Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considerando os depoimentos de gerentes abaixo, identifica- se as fases do processo de tomada de decisão de Herbert Simon em:

  • A. Dado um problema ou uma oportunidade, eu procuro analisá-lo com cuidado, a partir daí procuro registrar e analisar as alternativas que consegui criar conjuntamente com minha equipe e, finalmente, decido sobre a melhor das alternativas.
  • B. Meus auxiliares costumam trazer-me alternativas para possíveis problemas que eles encontram na empresa. Se alguma delas me parece interessante eu a implanto. Claro sempre procuro avaliar se os resultados obtidos com a decisão foram interessantes.
  • C. Conforme minha experiência anterior decido implantar algumas mudanças que eliminem problemas existentes na empresa. Porém, antes de implantar a solução, procuro convencer a equipe responsável pela implantação da solução da sua importância.
  • D. Adoro conceber alternativas para oportunidades que surgem, procuro testá-las simultaneamente em diferentes unidades da organização. A seguir coleto os resultados obtidos e os analiso, servindo de informação para outras situações.
  • E. As soluções para a maioria dos problemas é a falta de regras. Procuro divulgá-las, assim resolvo a maior parte dos meus problemas. Quando o problema foge do escopo dou liberdade para o meu pessoal agir.

O processo de tomada de decisões, seja no âmbito organizacional ou pessoal, normalmente é complexo e produz efeitos. A sequência que garante a eficácia e a racionalidade do processo decisório é

  • A. a identificação do problema ou oportunidade; geração de alternativas; escolha da alternativa; implantação e avaliação da decisão.
  • B. a identificação do problema; geração de alternativas; diagnóstico; avaliação da decisão e escolha da alternativa.
  • C. a identificação do problema ou oportunidade; diagnóstico; geração de alternativas; escolha da alternativa e avaliação da decisão.
  • D. o diagnóstico; a identificação do problema ou oportunidade; escolha da alternativa; implantação e avaliação da decisão.
  • E. o diagnóstico; identificação do problema ou oportunidade; escolha da alternativa; avaliação da decisão e geração de alternativas.

O processo de comunicação é o método pelo qual um emissor alcança um receptor. Consiste em seis etapas. A etapa 1 é desenvolver a ideia ou pensamento; a 2 é codificar a ideia em palavras adequadas; a 3 é a transmissão; a 4 é permitir que a outra pessoa receba a mensagem; a 5 é a decodificação da mensagem pelo receptor e a etapa 6 refere-se ao

  • A. uso da mensagem pelo receptor.
  • B. emoção emitida pelo receptor.
  • C. pensamento emitido pelo emissor.
  • D. código utilizado pelo receptor.
  • E. código utilizado pelo emissor.

Muitas vezes as pessoas não compreendem que suas ações comunicam do mesmo modo que suas palavras. De fato, a mensagem recebida de uma ação frequentemente é mais forte do que a proveniente de palavras. Conforme diz o ditado “as ações falam mais alto do que as palavras”. As ações que comunicam são chamadas de comunicação

  • A. assediante.
  • B. violenta.
  • C. não-verbal.
  • D. assertiva.
  • E. destrutiva.

Considere a seguinte situação hipoteticamente verificada em uma organização: João, servidor que atua na execução de determinado projeto, discorda da orientação recebida do gerente do referido projeto, que não é seu superior hierárquico, mas sim o coordenador do grupo de trabalho formado para a realização de projetos estratégicos que envolvem diversos setores da organização. Uma das abordagens passíveis de utilização para o gerenciamento do referido conflito é recorrer a uma terceira parte, podendo ser utilizada a figura do

  • A. superior hierárquico, que determinará quem deve ceder.
  • B. mediador, elemento neutro que facilita a solução negociada, com a sugestão de alternativas, sem caráter coercitivo.
  • C. árbitro, que tem o objetivo de persuadir as partes na construção de uma solução intermediária.
  • D. consultor, utilizado quando as partes decidem delegar a terceiro imparcial a decisão sobre a melhor alternativa para a resolução do conflito instalado.
  • E. conciliador, elemento com autoridade para ditar um acordo, que deve se basear em critérios de equidade e razoabilidade.

Uma prática útil para formar comunicação ascendente é fazer reuniões com os empregados. Nestas reuniões os empregados são encorajados a falar a respeito dos problemas do cargo, necessidades e práticas da administração, tanto daqueles que ajudam quanto dos que interferem no desempenho do trabalho. Essas reuniões também são chamadas de reuniões

  • A. horizontais.
  • B. verticais.
  • C. semiestruturadas.
  • D. situacionais.
  • E. matriciais.

Escola é a linha de pensamento ou conjunto de aspectos específicos adotados por diversos autores para explicar e analisar um tema. A partir deste conceito, incluem-se entre as ideias principais que definem a Escola

  • A. Clássica: a eficiência dos processos, a estrutura organizacional, administração da qualidade e o modelo burocrático.
  • B. Clássica: a divisão do trabalho, o enriquecimento das tarefas e diversificação de produtos.
  • C. Sistêmica: a simplificação, o foco nas partes constitutivas do sistema e na qualidade.
  • D. Comportamental: as diferenças individuais, a motivação, a cultura organizacional e a liderança.
  • E. Comportamental: a ética, o comportamento padronizado, a liderança e a complexidade.

A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores e crenças que une os membros da organização. Muitos aspectos da cultura organizacional são formais e abertos e outros são de difícil percepção, denominados in formais e ocultos, como os ritos. Em relação aos ritos, considere:

I. O processo de despedir e substituir um alto exe cutivo corresponde a um rito de degradação.

II. Seminário para reforçar a identidade social e seu poder de coesão corresponde a um rito de con firmação.

III. Confraternizações, como festas de Natal e comemorações de aniversários dos colaboradores corres pondem a ritos de passagem.

Conforme Beyer e Herrison, está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. I.

Suponha que determinada organização pretenda aplicar, em seu processo seletivo para contratação de pessoal, os conceitos de Gestão por Competências, utilizando-se das ferramentas pertinentes. Em tal cenário, afigura-se relevante

  • A. identificar as competências necessárias para os cargos correspondentes, e verificar as que não estão presentes dentro da própria organização.
  • B. identificar as lacunas existentes entre as competências demandadas pela organização e aquelas disponíveis no mercado.
  • C. mapear os processos de trabalho da organização, identificando os cargos necessários para melhorar sua efetividade.
  • D. realizar a prévia redução das estruturas existentes na organização, no processo conhecido como downsizing.
  • E. utilizar o mapa estratégico da organização, alinhando os recrutamentos com a missão estratégica identificada.

Ora, entre os vários métodos e instrumentos utilizados em cada operação, há sempre o método mais rápido e o instrumento melhor que os demais. Estes métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados bem como aperfeiçoados na análise científica de todos aqueles em uso, juntamente com acurado e minucioso estudo do tempo. Isto acarreta gradual substituição dos métodos empíricos pelos científicos, em todas as artes mecânicas.

O excerto acima se refere, respectivamente, à escola e ao autor:

  • A. Neoclássica - Drucker
  • B. Clássica - Taylor
  • C. Comportamental - Fayol
  • D. Sistêmica - Bertalanffy
  • E. Japonesa - Deming
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