Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O planejamento dos programas e projetos visando a alcançar as estratégias de uma determinada organização é chamado de Planejamento

  • A. Operacional.
  • B. Regional.
  • C. Estratégico.
  • D. Global.
  • E. Tático.

As características do planejamento tático são: indica a participação de cada unidade no planejamento global, seu horizonte temporal é de médio prazo, e é definido por

  • A. cada funcionário da empresa como contribuição ao planejamento operacional.
  • B. equipes multidisciplinares que se apoiam em pesquisas de mercado.
  • C. meio de indicadores de mercado, envolvendo clientes e concorrência.
  • D. cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico.
  • E. todos os funcionários da empresa, indicando como cada tarefa deve ser feita.

Na administração de processos, há dois tipos de fluxograma: vertical e horizontal. Eles são indicados para representação, respectivamente, do fluxo de

  • A. rotinas e procedimentos.
  • B. procedimentos e pessoas.
  • C. pessoas e procedimentos.
  • D. procedimentos e rotinas.
  • E. pessoas e rotinas.

Para melhorar o desempenho de um processo, é INCORRETO

  • A. eliminar burocracia.
  • B. assegurar agregação de valor.
  • C. reduzir o ciclo de tempo.
  • D. tornar os fornecedores parceiros.
  • E. aumentar a complexidade de um processo.

Para oferecer um melhor atendimento às demandas dos cidadãos, as organizações públicas têm, dentre outros desafios, o de mapear e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores, alinhando-os às estratégias organizacionais. Esse processo é conhecido como

  • A. Gestão da Mudança.
  • B. Administração por Objetivos.
  • C. Gestão de Resultados.
  • D. Gestão por Competências.
  • E. Empowerment.

A avaliação de desempenho que conta com a participação de diversas pessoas, como chefe, pares, subordinados, clientes internos e externos é denominada avaliação

  • A. de experiência.
  • B. de 180º.
  • C. de 360º.
  • D. por resultados.
  • E. de potencial.

A dificuldade na identificação das competências da organização é um dos desafios da gestão por competências no setor público. Sobre as categorias de competências organizacionais, é correto afirmar que as competências

  • A. essenciais estão relacionadas à vida íntima da organização, características fundamentais da estrutura da empresa.
  • B. pessoais envolvem a mobilização dos processos visando a estruturação de cada departamento.
  • C. de gestão referem-se ao aproveitamento dos recursos organizacionais para obter os melhores resultados.
  • D. organizacionais são a base para o sucesso da empresa, corresponde àquilo que cada organização sabe fazer melhor do que ninguém.
  • E. estratégicas simplificam as operações, enfatizando as habilidades técnicas essenciais à cada processo.

Em períodos de crise fiscal, torna-se fundamental assegurar a implementação do planejamento e o alcance dos objetivos estabelecidos pela organização, ganhando destaque a função do controle. Sobre os mecanismos de controle administrativo, é correto afirmar:

  • A. Balanços contábeis são instrumentos de controle tático, que permitem monitorar e controlar as despesas programadas e efetuadas em cada exercício contábil, apontando desvios e a necessidade de medidas corretivas.
  • B. O ciclo PDCA, conhecido como ciclo da melhoria contínua, é um instrumento de planejamento estratégico da organização, que tem como objetivo principal maximizar a eficiência dos resultados, em busca da excelência do negócio.
  • C. O controle de qualidade, buscando assegurar que materiais, produtos e serviços alcancem padrões elevados, melhora a produtividade da empresa, sendo considerado, portanto, um tipo de controle operacional.
  • D. A contabilidade de custos é um tipo de controle operacional, que envolve informações sobre a distribuição e análise de curto prazo dos custos de uma unidade organizacional.
  • E. A programação just-in-time (JIT) é uma ferramenta tática da organização, possibilitando reduzir custos e melhorar o fluxo de trabalho por meio do controle de estoque.

Uma contribuição instrumental aplicável ao diagnóstico de cultura é de Porto e Tamayo, que construíram uma Escala de Valores Relativos ao Trabalho (EVT). Essa escala tem como base a teoria de valores humanos de Schwartz aplicada ao mundo do trabalho e é dividida em quatro fatores:

  • A. eficiência; criatividade; inovação e respeito ao servidor.
  • B. segurança no trabalho; relações interpessoais; status e dinheiro.
  • C. eficácia; inovação; respeito ao servidor e status.
  • D. realização no trabalho; relações sociais; prestígio e estabilidade.
  • E. qualidade no trabalho; segurança no trabalho; relações de poder e respeito a hierarquia.

A estratégia consiste

  • A. na elaboração de planos, programas e projetos para a implementação das estratégias das organizações.
  • B. em planos capazes de serem executados, ou seja, compreende as metas e tarefas específicas.
  • C. no mapeamento e alinhamento dos objetivos da organização e de seus planos táticos e operacionais, ajustando a percepção do ambiente interno sob as influências do ambiente externo.
  • D. na resolução de problemas de determinado setor, tais como saúde pública, habitação, educação e segurança pública.
  • E. nas estratégias deliberadas, pretendidas, emergentes, realizadas e não realizadas de uma organização.
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