Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As necessidades dos clientes mudam constantemente e os concorrentes trabalham cada vez mais rápido para atendê-las. Nesse cenário, é importante que a empresa consiga produzir, realizar ou executar melhor que seus concorrentes. Segundo Prahalad e Hamel (1990), a vantagem competitiva advém de

  • A. dissonância estratégica.
  • B. capacidades básicas.
  • C. análise situacional.
  • D. competência distintiva ou diferenciadora.
  • E. inércia competitiva.

Analise as afirmativas abaixo, sobre os princípios de Administração.

I. Responsabilidade é a contrapartida da disciplina.

II. Unidade de comando representa um controle único, possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

III. As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

IV. A iniciativa deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, III e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
  • E. I e II.

As atividades desempenhadas por um gestor configuram-se pelo ato de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar − PODC, de Fayol. A interação dessas funções denomina-se Processo

  • A. Administrativo.
  • B. de Decisão.
  • C. Autocrático.
  • D. Participativo.
  • E. de Conflito.

O planejamento é um processo cíclico, o que não significa que seja linear. Pelo contrário, ele é

  • A. dinâmico e interativo.
  • B. reativo e propositivo.
  • C. personalizado e circunstancial.
  • D. global e operativo.
  • E. retroativo e prospectivo.

A Reengenharia de Processos é a reformulação da maneira como uma empresa executa tarefas e busca cumprir suas metas. NÃO faz parte do redesenho de processos:

  • A. implementação do processo.
  • B. identificação do processo problemático.
  • C. levantamento detalhado do processo.
  • D. análise crítica do processo.
  • E. balanceamento da linha de produção.

Ao se trabalhar por projetos e introduzir as técnicas de gestão de projetos na biblioteca vários obstáculos podem ser encontrados. Eles são de diferentes tipos e níveis: cultural, prestígio ou credibilidade, e organizacional. Um obstáculo de tipo cultural ocorre quando

  • A. aparecem conflitos entre os objetivos do projeto e os objetivos do setor ou da unidade funcional (importância, prioridade, etc.)
  • B. o vértice da biblioteca e os responsáveis pelas unidades funcionais temem um protagonismo excessivo, uma superexposição do gerente do projeto.
  • C. algumas figuras temem ser obrigadas a perder o controle exclusivo dos dados e informações, através de um sistema acessível a outras pessoas.
  • D. os recursos destinados ao projeto (dinheiro, tempo, pessoal, etc.) são escassos e não estão disponíveis no momento.
  • E. os bibliotecários que têm uma posição de mando e os tomadores de decisão institucionais não estão dispostos a levar em consideração a possibilidade de modificar esquemas e processos organizacionais tradicionais.

Sobre Sistema de Informação, considere: I. Entradas: é a captura/coleta de dados dentro da organização ou em seu ambiente externo. II. Processamento: é a ação de converter dados em forma significativa (informação). III. Saídas: é a transferência da informação processada para pessoas ou atividades onde será usada. IV. Feedback: é a integração de todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Está correto o que consta APENAS em

  • A. II.
  • B. I, III e IV.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. I, II e III.

Consiste em identificar e coletar dados sobre serviços ou atividades, estabelecendo critérios de mensuração do desempenho desses serviços ou atividades e determinando tanto a qualidade do serviço ou da atividade, quanto o grau de satisfação de metas e objetivos.

A definição refere-se

  • A. à gestão por projetos.
  • B. à avaliação de serviços.
  • C. ao relatório.
  • D. ao diagnóstico organizacional.
  • E. ao roteiro para a apresentação do projeto.

Segundo Kotler (2006), quando os produtos/serviços não conseguem atender todas as necessidades dos consumidores, com uma margem de espaço para inovações, denomina-se Demanda

  • A. Plena.
  • B. Inexistente.
  • C. Latente.
  • D. Irregular.
  • E. Excessiva.

Considere as afirmações abaixo. I. A seleção de recursos humanos é a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, a escolha entre os candidatos adequados aos cargos existentes PORQUE II. a seleção irá controlar rigidamente a carreira do funcionário. Neste caso,

  • A. a duas afirmações são falsas.
  • B. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • C. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
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