Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atualmente, observa-se uma mudança de paradigmas nas organizações, cujo foco da produtividade tem-se voltado estrategicamente para área de recursos humanos, ou Gestão de Pessoas. Reconhecendo no ser humano como valioso capital, parceiro influenciador de crescimento e transformação, cabe à organização refletir sobre os processos de recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho dos colaboradores.

Analisando os diversos processos associados à Gestão de Pessoas no contexto das organizações, no que diz respeito à enfermagem, o enfermeiro deve compreender as interfaces e especificidades de cada processo e saber que

  • A. o recrutamento e seleção são determinados pelas relações entre o homem, a organização e a sociedade. No desafio de atrair e reter talentos requer, também, a definição do perfil profissional, dos critérios de seleção e identificação das competências requeridas para o cargo, escolher o método e realizar o processo seletivo.
  • B. o treinamento propõe ações voltadas ao aperfeiçoamento e crescimento pessoal e profissional do indivíduo, busca a ampliação das competências, prioritariamente, em médio e longo prazo.
  • C. o desenvolvimento busca como resultado o aumento do conhecimento teórico e prático que capacita, em curto prazo, o indivíduo para a realização imediata e eficiente do trabalho.
  • D. a avaliação de desempenho é considerada prática comum, reflete a filosofia da organização e do próprio serviço de enfermagem. Por não ser um processo dinâmico, pouco contribui nas decisões gerenciais e na promoção do crescimento profissional e pessoal, do avaliado e do avaliador, e tende ao desuso, nas organizações.
  • E. diante da variedade de técnicas de seleção, a avaliação qualitativa e quantitativa é sistematicamente realizada nas organizações, considerando a eficácia de testes objetivos, prova situacional, grafologia, em detrimento do índice de rotatividade de seleção, por ser pouco relevante na análise do processo.

Sobre Cultura Organizacional considere: I. É um modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os problemas de adaptação externa e integração interna, a tal ponto que ensina os novos membros. II. Processo estratégico de mudança planejada que objetiva alavancar a organização a estágios cada vez mais avançados. III. É estreitamente dependente do conjunto de valores das pessoas que a formam. IV. Propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos seus membros e influencia o seu comportamento. Está correto afirmar o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e III.
  • D. III e IV.
  • E. II, III, IV.

Segundo o PMBOK, na elaboração de um projeto, identificar e definir os limites, para evitar a perda de foco do empreendimento com atividades desnecessárias, é uma área de conhecimento denominada

  • A. tempo.
  • B. escopo.
  • C. custos.
  • D. qualidade.
  • E. recursos humanos.

NÃO faz parte dos objetivos de uma Auditoria Ambiental:

  • A. minimizar os riscos ambientais para os donos da empresa.
  • B. avaliar o desempenho dos sistemas de administração ambiental da empresa.
  • C. identificar e avaliar os riscos resultantes de acidentes ambientais.
  • D. identificar possíveis aprimoramentos ambientais que a empresa possa implementar.
  • E. verificar se a empresa está atuando em conformidade com sua própria política ambiental.

O planejamento estratégico, uma metodologia criada nos Estados Unidos nos anos de 1960, tem como principal funcionalidade estabelecer a direção a ser seguida pela organização. A respeito do tema, considere: I. Constitui-se em um processo de construção de consenso, bem como uma forma de aprendizagem organizacional. II. Envolve a definição da missão, visão e valores da organização, bem como um diagnóstico institucional que identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. III. Permite julgar os processos e produtos de acordo com sua efetividade, que constitui o grau de alcance das metas. Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I.
  • E. II.

Um dos modelos de gestão idealizado, tendo como mentores Robert Kaplan e David Norton, foi o Balanced Score Card − BSC, que

  • A. constitui uma metodologia para formulação da missão, visão e estratégias da organização e a sua mensuração atrelada a indicadores de desempenho.
  • B. é um mecanismo para implementação da estratégia, não para sua formulação, que leva em conta um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros.
  • C. prioriza o equilíbrio organizacional a partir de duas perspectivas, a dos clientes e a dos processos internos, que, juntas, se consubstanciam em uma nova ótica da perspectiva financeira.
  • D. foi aprimorado e adaptado à Administração pública a partir da inserção da metodologia denominada Matriz SWOT e do conceito de cliente-cidadão.
  • E. contempla, entre seus princípios, converter a estratégia em processos segmentados, tratando, separadamente, as estratégias de longo e de curto prazo, estas identificadas com os denominados “pacotes de trabalho”.

Em gestão do conhecimento, a busca sistemática das melhores referências, em processo contínuo de comparação entre produtos, serviços e procedimentos, é conhecida como

  • A. benchmarking.
  • B. coaching.
  • C. data mining.
  • D. expert system.
  • E. business inteligence.

O clima organizacional

  • A. é o fortalecimento do poder decisório nas mãos das pessoas da organização.
  • B. está, antes de tudo, ligado ao conceito de inovação.
  • C. representa o conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamentos que distinguem uma organização das outras.
  • D. é a influência intencionalmente exercida pela organização ou grupo, por qualquer meio, sobre a conduta de seus funcionários.
  • E. reflete o comportamento organizacional a partir da percepção dos colaboradores.

Tem por vantagens garantir plena utilização das habilidades técnicas das pessoas e permitir economia de escala pela utilização integrada de pessoas e produção. Trata-se da departamentalização por

  • A. serviços.
  • B. produtos.
  • C. clientes.
  • D. fases do processo.
  • E. funções.

Analise as afirmações abaixo.

I. Envolve a organização como uma totalidade.

II. É um meio para alcançar objetivos organizacionais.

III. É orientada para o médio e curto prazo.

IV. É decidida no nível institucional da organização.

Referem-se a características da estratégia, APENAS

  • A. I, III e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. III e IV.
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