombra do equipamento projetada no chão.
  • E. Nos arranjos administrativos, recomenda-se colocar as unidades que realizam tarefas inter-relacionadas o mais distante possível.

Sobre os métodos de Inventário, é correto afirmar:

  • A. Inventário dinâmico é a contagem física dos itens em estoque feita de maneira contínua, programada de acordo com a popularidade dos itens, a uma frequência pré-determinada.
  • B. A vantagem do Inventário Rotativo é a monitoração contínua dos índices de acuracidade.
  • C. Inventário por Amostra é um processo de contagem física de um item, sempre que ele é movimentado. Com isso, os itens com maior movimentação são contados mais vezes.
  • D. Contagem de apenas alguns itens que representam uma boa amostra do universo de itens da empresa é chamado de Inventário Geral.
  • E. Uma vantagem do Inventário Geral é a credibilidade nos estoques ao longo do ano.

O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua,

  • A. analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada, envolvendo as etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.
  • B. é um instrumento de gerenciamento de projetos, que contempla planejamento, desenvolvimento, controle e atualização.
  • C. consiste em uma metodologia de avaliação de desempenho individual, vinculada a um projeto de constante desenvolvimento e aprimoramento.
  • D. corresponde a método de gestão corporativa com dinâmicas de capacitação e aprendizagem.
  • E. é um programa de excelência em gestão pública introduzido no âmbito da reforma voltada à implantação do modelo gerencial.

Suponha que determinada organização pública pretenda utilizar ferramentas reconhecidas de planejamento estratégico para um processo articulado de definição de objetivos e de escolha de meios para atingi-los. Para o escopo pretendido, a referida organização

  • A. deverá, preliminarmente, definir sua missão, que constitui a forma como a organização é reconhecida pela sociedade.
  • B. precisará alinhar visão e cenários, para estabelecer os valores a serem perseguidos.
  • C. poderá utilizar uma Matriz SWOT, para conjugar análise interna, de competências e deficiências, e externa, de oportunidades e ameaças.
  • D. poderá definir a visão da organização, que consiste na sua própria razão de ser, através do processo de diagnóstico institucional.
  • E. poderá utilizar uma Matriz SWOT, para conjugar análise interna, de competências e deficiências, e externa, de oportunidades e ameaças.

Sobre os sistemas de informação, considere:

I. Os sistemas de suporte às operações enfatizam a produção de resultados específicos de informação que podem ser usados pelos gerentes, tornando desnecessário o processamento adicional pelos sistemas de informação gerencial.

II. Os sistemas de processamento de transação consistem em um tipo de suporte às operações capazes de processar transações de lote e em tempo real. Um sistema de Ponto De Venda − PDV, por exemplo, pode transmitir dados em tempo real ou à noite (em lote).

III. Os sistemas de informação gerencial fornecem fácil acesso às análises do desempenho do negócio, às ações dos concorrentes e ao desenvolvimento econômico para apoiar o planejamento estratégico. Os sistemas de informação executiva incluem os sistemas de relatórios e análise de vendas, desempenho da produção e tendências de custo.

IV. Os sistemas de gestão de conhecimento, os sistemas funcionais de negócios, os sistemas de informação estratégica e os sistemas especialistas também constituem-se em outras categorias de sistemas de informação.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...