Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um dos instrumentos comumente utilizados no âmbito do planejamento estratégico das instituições é a matriz SWOT, na qual

  • A. são definidas a visão e a missão da organização, que traduzem o consenso dos seus membros sobre o futuro que se deseja.
  • B. é avaliado, exclusivamente, o ambiente externo que envolve a instituição, traçando-se os cenários otimista, pessimista e intermediário.
  • C. são traçados os objetivos de curto, médio e longo prazo e definidas as ações necessárias.
  • D. são identificados os pontos fortes e fracos da instituição, bem como as ameaças e oportunidades.
  • E. são estabelecidos os objetivos da instituição e definidos os indicadores de resultado e as metas correspondentes.

Dentre as técnicas de mapeamento de processos está o [...], que focaliza as necessidades e experiências do cliente, pois gera evidências tangíveis do serviço.

A lacuna é corretamente preenchida por:

  • A. Mapofluxograma.
  • B. Blueprinting.
  • C. Fluxograma de processo.
  • D. Mapeamento Lean (porta a porta).
  • E. Diagrama de Causa e Efeito.

Os processos podem ser definidos como um conjunto de meios articulados de forma organizada para atingir os resultados pretendidos e comportam diversas classificações, dentre as quais:

I. Gerenciais, ligados às estratégias e utilizados na tomada de decisões e na coordenação dos demais processos.

II. Secundários, que correspondem a processos internos e fornecem as condições necessárias para a execução dos processos principais.

III. Macroprocessos, também denominados principais, que resultam na entrega de bens ou serviços ao cliente final.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I.
  • C. II.
  • D. II e III.
  • E. III.

Considere os dados sobre a fluxogramação de processo.

Está correta a correlação entre Etapa e sua respectiva Função em:

  • A. A-I; B-IV; C-II; D-III.
  • B. A-II; B-III; C-IV; D-I.
  • C. A-III; B-II; C-I; D-IV.
  • D. A-IV; B-I; C-III; D-II.
  • E. A-II; B-III; C-I; D-IV.

Os processos podem ser definidos como um conjunto de atividades inter-relacionadas que, executadas numa sequência determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas), assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas (definição da FNQ − Fundação Nacional da Qualidade). Os processos podem ser vistos em diferentes níveis, entre os quais se insere:

  • A. Subprocesso: parte específica do processo, composta por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto(s) que concorre(m) para o produto final do processo.
  • B. Macroprocesso: conjunto de etapas de um processo, correspondentes a atividades que agregam valor às tarefas, as quais constituem a etapa operacional da cadeia.
  • C. Processo principal: é o processo ligado à estratégia e utilizado na tomada de decisões, no estabelecimento de metas, na coordenação dos demais processos e na avaliação dos resultados.
  • D. Processos secundários: são os processos que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final, com um conjunto de procedimentos definidos que agregam valor ao processo.
  • E. Processos gerenciais: são os processos que geram apenas bens e serviços internos, mas que são indispensáveis para que os processos principais possam ser executados.

Os tipos de departamentalização:

I. agrupamento de todas as atividades de educação em uma Secretaria de Educação.

II. agrupamento das atividades de recursos humanos em um Departamento de Recursos Humanos.

III. agrupamento de algumas atividades de esportes e cultura em uma equipe para a realização de um campeonato.

IV. agrupamento de atividades relacionadas aos indígenas em um departamento específico.

São classificados, respectivamente, como por

  • A. funções, por funções, por projetos e por clientela.
  • B. serviços, por funções, por projetos e territorial.
  • C. serviços, por serviços, por processos e por clientela.
  • D. funções, por funções, por projetos e territorial.
  • E. serviços, por processos, por processos e por clientela.

No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional, apontam-se variáveis dependentes e independentes. As variáveis dependentes são os fatores-chave que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente, enfatizam como variáveis dependentes

  • A. oportunidades, estímulo à inovação, reconhecimento e recompensa.
  • B. liderança, processo decisório, gestão de conflitos e motivação.
  • C. variáveis no nível do indivíduo, no nível do grupo e no nível do sistema organizacional.
  • D. produtividade, absenteísmo, rotatividade e satisfação com o trabalho.
  • E. comprometimento, cooperação, produtividade e responsabilidade social.

Os Sistemas de Informação (SI) são construídos com Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência. Sobre o tema, considere:

I. Informação é coletada nos ambientes interno e externo e representa, por exemplo: fatos, textos, gráficos.

II. A inteligência é realizada por meio de síntese, baseada em experiência e intuição, sendo uma habilidade humana.

III. Conhecimento demanda análise e avaliação sobre a confiabilidade, relevância e importância de dados e informações para a construção de um quadro de situação.

Está correto o que consta APENAS em:

  • A. II e III.
  • B. I.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. II.

O resultado de um Indicador de Desempenho em forma numérica é:

  • A. uma Fórmula.
  • B. um Padrão.
  • C. uma Meta.
  • D. um Objetivo.
  • E. um Índice.

A principal contribuição do Movimento das Relações Humanas aos estudos em Administração e, consequentemente, à Gestão de Pessoas foi

  • A. demonstrar que há tensões entre necessidades organizacionais e individuais, onde o conflito entre grupos é um processo social inevitável.
  • B. entender a organização como sendo um complexo de elementos em constante interação com o ambiente externo.
  • C. destacar a importância dos grupos informais que emergem dentro de uma organização a partir da frequência das interações e dos fatores que provocam tais interações.
  • D. perceber que os insumos recebidos pela organização também podem ser informativos, o que lhe permite conhecer o ambiente e o seu próprio funcionamento.
  • E. perceber que quanto mais o agrupamento de tarefas, em departamentos, obedecer ao critério da semelhança de objetivos, mais eficiente será a empresa.
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