Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A avaliação 360° é um formato menos utilizado do que a popularidade da metáfora de 360° faz supor. Por um lado, faz sentido utilizá-la, sobretudo, com gestores ou com supervisores e nos contextos organizacionais em que a

  • A. gestão dominante seja focada em resultados mensuráveis e que haja a definição clara de competências acordadas por todos os envolvidos nesse método de avaliação.
  • B. gestão tradicional predomina, mantendo controle prévio e a discricionariedade de benefícios.
  • C. existência da avaliação por objetivos complemente os resultados de percepção de todos os stackeholders.
  • D. legislação trabalhista permita que todos os fornecedores possam efetivamente opinar sobre o desempenho dos colaboradores que fazem parte desse processo de avaliação.
  • E. cultura dominante se caracterize por valores e práticas reais de grande confiança e de abertura na comunicação.

Considere que determinada entidade integrante da Administração pública estadual pretenda implementar modelo de gestão estratégica denominado Balanced Scorecard, conhecido como BSC. A aplicação do referido modelo

  • A. implica traduzir a estratégia da entidade em guias operacionais, criando o mapa estratégico.
  • B. somente será possível se a entidade em questão tiver finalidade lucrativa, eis que o BSC aplica apenas indicadores de natureza financeira.
  • C. constitui um mecanismo para formulação da estratégia da entidade e não para sua implementação ou avaliação do desempenho organizacional.
  • D. pressupõe o envolvimento de todos os agentes da entidade, denominados arquitetos do BSC e de um amplo processo de comunicação.
  • E. abandona a perspectiva dos processos internos, focando na perspectiva do cliente, que, no caso da Administração, é o cidadão.

A respeito de gerenciamento de um projeto, é correto afirmar:

  • A. O escopo refere-se ao produto do projeto e é tratado pela Administração da Qualidade (Project Quality Management).
  • B. A identificação, a análise, o tratamento e o controle dos riscos são atividades realizadas pela Administração do Tempo ou dos prazos. (Project Time Management).
  • C. O planejamento de recursos necessários para a execução das atividades e a elaboração e controle do orçamento do projeto são atividades tratadas pela Administração dos Custos (Project Cost Management).
  • D. A Administração de Riscos (Project Risk Management) trata da aquisição de produtos e serviços de fornecedores, abrangendo o planejamento, a execução, a contratação e o controle das compras.
  • E. A Administração dos Custos (Project Cost Management) trata do planejamento, da programação e do controle das atividades que devem ser realizadas para que o produto ou serviço possa ser fornecido.

O conceito de geração de valor, na perspectiva adotada pelo modelo de excelência em gestão da FNQ − Fundação Nacional da Qualidade,

  • A. é uma métrica adotada pela Fundação para identificar o grau de atingimento dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico da organização.
  • B. corresponde a um dos critérios de excelência adotados pela Fundação, que permite às organizações a identificação de seu estágio de qualidade.
  • C. precede o processo de certificação aplicado pela Fundação à organização e constitui pressuposto necessário para o mesmo.
  • D. consiste em um dos fundamentos do modelo e diz respeito ao aumento de valores tangíveis e intangíveis, de forma sustentada.
  • E. é a tradução objetiva, medida em pontos, atribuída a cada um dos critérios de excelência adotados pela Fundação.

Sobre um efetivo sistema de desempenho organizacional, é INCORRETO afirmar:

  • A. O alinhamento da modelagem à cultura empresarial é uma condição sine qua non para a eficácia do sistema de desempenho.
  • B. As ferramentas vinculadas a um sistema de desempenho, geralmente, são aplicativos denominados sistemas de apoio à decisão (SAD), podendo ser adquiridos no mercado ou desenvolvidos pela organização.
  • C. Dentre as vantagens, com o uso do BSC na gestão do desempenho: vinculação do sistema de recompensa às medidas do desempenho organizacional.
  • D. O cliente externo é o ponto final da mensuração num sistema de desempenho organizacional.
  • E. O nível de desempenho de uma pessoa é função, entre outros aspectos, da capacidade e da motivação.

Em um lote de produtos, uma determinada peça está defeituosa. A empresa que fabricou os produtos convoca os proprietários para fazer a troca da peça. A convocação é uma decisão definida como:

  • A. Árvore de decisão.
  • B. Não-programada.
  • C. Diagnóstico.
  • D. Programada.
  • E. Análise do ponto de equilíbrio.

No que diz respeito ao tema de gerenciamento de projetos, pode-se apontar como referência as publicações do Project Management Institute − PMI, entre as quais se destaca o PMBOK. Um dos aspectos ou áreas de conhecimento indicados no PMBOK é o

  • A. feedback, que consiste em mecanismo de avaliação contínua e compartilhamento de opiniões dos diferentes agentes para se chegar à finalização do projeto.
  • B. caminho crítico, que corresponde à identificação dos principais obstáculos ou desafios ao desenvolvimento do projeto.
  • C. benchmarking, que corresponde a um conjunto de operações envolvidas na consecução do produto objeto do projeto, de acordo com padrões de referência.
  • D. fluxograma, que consiste na ferramenta utilizada para o mapeamento das etapas do projeto e identificação dos pontos de retenção.
  • E. gerenciamento de escopo, que consiste na descrição detalhada do projeto e do produto.

Determinada instituição não alcançou as metas planejadas e agora busca as causas fundamentais a fim de prevenir a repetição dos efeitos indesejados. Essa fase do PDCA é denominada:

  • A. Act – Agir corretivamente ou padronizar.
  • B. Check – Verificar os resultados da tarefa executada.
  • C. Do – Educar e treinar.
  • D. Plan – Definir metas e métodos.
  • E. Do – Executar as tarefas e co letar dados.

As atividades de uma organização comportam subdivisões em unidades, de acordo com os denominados critérios de departamentalização, que podem ser

  • A. por objetivos, de acordo com a teoria de descentralização de Fayol.
  • B. funcional, que toma por base a especialidade, agrupando em um mesmo órgão atividades afins.
  • C. em linha, onde todas as áreas se encontram em um mesmo nível hierárquico e não existe especialização.
  • D. por centro de custos, voltada à maximização dos resultados financeiros.
  • E. estratificados, ou seja, por camadas crescentes de poder decisório.

Em uma instituição pública foram levantadas as causas de retrabalho em processos finalísticos cujas evidências encontram-se descritas na tabela abaixo.

Utilizando o princípio de Pareto, é correto afirmar:

  • A. A inadequação de procedimento e erros de digitação representam 20% das causas e 80% dos efeitos.
  • B. Com ações para reduzir a descontinuidade em projetos e diminuir o volume de formato insuficiente a instituição resolverá 70% do seu problema.
  • C. Deverá ser feito um brainstorming para solucionar a descontinuidade de projetos, visto que esta é a primeira razão mais citada pelas pessoas pesquisadas.
  • D. A instituição deverá treinar o pessoal para evitar erros de digitação.
  • E. As prioridades para resolver o problema nos processos finalísticos são: documentação insuficiente e os erros gramaticais.
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