Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A elaboração de um sistema de informação considera o modelo básico que é composto de cinco recursos principais, dentre os quais encontram-se os recursos de

  • A. cadastro, que incluem descrições de produtos, registros de clientes, programa de folha de pagamento e programas de processamento de texto.
  • B. infraestrutura, que incluem programas de operação de sistema, programas de planilhas eletrônicas, arquivos de empregados e banco de dados de estoque.
  • C. operação, que incluem especialistas, como analistas, desenvolvedores e operadores de sistemas, funcionários não especializados e segurança armada.
  • D. segurança, que formam a infraestrutura de rede. Incluem processadores de comunicações como modems e processadores inter-redes e hardware de controle de comunicações como sistema operacional de rede e navegadores da internet.
  • E. dados, que são organizados, armazenados e acessados por uma variedade de tecnologias gerenciais de recursos de dados em bancos de dados e em bases de conhecimento. Incluem arquivos de funcionários e registros de clientes.

Em relação aos custos e benefícios da Tecnologia da Informação − TI e dos Sistemas de Informação −SIs nas organizações, é INCORRETO afirmar que

  • A. organizações podem utilizar, estrategicamente, os SIs ou utilizar a TI apenas como um suporte eficiente nas operações diárias. Mas, uma empresa que enfatiza os usos estratégicos da TI pode utilizá-la como um diferenciador competitivo.
  • B. uma organização alcança um melhor retorno de investimentos (ROI) em TI, quando opta pela implantação de SIs de apoio à decisão, já que todos os grandes investimentos nestes tipos de SIs têm retorno garantido.
  • C. a TI tem um papel estratégico nas organizações ao desenvolver produtos, serviços e capacidades que reduzam alguma desvantagem ou confiram vantagem competitiva. Apesar de ser uma área crítica, há organizações que optam pela terceirização de atividades de TI, visando a redução de custos.
  • D. a TI está redefinindo os fundamentos dos negócios. Atendimento ao cliente, operações, estratégias de produto, de marketing e de distribuição dependem muito, ou até totalmente, dos SIs. A TI e seus custos são parte integrante dos investimentos das empresas.
  • E. a necessidade de medição da relação custo/beneficio dos SIs integrados possibilitou a criação de parâmetros para visualização dos ciclos de vida dos custos e da produtividade. Os custos incluem investimentos nas melhorias de processos, quase inevitáveis. A interligação de processos e operações conferem às organizações um diferencial mercadológico que pode ser a vantagem competitiva necessária para se destacar no mercado.

Os autores que trabalham com inovação, desde Peter Drucker, descrevem-na como uma postura/filosofia que as empresas devem incorporar. NÃO pode ser considerada como uma postura para o verdadeiro sentido da inovação nos dias de hoje:

  • A. Vontade ou Desejo de organizar visando uma iniciativa empreendedora, criando novos negócios e não somente novos produtos.
  • B. Abandono sistemático do passado.
  • C. Procura ou Busca sistemática de oportunidades inovadoras nos pontos vulneráveis de uma tecnologia, processo ou mercado, ou ainda, em necessidades e anseios de um mercado.
  • D. Adaptação às tecnologias atuais.
  • E. Ímpeto de estabelecer os novos empreendimentos à parte das organizações já existentes.

O texto acima exemplifica alguns princípios que foram utilizados em grandes corporações que dominaram o mundo dos negócios no século XX. Esses princípios são:

  • A. cadeia de comando, administração por objetivos e rentabilidade e assessoria.
  • B. rentabilidade, centralismo na execução, assessoria e burocracia.
  • C. diversificação, administração por objetivos, estrutura hierárquica e departamentalização funcional.
  • D. descentralização no planejamento, diversificação, rentabilidade e divisão do trabalho.
  • E. departamentalização funcional, assessoria, cadeia de comando e descentralização na execução.

Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto, uma das classificações possíveis é a categorização dos processos como

  • A. principais, que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final.
  • B. gerenciais, que são os processos internos que geram entregas dentro da organização.
  • C. secundários, que são externos à organização.
  • D. macroprocessos, que consolidam as atividades de caráter gerencial.
  • E. tarefa, que diz respeito estritamente a uma atividade de apoio.

Singularidade: todo produto ou serviço gerado por um projeto é exclusivo e diferente de outros produtos ou serviços.

  • A. Reengenharia: significa redesenhar os processos existentes, com mapeamento das melhorias necessárias à satisfação do usuário.
  • B. Liderança: examina o sistema de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos membros da direção no estabelecimento e disseminação de princípios que promovam a cultura da excelência.
  • C. Perspectiva instrumental: construção da comunicação por todos os envolvidos, resultando da interação entre atores, seus meios e suas particularidades.
  • D. (C) Perspectiva instrumental: construção da comunicação por todos os envolvidos, resultando da interação entre atores, seus meios e suas particularidades.
  • E. Abordagem sistêmica: exame da organização e identificação dos processos de agregação de valor, com foco no usuário.

Uma organização pública elaborou um plano de médio prazo com os objetivos e os recursos de cada departamento. Esse tipo de planejamento é denominado de

  • A. Planejamento tático.
  • B. Planejamento operacional.
  • C. Planejamento estratégico.
  • D. Balanced Scorecard.
  • E. Análise SWOT.

Determinada entidade integrante da Administração pública estadual pretende realizar, como etapa de seu planejamento estratégico, o denominado diagnóstico institucional. Utilizando as ferramentas disponíveis e descritas em metodologias consagradas, notadamente o Balanced Scorecard − BSC, caberá, em tal etapa, entre outros aspectos,

  • A. definir a visão de futuro da entidade, que corresponde à conjugação dos cenários e valores identificados.
  • B. identificar os valores da entidade, que correspondem às suas forças e fraquezas.
  • C. estabelecer a missão da entidade, que corresponde ao ponto onde ela deseja chegar.
  • D. efetuar a análise externa, identificando ameaças e oportunidades, bem como a interna, apontado forças e fraquezas.
  • E. estabelecer as metas de curto, médio e longo prazo e os cenários, do mais otimista ao mais pessimista, para sua consecução.

Dentre as funções da Administração está a avaliação, que pode ser definida como uma operação na qual é julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou comparativo previamente definido. Nesse contexto, utilizam-se:

  • A. Metas, que possuem o papel de descrever os objetivos estabelecidos.
  • B. Indicadores, que são parâmetros que fornecem informação mensurável sobre os resultados.
  • C. Padrões de eficiência, que são uma medida que atesta o grau de alcance das metas.
  • D. Critérios de eficácia, que avaliam a relação entre produtos e insumos.
  • E. Índices de efetividade, que indicam o grau de racionalidade no emprego de recursos.

Dentre as funções da Administração está o planejamento, que, de acordo com uma das definições doutrinárias possíveis, consiste na “determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado”. Corresponde, pois, à “determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível” (LACOMBE, F. Teoria Geral da Administração, São Paulo: Saraiva, p. 70). Existem, contudo, diferentes níveis de planejamento, sendo um deles o denominado planejamento estratégico, o qual

I. está relacionado à adaptação da organização a um ambiente mutável.

II. é um processo de construção de consenso.

III. possui o horizonte de tempo de curto prazo e prevê ações concretas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. I e III.
  • C. III.
  • D. II.
  • E. I e II.
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