Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas:

  • A. PMBOK, que consiste em um programa de certificação de projetos de acordo com o seu grau de maturidade, buscando o aperfeiçoamento da gestão.
  • B. Programa 5S, que objetiva aumentar a produtividade, otimizando os insumos necessários para a realização de um projeto.
  • C. Reengenharia, que propõe abandonar os processos existentes, aplicando o princípio da “folha em branco” para definir a melhor forma de gerenciar um projeto.
  • D. Critical Path Method − CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utili zando o conceito de caminho crítico.
  • E. Business Process Management − BMP, que divide os projetos em 3 dimensões: principal, secundário e gerencial.

O Programa da Qualidade do Serviço Público − PQSP, implementado na década de 1990, propugnou a implantação de um modelo de excelência em gestão pública, contemplando

  • A. a atenção prioritária ao cidadão e à sociedade, como destinatários dos serviços públicos, atuando como elemento mitigador das restrições legais que dificultam a disponibilização de tais serviços.
  • B. a adoção, com as adaptações necessárias ao setor público, do modelo matricial de competências, com a departamentalização das atividades para melhor controle dos resultados obtidos.
  • C. a eficiente alocação de recursos públicos, entre seus objetivos, expressada na máxima “fazer mais com menos”, que é utilizada como elemento mitigador da avaliação dos serviços pelos usuários.
  • D. um conjunto de normas (leis, decretos e resoluções), como dimensão formal, que aferem o desempenho do servidor, tendo como métrica a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços, e fundamentam a remuneração por resultados.
  • E. um sistema de avaliação continuada da gestão pública, identificando os pontos fortes e os aspectos gerenciais pouco desenvolvidos, identificados na linguagem do programa como oportunidades de aperfeiçoamento da organização, que devem ser objeto de ações de melhoria.

O PMBOK, uma das mais conhecidas publicações do Project Management Institute − PMI acerca da gestão por projetos, contempla nove áreas de conhecimento, entre elas:

  • A. o mapeamento de competências, propondo o desenvolvimento de uma matriz adequada para cada projeto.
  • B. o gerenciamento do escopo, consistente na descrição detalhada do projeto e do produto, descrevendo os processos de trabalho que asseguram a execução do projeto.
  • C. a estrutura analítica do projeto, que diz respeito à identificação e análise dos riscos que podem comprometer o alcance dos objetivos do projeto.
  • D. o controle de resultados, que avalia a satisfação do usuário com o grau de qualidade do produto decorrente do projeto.
  • E. o caminho crítico, correspondente a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o trabalho de um projeto.

Processo pode ser conceituado como um grupo de atividades realizada em uma sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. Uma das classificações possíveis diz respeito aos níveis do processo, onde

  • A. macroprocesso é o output do processo, ou seja, sua visão externa.
  • B. tarefa é o input do processo, correspondente à cada atividade que o compõe.
  • C. subprocessos são as externalidades derivadas de um processo, podendo ser positivas ou negativas.
  • D. processos auxiliares são aqueles ligados às estratégias utilizadas na tomada de decisão, na coordenação dos demais processos e na avaliação de resultados.
  • E. atividade é um conjunto de tarefas com procedimentos definidos que descrevem o passo a passo para a execução de acordo com algum método/ técnica.

A organização em forma de rede é um fenômeno importante nas estruturas sociais e organizacionais contemporâneas, tendo como característica:

  • A. adoção de modelo de gestão verticalizado, com coordenação estruturada para evitar a dispersão de informações.
  • B. presença de estruturas rígidas de divisão do trabalho e circulação das informações em uma cadeia ramificada de comunicação.
  • C. apresentar estruturas com pouca dispersão e concentração do trânsito de informações e um único canal de comunicação.
  • D. modelo de gestão da comunicação hierarquizado de acordo com os papeis que os agentes desempenham na organização.
  • E. serem policêntricas, com autonomia dos participantes, compartilhamento de conhecimentos e cooperação.

O planejamento estratégico, entre outras características, apresenta-se como um processo de construção de consenso que, em face da diversidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, oferece um meio de atendê-los na direção futura que melhor convenha a todos. Insere-se nesse processo a definição da “Missão” que

  • A. é a razão de ser da instituição, expressando a essência da organização, orientada para o futuro.
  • B. traduz o consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja para a instituição.
  • C. são princípios, crenças, normas e padrões que orientam o comportamento e atuação da organização.
  • D. são as metas a serem atingidas dentro de um horizonte definido de tempo, de acordo com a visão de futuro da instituição.
  • E. é o compromisso da organização com a sociedade e os valores por ela defendidos de forma permanente.

Como etapa importante do processo organizacional, insere- se a avaliação que consiste, segundo definição doutrinária, em uma operação na qual é julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou um padrão comparativo previamente definido. A propósito do tema é INCORRETO afirmar que

  • A. os indicadores são parâmetros que quantificam e medem os resultados, possuindo uma função descritiva e uma função valorativa.
  • B. a avaliação de desempenho deve contemplar os níveis institucional, administrativo-gerencial e técnicooperacional.
  • C. é a partir da definição clara de objetivos e metas que a organização irá avaliar os resultados e identificar os erros cometidos no processo de execução.
  • D. a avaliação de desempenho promove a aprendizagem e a disseminação de conhecimento nas organizações.
  • E. a avaliação de desempenho contempla um conjunto de metas, incluindo, necessariamente, economicidade, custo-benefício e satisfação.

Sobre as fases evolutivas dos modelos de gestão de pessoas considere: I. A busca pela efetividade de pessoal, por meio de um elo entre o perfil dos colaboradores atuais e a visão de futuro da organização, caracteriza a Admi nistração de Pessoal. II. A motivação e a liderança constituem aspectos cruciais na fase do modelo Gestão do Comportamento Humano. III. Os processos de pagamento, bem como atendimento aos aspectos formais da relação contratual, representam a Administração Estratégica de RH AERH. IV. O Modelo de Gestão por Competências representa a construção de formas de gestão mais orgânicas. Está correto o que consta em

  • A. II, apenas.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Após receber resultados ruins, determinada empresa contratou um renomado consultor, iniciando um processo que resultará em reestruturações e, simultaneamente, uma visão sistêmica e comprometimento dos empregados frente às novas metas organizacionais. Esse processo, conhecido como modelo de Lewin, é também chamado de

  • A. Mudança Incremental.
  • B. Mudança Contingencial.
  • C. Change Management.
  • D. Desenvolvimento Organizacional.
  • E. Reengenharia.

Devido à subjetividade existente em um processo de Avaliação de Desempenho Humano, um dos enganos cometidos pelo avaliador é o efeito halo que julga o avaliado

  • A. conforme as preferências do avaliador, na maioria das vezes, desconsiderando as diferenças demons tradas pelo avaliado.
  • B. com base em um único traço de personalidade que, generalizado, leva a uma avaliação positiva ou ne gativa.
  • C. apenas com base no bom senso, sem discernir as informações importantes das irrelevantes.
  • D. da mesma forma que nos períodos anteriores, sem conseguir apontar variações de desempenho.
  • E. considerando apenas os últimos acontecimentos, em detrimento dos anteriores ocorridos ao longo do ciclo de avaliação (12 meses).
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