Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Diversas metodologias vem sedo desenvolvidas e utilizadas no processo de avaliação de desempenho organizacional, sendo as mais consagradas, o

  • A. Balanced Scorecard − BSC, no qual são utilizados os mapas estratégicos, onde devem ficar clara a visualização da estratégia e as relações de causa e efeito.
  • B. Ciclo PDCA − Plan, Do, Check e Act to Corret (planejar, fazer, monitorar e corrigir as falhas), utilizando o denominado Diagrama de Pareto.
  • C. Sistema BPM − Business Process Management − utilizando como principal ferramenta o workflow.
  • D. ERP − Enterprise Resource Planning − que se vale de sistemas integrados, concebidos com a utilização da tecnologia da informação.
  • E. Kaizen − Melhoria Contínua, utilizando, para visualizar o alinhamento da estratégia com as metas e indicadores, o denominado Diagrama de Ishikawa.

Sobre o conceito de projetos é correto afirmar:

  • A. São de longo prazo e tem continuidade ao longo do tempo.
  • B. São únicos, pois criam serviços e produtos específicos.
  • C. Envolvem operações e, assim, uma sequência de processos repetidamente executados.
  • D. Envolvem muitos departamentos, em função disso, são considerados unifuncionais.
  • E. Envolvem equipes especializadas em determinadas áreas de um único departamento.

Muitas críticas feitas à avaliação de desempenho justificam- se em razão de equívocos cometidos na implantação do sistema e da inadequação de sua metodologia às novas realidades empresariais. NÃO se inclui entre as principais críticas à avaliação de desempenho, por não ser função intrínseca dela:

  • A. despreparo para administrar pessoas.
  • B. definição inadequada dos objetivos.
  • C. baixo nível de participação das chefias.
  • D. remuneração adequada a avaliação.
  • E. avaliação circunscrita a um dia.

Existem diversos métodos consagrados para avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização. Alguns métodos são pautados por medidas objetivas com foco no resultado alcançado pelo funcionário, enquanto em outros a avaliação se dá por meio de medidas subjetivas baseadas na percepção do avaliador sobre aspectos do avaliado. O método que constitui exemplo da primeira categoria é:

  • A. Escala gráfica, em que cada fator de desempenho recebe uma avaliação quantitativa.
  • B. Lista de verificação, no qual é utilizado um formulário de dupla entrada com fatores de avaliação previamente definidos e graduados.
  • C. Escolha forçada, baseado na observação e registro de comportamentos considerados extremos, tanto positivos, como negativos.
  • D. Incidentes críticos, no qual se compara pares binários de funcionários, apontando aquele que apresenta o melhor desempenho em situações desafiadoras.
  • E. Avaliação participativa por objetivos, que considera o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados.

Herzberg e seus associados desenvolveram um modelo de motivação baseado em fatores motivacionais e de

  • A. expectativa.
  • B. autorrealização.
  • C. manutenção.
  • D. valência.
  • E. reforço intermitente.

Entre os critérios de departamentalização, pode-se apontar o critério funcional, que consiste

  • A. no grupamento em um mesmo órgão das atividades da mesma especialidade ou afins.
  • B. na separação de atividades de acordo com a clientela.
  • C. na segregação entre atividades-meio e atividades-fim.
  • D. no grupamento, em uma mesma estrutura, de atividades relacionadas à determinada região ou área geográfica.
  • E. na individualização de cada atividade ou conjunto de atividades de acordo com a sua função principal.

A criação das Coordenadorias Regionais de Educação, instâncias administrativas de atuação intermediária responsáveis pelas escolas estaduais e subordinadas às Secretarias Estaduais de Educação dos Estados que as possuem, é um exemplo de

  • A. departamentalização por localização geográfica.
  • B. departamentalização por serviços.
  • C. descentralização territorial.
  • D. descentralização administrativa.
  • E. descentralização funcional.

O comprometimento com a organização pode ser compreendido como vínculo que articula cognição e afeto e ação. Por ação compreende-se o conjunto de comportamentos manifestos em prol da

  • A. crença aos valores empresariais.
  • B. organização.
  • C. identificação com os métodos de trabalho.
  • D. obediência manifesta.
  • E. aceitação de todas práticas corporativas.

A síntese dos componentes principais dos sistemas de gestão de pessoas envolvem os sistemas de ingresso; desenvolvimento e valorização. As práticas típicas dos sistemas de desenvolvimento são

  • A. coaching; desenvolvimento e avaliação por competências e desenvolvimento político.
  • B. programa de benefícios; socialização e remuneração.
  • C. valorização simbólica; benefícios e recrutamento e seleção.
  • D. valorização grupal; remuneração e processo de seleção.
  • E. planejamento de cargos; planejamento organizacional e programas motivacionais.

No bojo dos conceitos aplicáveis para o gerenciamento por projetos, pode-se apontar

  • A. o gerenciamento de escopo, o qual identifica os “pacotes de trabalho”, que são as atividades que podem ser executadas de forma independente.
  • B. a EAP − Estrutura Analítica do Projeto, que consiste em uma representação gráfica de todo o trabalho do projeto.
  • C. o gerenciamento de riscos, que objetiva exclusivamente assegurar que o projeto seja cumprido no prazo estabelecido.
  • D. o COBIT, que está diretamente relacionado com o gerenciamento dos recursos humanos.
  • E. o gerenciamento da qualidade, que se opera por intermédio da identificação do denominado caminho crítico.
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