Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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  • A. A-I; B-II; C-III; D-IV.
  • B. A-IV; B-III; C-II; D-I.
  • C. A-III; B-IV; C-I; D-II.
  • D. A-II; B-IV; C-I; D-III.
  • E. A-II; B-IV; C-III; D-I.

Sobre as barreiras da Comunicação Interna é INCORRETO afirmar:

  • A. A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna.
  • B. As barreiras administrativas ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc.
  • C. As barreiras pessoais referem-se à personalidade de cada comunicador, seu estado de espírito, suas emoções, seus valores e na forma como se comporta dentro de determinado contexto.
  • D. A sobrecarga de informações caracteriza uma barreira na comunicação, uma vez que há um limite de atenção cerebral.
  • E. O meio mais rico de comunicação é o face a face, caracterizado pela riqueza das expressões adicionais.

Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, o planejamento é constituído por um complexo de instrumentos, cada um com uma função específica que, devidamente articulados, garantem a eficácia do processo. Nesse sentido,

  • A. regulamento e regimento são termos sinônimos, utilizados para denominar o instrumento organizacional que apresenta a constituição, as competências e atribuições da organização.
  • B. os objetivos são estabelecidos de modo específico, pelos diversos níveis hierárquicos da organização.
  • C. a articulação dos objetivos com as metas é feita por meio de regras, que especificam a sequência cronológica a ser seguida.
  • D. as políticas funcionam como guias para o fazer, ou seja, orientam a atividade rotineira de execução de rotinas.
  • E. o plano possibilita o controle da mudança, colaborando para que ele ocorra de modo ordenado e seja eficaz.

A Comunicação Interna utilizada na gestão organizacional é caracterizada por

  • A. utilizar como veículos relatórios, circulares, boletins, folhas soltas, folhetos completos, folders, jornais, revistas, manuais de instrução e apostilas.
  • B. responder por planejamento e execução de campanhas de opinião pública.
  • C. utilizar conceitos de segmentação de mercado, de pesquisa de consumidores, de configuração de ideias, de comunicação, de facilitação de incentivos e a teoria da troca, a fim de maximizar a reação do grupo-alvo.
  • D. ter como uma das suas atribuições a organização e a constante atualização de um mailing-list (relação de veículos de comunicação, com nomes de diretores e editores, endereço, telefone, fax e e-mail).
  • E. não fazer parte da Comunicação Organizacional.

O comprometimento com patamares crescentes de desempenho excelente é uma exigência gerencial contemporânea. Requer preparação e torna o gestor público responsável pelo êxito do programa. Nesse sentido, considere:

I. O foco da gestão do desempenho atual desloca-se da mensuração contínua do desempenho para os aspectos instrumentais, dos fatores genéricos e burocráticos para a sustentação do processo, do indivíduo para a equipe.

II. O desempenho não é o aspecto crítico central na tomada de decisão vinculada ao gerenciamento de pessoas.

III. O diagnóstico da situação atual constitui-se numa fonte de informação relevante à definição de objetivos, resultados e metas, permitindo identificar os problemas de desempenho vigente.

IV. A ausência do gerenciamento da convergência de esforços estimula a competição.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e III.

  • A. A-I; B-III; C-IV; D-II.
  • B. A-II; B-III; C-I; D-IV.
  • C. A-II; B-IV; C-I; D-III.
  • D. A-IV; B-II; C-III; D-I.
  • E. A-III; B-IV; C-II; D-I.

A evolução na Gestão de Pessoas passa por paradigmas sobre o RH. Segundo Boog (1999, p.10), o modelo de RH “Holístico” tem como característica:

  • A. a visão predominantemente interna à empresa.
  • B. a qualidade de vida no trabalho.
  • C. as carreiras especializadas / alta mobilidade vertical.
  • D. o RH nível burocrático e operacional.
  • E. o treinamento restrito às tarefas definidas na descrição do cargo.

Seguem duas afirmações ligadas pelo conectivo explicativo “porque”:

A Escola Sistêmica, dentro das grandes teorias administrativas, define Administração como a coordenação de recursos em sistemas orgânicos e abertos, com elevada interação e interdependência entre as suas partes

PORQUE

os grandes teóricos dessa Escola percebem a necessidade de tratar da complexidade, isto é, dar conta do grande número de variáveis e suas inter-relações, que compõem e contextualizam as organizações e o ambiente onde atuam.

Neste caso,

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

Determinada instituição, em fase de diagnóstico organizacional, necessita melhorar a gestão do clima e da sua cultura organizacional. Sobre o assunto é correto afirmar:

  • A. A mudança de uma cultura resulta em mudança nas histórias e símbolos, sem alterar os conceitos básicos das pessoas a respeito do que é ou não um comportamento adequado na organização.
  • B. O Ambiente Geral é composto pelas variáveis econômicas, socioculturais, tecnológicas, concorrentes, demográficas e legais.
  • C. Entende-se por Cultura Organizacional o conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da organização e que afetam, de maneira positiva ou negativa, a forma como as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho.
  • D. No Ambiente Interno a gestão de pessoas torna-se ainda mais complexa quando considera os traços e valores culturais coexistentes aos traços e valores da burocracia estatal e os específicos àqueles de cada subcultura.
  • E. Os gerentes que querem prevenir insatisfações devem manter as condições de trabalho em um nível apropriado, postula a Teoria da Realização, de David McClelland.

O processo de Planejamento Estratégico compreende algumas etapas principais para sua elaboração. NÃO constitui uma etapa de elaboração deste processo:

  • A. análise do ambiente.
  • B. definição do plano estratégico.
  • C. análise da situação presente da organização.
  • D. ação corretiva de tarefas.
  • E. análise interna.
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